A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) anunciou, nesta quarta-feira (21), a lista dos trabalhos selecionados para a I Mostra +PB, que acontecerá no período de 28 a 30 de agosto, na Uninassau, em João Pessoa. Realizado em conjunto com hospitais administrados pela Fundação, o evento será voltado para os profissionais e estudantes da área de saúde, gestão, qualidade e inovação.
Segundo Yuri Martins, coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Fundação, ao todo, foram submetidos 90 trabalhos, abrangendo uma ampla variedade de temas, desde estudos clínicos e inovações tecnológicas até projetos de melhoria na gestão de saúde pública. Após uma rigorosa avaliação por uma comissão composta por especialistas na área, 80 trabalhos foram selecionados para apresentação.
“Estamos muito felizes com esse engajamento dos participantes e certos de que esse evento já representa um marco importante para o incentivo à pesquisa e à inovação em saúde no nosso estado. A I Mostra +PB foi pensada e planejada com muito cuidado por todos que fazem a PB Saúde e o resultado disso já pode ser visto na qualidade dos trabalhos submetidos e aprovados. Então, estamos ansiosos para compartilhar esses conhecimentos com a comunidade”, destacou o gestor.
Os trabalhos de pesquisa científica, revisão de literatura, relatos de experiência e de casos clínicos selecionados serão apresentados em formato de painel, permitindo uma ampla participação e interação entre os participantes. Além disso, a mostra contará com palestras de especialistas convidados, workshops e debates que abordarão temas atuais e relevantes para a saúde pública e privada. A lista completa dos trabalhos selecionados está disponível no site oficial da Fundação PB Saúde (pbsaude.pb.gov.br/mostra-pb).
Casos de sucesso que já acontecem no âmbito da PB Saúde serão apresentados, segundo Yuri Martins. “Essas apresentações serão debatidas e as abordagens podem ser aperfeiçoadas e adaptadas para serem replicadas em outros estabelecimentos de assistência à saúde. Teremos discussões muito ricas e multidisciplinares em cada um dos temas, com visões de quem trabalha, bem como de professores e pesquisadores, então muitas ideias serão fomentadas neste espaço”, frisou.
Para a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, a I Mostra +PB é uma iniciativa que reforça o compromisso da Fundação com o ensino, a qualificação e a pesquisa. “Estamos dedicados a criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento contínuo dos nossos profissionais, incentivando-os a buscar inovações e aplicar o conhecimento científico em suas práticas diárias. Acreditamos que a promoção do ensino e da pesquisa é essencial para garantir a qualidade do atendimento à saúde, inclusive, proporcionando ferramentas que ajudam nossos profissionais a enfrentar os desafios que surgem no dia a dia de trabalho. Então, tudo que fazemos é pensando em oferecer uma assistência cada vez mais qualificada à população paraibana”, pontuou a gestora.