Nos acompanhe

Paraíba

Acolhimento humanizado ajuda crianças no Hospital de Clínicas a aliviar tensão pré-operatória

Publicado

em

O Hospital de Clínicas de Campina Grande, unidade integrante da rede hospitalar do Governo da Paraíba, encontrou uma forma diferente de acolher as crianças submetidas a cirurgias. Por meio da equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais de psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia e enfermagem, é realizado um acolhimento humanizado, com a realização de brincadeiras e animações.

A ação acontece sempre aos finais de semana, quando existe um maior volume de cirurgias pediátricas no hospital. A humanização começa desde a chegada dos pacientes. O diferencial passa pelos detalhes, como a decoração dos corredores e enfermarias com balões e personagens infantis,  uso momentâneo de adornos com motivos infantis pelos profissionais de saúde, sala com ambiente lúdico, além de um tratamento sutil e cortês, para que os pequenos fiquem à vontade.

Enquanto as crianças esperam o horário de ir para o bloco cirúrgico, a equipe multi segue de enfermaria em enfermaria, cantando, fazendo coreografias, e convidando os pequenos para um momento de brincadeira na brinquedoteca. Eles desenham, pintam, dançam e se divertem. Na hora de fazer o acesso venoso, normalmente acompanhado de medo e choro, as enfermeiras fazem balões com luvas e desenhos nos esparadrapos, aliviando a tensão e trocando a lágrima pelo sorriso.

O coordenador de Psicologia do hospital, Vimário Lacerda,  diz que a quebra de tensão pode ser explicada, do ponto de vista da psicologia. De acordo com ele, a realização de algum procedimento hospitalar é um desafio para as crianças, e o acolhimento humanizado faz grande diferença nesse momento.

“A hospitalização, por si só, é um evento angustiante para as crianças, um ambiente desconhecido, onde elas vivenciam momentos dolorosos, como a colocação de acesso, a tomada de anestesia, e ainda precisam lidar com a quebra de rotina. Portanto é natural a alteração de comportamento e a ansiedade. Então a intervenção humanizada, adotada aqui no HC com o uso de musicoterapia, arteterapia, contação de histórias e outras iniciativas, ajuda justamente a reduzir a ansiedade e o medo, tornando a criança mais calma e colaborativa, além de ser positivo também para os pais,” explica o psicólogo.

Ainda dentro da proposta de humanização, os pais seguem com os filhos até o momento da sedação, promovendo assim, mais tranquilidade para todos.

Raquel Moreira é mãe de Nicolas Matheus, de 12 anos, que passou por cirurgia de adenoidectomia e amigdalectomia, e fala sobre a experiência. Eu não sabia que aqui tinha essa possibilidade e já tinha até pedido ao médico para entrar e acompanhar o momento da sedação devido ele ter ansiedade. Poder entrar com ele, passa tranquilidade pra gente e pra eles, que se sentem mais seguros. Isso é ótimo”, opinou.

Após as cirurgias, a equipe multidisciplinar ainda promove uma sessão de cinema, com a projeção de filmes infantis, teatro de fantoches e contação de histórias. O diretor-geral do hospital, Thyago Morais, comenta que o acolhimento humanizado já virou uma marca do atendimento na unidade. “O cuidado e zelo com cada paciente que chega aqui no HC vem desde o tempo da covid, e essa herança tornou o hospital reconhecido por isso. Cuidamos do outro como gostaríamos que cuidassem dos nossos. Não tem segredo,” pontua.

De janeiro a julho, o Hospital de Clínicas já realizou mais de 9 mil cirurgias eletivas, através do programa Opera Paraíba e mais de 36 mil atendimentos ambulatoriais. Para ter acesso à realização de cirurgias, é necessário realizar o cadastro no programa Opera Paraíba, através da secretaria de saúde de cada município ou através do endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo