Nos acompanhe

Paraíba

Fundação PB Saúde divulga lista dos trabalhos selecionados para I Mostra +PB

Publicado

em

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) anunciou, nesta quarta-feira (21), a lista dos trabalhos selecionados para a I Mostra +PB, que acontecerá no período de 28 a 30 de agosto, na Uninassau, em João Pessoa. Realizado em conjunto com hospitais administrados pela Fundação, o evento será voltado para os profissionais e estudantes da área de saúde, gestão, qualidade e inovação.

Segundo Yuri Martins, coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Fundação, ao todo, foram submetidos 90 trabalhos, abrangendo uma ampla variedade de temas, desde estudos clínicos e inovações tecnológicas até projetos de melhoria na gestão de saúde pública. Após uma rigorosa avaliação por uma comissão composta por especialistas na área, 80 trabalhos foram selecionados para apresentação.

“Estamos muito felizes com esse engajamento dos participantes e certos de que esse evento já representa um marco importante para o incentivo à pesquisa e à inovação em saúde no nosso estado. A I Mostra +PB foi pensada e planejada com muito cuidado por todos que fazem a PB Saúde e o resultado disso já pode ser visto na qualidade dos trabalhos submetidos e aprovados. Então, estamos ansiosos para compartilhar esses conhecimentos com a comunidade”, destacou o gestor.

Os trabalhos de pesquisa científica, revisão de literatura, relatos de experiência e de casos clínicos selecionados serão apresentados em formato de painel, permitindo uma ampla participação e interação entre os participantes. Além disso, a mostra contará com palestras de especialistas convidados, workshops e debates que abordarão temas atuais e relevantes para a saúde pública e privada. A lista completa dos trabalhos selecionados está disponível no site oficial da Fundação PB Saúde (pbsaude.pb.gov.br/mostra-pb).

Casos de sucesso que já acontecem no âmbito da PB Saúde serão apresentados, segundo Yuri Martins. “Essas apresentações serão debatidas e as abordagens podem ser aperfeiçoadas e adaptadas para serem replicadas em outros estabelecimentos de assistência à saúde. Teremos discussões muito ricas e multidisciplinares em cada um dos temas, com visões de quem trabalha, bem como de professores e pesquisadores, então muitas ideias serão fomentadas neste espaço”, frisou.

Para a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, a I Mostra +PB é uma iniciativa que reforça o compromisso da Fundação com o ensino, a qualificação e a pesquisa. “Estamos dedicados a criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento contínuo dos nossos profissionais, incentivando-os a buscar inovações e aplicar o conhecimento científico em suas práticas diárias. Acreditamos que a promoção do ensino e da pesquisa é essencial para garantir a qualidade do atendimento à saúde, inclusive, proporcionando ferramentas que ajudam nossos profissionais a enfrentar os desafios que surgem no dia a dia de trabalho. Então, tudo que fazemos é pensando em oferecer uma assistência cada vez mais qualificada à população paraibana”, pontuou a gestora.

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo