Nos acompanhe

Paraíba

Luiz Pereira propõe Gabinete Itinerante para aproximar Judiciário do interior da Paraíba

Publicado

em

O advogado paraibano Luiz Pereira, candidato a desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) pelo quinto constitucional, apresentou uma proposta inovadora como parte de sua campanha: a criação de um gabinete itinerante. Com essa iniciativa, Pereira busca interiorizar o atendimento judicial, facilitando o acesso dos advogados ao desembargador e estreitando os laços entre o Judiciário e a advocacia em todo o estado.

A proposta prevê que, uma vez por mês, o gabinete do desembargador funcione em uma das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), levando os serviços do TJPB para além da capital. “A interiorização do gabinete permitirá que advogados de todas as regiões tenham um contato mais direto e ágil com o desembargador, promovendo uma maior valorização da advocacia e ampliando o acesso à Justiça,” destaca Luiz Pereira.

A iniciativa é vista como uma maneira de descentralizar o atendimento jurídico, rompendo as barreiras que muitas vezes dificultam o despacho pessoal com magistrados. Para Luiz Pereira, essa aproximação é fundamental para garantir que o Judiciário esteja mais alinhado com as realidades e necessidades dos profissionais que atuam no interior do estado.

A proposta tem sido bem acolhida por advogados em diversas regiões da Paraíba, que reconhecem a importância de um Judiciário mais acessível e comprometido com as demandas locais. Além disso, Luiz Pereira acredita que o gabinete itinerante será um instrumento crucial para fortalecer a cooperação entre as instituições e garantir que a Justiça seja percebida como uma aliada próxima dos cidadãos e profissionais do Direito.

Luiz Pereira, que já se destacou por suas ideias voltadas para a modernização do Judiciário, vê o gabinete itinerante como uma das principais bandeiras de sua campanha. Ele também defende uma atuação rigorosa na observância dos precedentes dos tribunais superiores e um Judiciário mais humanizado e acessível a todos os advogados do estado.

Com a eleição se aproximando, Luiz Pereira continua a reforçar seu compromisso com uma Justiça mais democrática e próxima da advocacia, apresentando propostas que buscam não apenas inovar, mas também atender às reais necessidades do sistema jurídico paraibano.

Continue Lendo

Paraíba

Curta paraibano ‘Campina Noir’: promessa de qualidade, ação e sucesso; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O trailer do curta ‘Campina Noir’ foi lançado neste mês de setembro e, naturalmente, chamou atenção pela qualidade que o filme promete.

De acordo coma Sinopse, a estória do curta está ambientada nos anos 80 época em que dois policiais se unem a um super-herói aposentado (o Flama) para descobrir a identidade de um serial killer.

O trabalho é produzido por um grupo de mentes criativas de Campina Grande e é dirigido por Kleyner Arley e Kennyo Alex, possui roteiro de Kleyner Arley e fotografia assinada por Erik Marreiro.

Vale a pena registrar que o ‘Flama’ foi o primeiro super-herói paraibano criado por Deodato Borges, pai do internacionalmente conhecido ilustrador de quadrinhos, Mike Deodato.

Confira o vídeo:

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Campina Noir (@campina_noir)

Continue Lendo

Paraíba

Eliza Virgínia usa deepfake de William Bonner para pedir votos e pode ter candidatura cassada

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata a vereadora em João Pessoa e atual deputada federal, Eliza Virgínia (PP), utilizou um deepfake do jornalista e âncora do Jornal Nacional da TV Globo, William Bonner, para pedir votos nestas eleições municipais.

O conteúdo foi compartilhado em um aplicativo de mensagens que mostra a imagem e voz adulteradas do jornalista afirmando: “Encontramos a melhor vereadora de 2024, a foto dela você está vendo agora na tela. Grave este nome e este número para o dia seis de outubro”.

O uso da tecnologia é vedada pela Legislação Eleitoral vigente e pode levar à cassação da candidatura.

Regulação eleitoral e vedação ao uso de deepfake

Em uma das normas estabelecidas pela Corte Eleitoral, há uma regulação específica para o uso de inteligência artificial (IA) durante campanhas. Entre os pontos definidos, a legislação exige a aplicação de rótulos de identificação em conteúdos sintéticos multimídia, restringe o uso de chatbots e avatares para simular comunicação com os eleitores e impõe a “vedação absoluta” ao uso de deepfake.

O uso de deepfakes é proibido justamente pelo seu grande potencial de manipular a opinião pública. Com essa tecnologia, é possível substituir rostos em vídeos ou simular falas com o mesmo tom de voz e sincronização labial, o que pode enganar os eleitores ao apresentar conteúdo falsificado.

Continue Lendo

Paraíba

Wallber assume ter usado carro da ALPB durante compromisso de campanha, “utilizado uma única vez”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Cabedelo, Wallber Virgolino (PL), admitiu nesta terça-feira (17/09) ter utilizado um carro locado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para realizar compromisso de campanha na cidade portuária.

O parlamentar foi flagrado em um veículo do tipo caminhonete modelo Amarok, de placa SLF0C97, que pertence ao bem público. O vídeo que circula na imprensa mostra o carro adesivado com materiais de campanha do candidato em gravação de guias eleitorais.

 

De acordo com a Legislação Eleitoral a conduta não é permitida. O Art. 73, incisos I, II, da lei 9.504/97 determina que a pena é de perda do mandato, inegibilidade e suspensão dos direitos políticos.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o parlamentar assumiu que fez o uso do carro apenas uma vez, mas que não teria visto que ele tinha sido adesivado.

“O carro da Assembleia está servindo pra fazer a minha segurança com o meu grupo de seguranças particulares. Se você perceber na filmagem, está adesivado com vários candidatos a vereadores. Aquilo ali eu não vi, e quando eu vi, retirei de forma imediata e ele foi utilizado uma única vez”, esclareceu.

Ouça:

Continue Lendo