Nos acompanhe

Paraíba

Secretaria de Estado da Saúde realiza seminário sobre Febre Oropouche na Paraíba

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), realizou, nesta quinta-feira (29), o Seminário “Febre do Oropouche: como enfrentar a arbovirose na Paraíba”. O evento, que teve como objetivo capacitar profissionais que atuam no enfrentamento das arboviroses, aconteceu durante todo o dia, no Littoral Hotel, e contou com o apoio do Ministério da Saúde, do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e reuniu técnicos de saúde da Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, com a troca de experiências oportunizadas no seminário será possível fortalecer o combate ao vírus oropouche, assim como entender o ciclo do mosquito maruim – principal transmissor da Febre Oropouche, potencializar a assistência junto à rede materno-infantil e aperfeiçoar as notificações e coletas de amostras para a identificação do vetor.

“A Febre Oropouche é um agravo novo no nosso estado e no Nordeste, porém, já é bem conhecido na região Norte. Por isso, é tão importante entendermos toda essa dinâmica de algo que não é novo, mas que tem um grande potencial de contribuir com uma má formação congênita, por exemplo, já que há a possibilidade da transmissão ocorrer também da mãe para o bebê durante a gestação. Então, é a partir desse diálogo que poderemos, de fato, construir medidas e realizar um trabalho mais assertivo na prevenção e combate dessa arbovirose aqui na Paraíba”, explicou.

O coordenador substituto de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde, Daniel Garkauskas Ramos, reforçou que o encontro possibilita a discussão de temas como o cenário epidemiológico da Febre do Oropouche no Brasil e na Paraíba; manejo clínico, abordagem assistencial e tratamento; além das ações de enfrentamento das vigilâncias ambiental, laboratorial e de óbitos.

“O Ministério da Saúde monitora diariamente o cenário das arboviroses nos territórios de todo o país. Nós temos o Comitê de Operação de Emergências, o COE, que trabalha ininterruptamente, desde 2014, acompanhando a dengue, zika, febre amarela e outras arboviroses. Com esse encontro, a gente espera aprender a lidar melhor com os desafios para o controle dessa doença de forma integrada, principalmente porque o Brasil é um berço de diversidade de arbovírus, isso nos coloca em uma posição bastante complexa. Portanto, precisamos enfrentar o problema de forma a garantir a segurança e saúde de toda a população”, frisou.

Além do seminário, a SES tem executado ações de investigação, identificando áreas mais propícias à proliferação do maruim, onde foram instaladas armadilhas para captura e análise de mosquitos. Também está sendo reforçada a conscientização da população, principalmente das gestantes, sobre os cuidados que devem ser tomados para a prevenção da Febre Oropouche.

As principais medidas de proteção são: evitar áreas onde há muitos insetos (maruins e mosquitos); usar telas de malha fina em portas e janelas; usar roupas que cubram a maior parte do corpo; aplicar repelente nas áreas onde a pele está mais exposta; limpar terrenos, locais de criação de animais e recolher folhas e frutos que caem no solo; evitar locais com casos confirmados.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo