Nos acompanhe

Paraíba

Ministro Jader Filho anuncia novos investimentos de habitação e Novo PAC na Paraíba

Publicado

em

Nesta sexta-feira (30/08), o ministro das Cidades, Jader Filho, acompanha a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Paraíba, onde anunciará novos investimentos do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), Pró-Moradia e Novo PAC. A cerimônia está marcada para às 11h45, no Centro de Convenções de João Pessoa.

Os anúncios vão contemplar a contratação de novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em áreas urbanas e rurais da Paraíba. Serão as primeiras contratações das modalidades “Rural” e “Entidades” do novo MCMV, retomado no governo Lula. A contratação inclui a intervenção e revitalização do edifício do INSS no centro histórico de João Pessoa para habitação popular. Também será divulgada a seleção de novas unidades habitacionais do Pró-Moradia para atender comunidades ciganas, indígenas e famílias em áreas de risco, além de investimentos do Novo PAC para regularização fundiária que vão atender cerca de 2,7 mil famílias da comunidade de Aratu.

O evento faz parte da agenda presidencial que inclui a inauguração do Lote 2 (trechos I e II) da Vertente Litorânea Paraibana (Canal Acauã – Araçagi), em Riachão do Poço (PB). É a maior obra hídrica do estado e a segunda maior do Nordeste, que garantirá abastecimento contínuo para 39 municípios do agreste. O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional também assina termos de compromisso para a Terceira Adutora de Água Bruta de Campina Grande e o Sistema de Adutora do Brejo. Já o Ministério da Educação faz o anúncio das pedras fundamentais dos Institutos Federais da Paraíba – Mamanguape, Sapé e Queimadas.

CREDENCIAMENTO — A solicitação de credenciamento deverá ser feita até as 20h do dia 29 de agosto de 2024 (horário de Brasília), pelo Sistema de Credenciamento de Imprensa no site do Palácio do Planalto. Os profissionais com credenciamento anual 2024 devem solicitar a participação no evento. Cada veículo de comunicação pode indicar duas equipes de imagem (uma para Riachão do Poço e outra para João Pessoa ) e uma equipe de texto (para o evento em João Pessoa).

RIACHÃO DO POÇO — O primeiro evento, em Riachão do Poço (PB), será acompanhado apenas por profissionais de imagens (com câmeras profissionais – celulares não serão aceitos). Os profissionais que tiverem o credenciamento aprovados devem buscar as credenciais entre 7h e 7h30, no Espaço Cultural José Lins do Rego, na Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, bairro Tambauzinho, João Pessoa (PB). De lá, serão levados em ônibus até o local do evento, às 7h45. O transporte sairá impreterivelmente no horário previsto.

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos do Quinto Constitucional declaram apoio a Harrison Targino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Doze advogados candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJPB), pelo Quinto Constitucional, declararam, nesta segunda-feira (11), apoio a Harrison Targino, candidato à reeleição como presidente da OAB da Paraíba.

Declaram apoio a Harrison e Janny Milanês, Romulo Palitot, Luiz Pereira, Douglas Beltrão, Fidelis, Chica Leite, Saulo Medeiros, Valdomiro Figueiredo, Nevita Luna, Claudecy Soares, Janayna Nunes, Cristina Alves Moreira e Thiago Leite.

“Fiquei muito feliz com essa confiança depositada em mim por estes advogados e advogadas que tão bem representaram a advocacia na disputa do Quinto Constitucional. Isso só aumenta a nossa responsabilidade de continuar trabalhando e atuando em defesa da nossa classe e pelo fortalecimento da nossa Ordem”, disse Harrison Targino.

A disputa pela vaga de desembargador contou pela primeira vez com a paridade de gênero para a formação da lista sêxtupla ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), oriundo do Quinto Constitucional. Harrison encabeçou essa luta e foi autor da resolução que estabeleceu o critério para a formação da lista com três homens e três mulheres.

Continue Lendo

Paraíba

‘Operação Integridade’: Corregedoria da DPE divulga Nota Oficial sobre investigações

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) divulgou uma ‘Nota Oficial’ sobre a ‘Operação Integridade’, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público da Paraíba, em parceria com a Polícia Civil e com o apoio da Polícia Militar, na segunda-feira (11/11), com objetivo de apurar possível desvio de finalidade na Defensoria Pública e em outras organizações.

As investigações apontam para indícios de que essas instituições estejam captando indevidamente clientes, em violação ao princípio constitucional da Defensoria, cuja função é oferecer assistência jurídica gratuita exclusivamente aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Leia também: Gaeco, PC e PM investigam uso indevido da Defensoria Pública na PB e judicialização fraudulenta

Na ‘Nota’, a DPE informou que já abriu um procedimento administrativo para afastar temporariamente do cargo o defensor público da comarca de Guarabira que está sendo investigado.

A apuração será realizada com todo o rigor que a lei exige, incluindo o afastamento temporário do cargo durante as investigações”, garantiu o corregedor geral da DPE-PB, Coriolano Sá.

Clique aqui e confira a íntegra da ‘Nota Oficial’

Continue Lendo

Paraíba

PMJP inicia trâmites legais para instituição da ‘Política Municipal sobre Mudanças do Clima’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a Sessão desta terça-feira (12/11), deu parecer favorável ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 2296/2024, que institui a Política Municipal sobre Mudanças do Clima de João Pessoa (PMMCJP).

A CCJ também aprovou o Sistema Integrado de Mudanças do Clima do Município de João Pessoa (SIMCJP), com vistas à implementação das ações que garantem o cumprimento dos princípios, definições, diretrizes e gestão estratégica.

Na mesma Sessão, também foram aprovados pela CCJ os PLOs 2274/2024 e 2290/2024, com realocação de dotações orçamentárias nos valores de R$ 90 mil e R$ 9 milhões, destinados à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania e à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, respectivamente.

Estes quatro projetos aprovados são de autoria do Executivo Municipal.

Matérias de autoria dos vereadores também receberam pareceres favoráveis nesta terça: o PLO 2262/2024, do Coronel Sobreira (Novo), que institui a Cartilha Municipal de Direitos e Orientações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que será desenvolvida pelo Poder Executivo, em parceria com organizações da sociedade civil e profissionais especializados no atendimento às pessoas portadoras do TEA; o PLO 2277/2024, do presidente da Casa, Dinho (PSD), reconhecendo como de Utilidade Pública o Grupo de Integração e Valorização a Vida Humana (GIVIM); e o PLO 2288/2024, de Durval Ferreira, dando nome de Rua Maria de Lourdes Gadelha de Lima a uma artéria ainda sem denominação oficial.

Continue Lendo