O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) é, além de um espaço de fazer, um local também para atividades físicas. É que todas as terças e quintas-feiras, no período da manhã, acontece o projeto Mova-se. Nesta quinta-feira (22), por exemplo, uma turma bem animada participou de uma sessão de alongamento e outros exercícios. A iniciativa tem por objetivo estimular o uso da Bica para práticas de atividades físicas e promover qualidade de vida para os participantes.
A aposentada Severina Tavares, de 81 anos, participa da turma desde o início do projeto. “Eu gosto e é bom para saúde. Depois disso, eu tenho tomado menos remédios e só natural. Até pra gente estar aqui é bom, me sinto muito bem e muito grata também. As meninas que participam são todas amigas”, afirmou.
Já dona Geísa Maria estava participando das atividades pela primeira vez. Ela conta que ficou sabendo do projeto através dos vizinhos, que a chamaram para fazer parte do grupo. “Eu já fui do projeto Vida Saudável, na Lagoa. Fazia oito meses que eu não praticava atividade física. Ai o pessoal falou daqui, do professor que é muito bacana e muito motivador, aquela coisa toda, daí eu disse: ‘vou lá experimentar’, e amei. Terça-feira eu estarei aqui novamente”, ressaltou.
A nova aluna ainda destaca que o ambiente da Bica é outro atrativo. “O ambiente já proporciona aquela relaxada, com muito verde, ar puro, aquela coisa boa e praticando exercício, melhor ainda. A minha geriatra usou muito essa palavra comigo na última consulta: mova-se, que depois dos cinquenta, se a gente estacionar, enferruja e não sai mais no lugar. Aí eu estou me movendo”, contou Geísa Maria.
Como participar – As atividades acontecem nas terças-feiras, das 9h às 10h30, e nas quintas-feiras, das 9h30 às 10h. Os alunos devem usar tênis e roupas leves durante a prática dos exercícios.
A educadora social, Adalgisa Kelly, explica que para participar do grupo é necessário procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Roger, que funciona na Rua Sizenando Costa, ao lado da Bica, e fazer a inscrições. “Os interessados devem apresentar cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e o Número de Identificação Social (NIS) para fazer esse cadastro”, afirmou.
O instrutor Von Hollenberg, que é educador físico, explica que o projeto também é aberto a turistas e moradores de outros bairros, contanto que sejam encaminhados pelo Cras Roger ou pelo setor de Educação Ambiental da Bica, onde irão fazer um cadastro e para passar por uma avaliação.
“É um projeto realizado em parceria com o Cras, com um foco maior nos idosos e que a Bica abraçou. É importante porque vêm pessoas com comorbidades, doenças crônicas e elas têm recebido um atendimento com exercícios específicos e têm saído daqui diferentes. Isso tem sido eficiente para demonstrar que a Bica não é apenas para as pessoas verem a beleza do local, mas também utilizar o espaço para se exercitarem”, ressaltou Von Hollenberg.
Serviço – O Parque Arruda Câmara abre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada até as 16h. A taxa ambiental de entrada é de R$3,00.
Vale ressaltar que após a realização do cadastro, o participante do projeto Mova-se fica isento dessa taxa ambiental. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com setor de Educação Ambiental do Parque pelo telefone (83) 3213-9724, em horário comercial.