O Banco do Nordeste (BNB) participou da agenda de exposições de animais no interior da Paraíba neste mês de agosto, destacando linhas de crédito para impulsionar as atividades da caprinovinocultura no Cariri, da bovinocultura leiteira, no Sertão do estado, e do camarão no Vale do Paraíba. O Cartão BNB foi a solução financeira apresentada aos produtores rurais para aquisição de bens, insumos e capital de giro. Os eventos mobilizaram entre 10 mil a 20 mil pessoas, em cada localidade.
Os agentes de microcrédito urbano e rural, Crediamigo e Agroamigo, também abordaram os empreendedores para estimular os pequenos empreendimentos da região. Na décima edição, os organizadores da Expoprata estimam que o evento tenha gerado R$ 3 milhões em negócios com o segmento da caprinovinocultura, envolvendo expositores, criadores e empresários.
Em Brejo do Cruz, cidade próxima à região de Catolé do Rocha, a pecuária leiteira mobilizou uma agenda de palestras com temas, desde o empreendedorismo feminino, passando por questões de manejo e organização do segmento em cooperativismo, como formas de fortalecer economicamente a atividade. Na 4ª edição do Expobrejo, a gerente da agência de Catolé do Rocha, Rogéria Rauênia, apresentou a palestra “Sete passos para obter sucesso com o seu projeto no BNB”.
“A participação em eventos de exposição estimula que os produtores se atualizem sobre as questões de manejo e da qualidade genética dos animais, e também possibilita orientações para o crédito adequado, como fizemos com o público em Brejo do Cruz para oferta do Cartão BNB”, destaca a gerente.
A equipe de atendimento também esteve na primeira edição da Exporiacho, em Riacho dos Cavalos. A gerente apresentou a palestra “Qual a importância da parceria do produtor com Banco do Nordeste”, ressaltando o acompanhamento que a instituição realiza com o empreendedor rural nas diversas atividades produtivas com crédito orientado no campo, desde o Agroamigo até os agentes produtivos de empreendimentos de maior porte.
No Vale do Paraíba, o camarão é o produto de destaque e cuja produção se adequa às características da região. A 7ª Feira de Negócios do Vale do Paraíba (Fenevale) e o 6º Festival do Camarão buscaram agregar o turismo gastronômico ao evento, realizado em Itabaiana. O estado é o terceiro maior produtor de camarão do país, ficando atrás apenas do Ceará e do Rio Grande do Norte.
Em Pombal, a cadeia produtiva da bovinocultura leiteira resultou num concurso de queijos artesanais do sertão da Paraíba, além do tradicional torneio leiteiro que ocorre na Expopombal. Entre os parceiros de realização das exposições, estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), além de entes municipais de gestão, associações e entidades de ensino superior e técnico.
Cartão BNB
Apresentado como opção para financiamentos nos eventos de exposição de animais, o cartão BNB viabiliza crédito pré-aprovado e rotativo para aquisição de máquinas, equipamentos, matérias-primas e insumos essenciais. O empreendimento rural deve possuir uma credenciadora, por meio da qual vai operacionalizar as funções débito ou crédito do cartão. O crédito possibilita agilidade e automatização, sendo isento de anuidade e possui prazo de pagamento em até 12 meses.