A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Programas Especiais (DPE), fez a entrega nesta terça-feira (27), no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, do ‘Prêmio MPT na Escola 2024’, etapa municipal. O ‘MPT na Escola’ é um projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho da Paraíba.
“Para mim é uma alegria toda vez que a gente vê esses avanços dentro da Secretaria. E começar o dia com esses eventos com crianças é maravilhoso. Parabenizo não só aos nossos alunos como também agradeço aos gestores por abrirem as portas das nossas escolas e abraçarem esse projeto. Para vocês terem uma ideia, a gente tem 102 escolas na rede, 90% participaram desse projeto”, destacou a secretária da Educação, América Castro.
O ‘MPT na Escola’, cujo tema este ano foi ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’, premiou os três primeiros lugares dos 4º e 5º anos, dos 6º aos 7º anos e dos 8º aos 9º anos que participam, pela primeira vez, nas seguintes categorias: desenho, conto, música e poesia.
O estudante Enzo Lucas Rodrigues dos Santos, aluno do 5° ano da Escola Municipal Ativa Integral (Emai) Economista Celso Monteiro Furtado, conquistou no 1° lugar na categoria desenho. O tema do trabalho foi ‘O trabalho roubou o meu direito de sonhar’.
“Fiquei muito feliz quando eu soube que fui o ganhador porque é a primeira vez que participo. E meus colegas também vibraram bastante. E reforço que nós não podemos deixar o trabalho roubar nossos sonhos”, disse com alegria o estudante.
Os alunos vencedores receberam por parte da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Alpargatas, sandálias, tênis, livros relacionados ao tema e um kit de desenho contendo papel, tinta, pincel, lápis de cor, entre outros materiais.
Também estiveram presentes na solenidade de premiação a secretária executiva da Educação, Luciana Dias; o aluno da Escola Municipal Santos Dumont, Willian Alves Ramos de Oliveira; a representante do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti-PB), Michelli Ferrari; o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Geraldo Aguiar; e a assistente social, Thélia Priscilla Paiva de Azevedo.
A representante do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti/PB), Michelli Ferrari, destacou a importância da premiação do MPT, que fortalece o acesso de crianças e adolescentes à educação.
“Em nome do Fepeti, agradeço por esse momento, por estar aqui presente com vocês, dizer da nossa alegria, da existência desse projeto, da premiação MPT na Escola já há tantos anos, uma forma de fortalecimento do acesso de crianças e adolescentes à educação, essa educação que a gente tanto espera pelo que está no Estatuto da Criança e do Adolescente, que é uma educação de qualidade, uma educação que traz o direito das crianças e adolescentes a terem acesso a uma infância digna, saudável. E o que a gente pensa sobre esse trabalho infantil? Uma violação de direitos humanos. Um direito que o direito humano ao conhecimento, a paz, a tranquilidade, a poder ter uma infância, uma adolescência, a entrar numa universidade, enfim, ter um caminho que leva para um futuro de qualidade, um futuro melhor. Nós acreditamos enquanto membros do Fepeti que a educação é, se não, um único caminho a levar um futuro feliz, um futuro de direitos, de todos os direitos garantidos. Então muito obrigada e parabéns a todos os envolvidos nesse projeto”, ressaltou Michelli Ferrari.
Confira a relação dos vencedores por categoria
Grupo 1 (4º e 5º Anos)
Desenho
1º lugar: Enzo Lucas Rodrigues Dos Santos
Unidade de ensino: Emai Economista Celso Monteiro Furtado
Tema: O trabalho roubou o meu direito de sonhar!
Conto
1º lugar: George Nascimento de Castro
Unidade de ensino: Escola Municipal Professora Ana Cristina Rolim Machado
Tema: O trabalho infantil
Poesia
1º lugar: Karina Ferreira Cordeiro
Unidade de ensino: Escola Municipal Dom Marcelo
Tema: Diga não ao trabalho infantil
Música
1º lugar: Felipe Gabriel Dantas Sales, Jackson Silva Ferreira Filho, Kauanny Vitória Santos Nascimento, Matheus Lorenzo Alves Soares e Severino Trajano Fidelis.
Unidade de ensino: Escola Municipal Lions Tambaú
Tema: Denuncie o trabalho infantil
Grupo 2 (6º e 7º Anos)
Desenho
1º lugar: Pietro Miguel Gomes Tavares
Unidade de ensino: Emai Analice Caldas
Tema: Através da educação e do conhecimento ultrapassamos fronteiras rumo ao trabalho
Conto
1º lugar: Samuel Henrique Máximo Soares
Unidade de ensino: Escola Municipal Leônidas Santiago
Tema: Uma janela para o horizonte
Poesia
1º lugar: Laryssa Rodrigues Santana
Unidade de ensino: Escola Municipal Dom Adauto
Tema: A caminhada de um jovem aprendiz
Grupo 3 (8º e 9º Anos)
Desenho
1º lugar: Josemberg Ferreira da Silva
Unidade de ensino: Escola Municipal Santos Dumont
Tema: Segurança e saúde nas escolas e no trabalho
Conto
1º lugar: Luan Emanuel Mariano Brandão
Unidade de ensino: Escola Municipal Dom Adauto
Tema: Vidas em segurança
Poesia
1º lugar: William Alves Ramos de Oliveira
Unidade de ensino: Escola Municipal Santos Dumont
Tema: Segurança e saúde nas escolas e no trabalho