Nos acompanhe

Paraíba

Daniella visita a DPE-PB para implantação do programa de proteção à mulher ‘Antes que Aconteça’

Publicado

em

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) recebeu, nesta sexta-feira (16), a visita da secretária Nacional de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sheila de Carvalho, e da Senadora da República, Daniela Ribeiro, para discutir a implantação do programa nacional “Antes que Aconteça”. De acordo com a senadora, pelo menos R$ 15 milhões já estão à disposição do Ministério da Justiça para o início do programa, que começará pela Paraíba e contará com a atuação da DPE-PB.

A reunião aconteceu no Gabinete da defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, e contou com a presença da coordenadora do programa “Antes que Aconteça” na Paraíba, Camila Mariz.

O programa visa prevenir a violência contra as mulheres por meio de ações coordenadas e integradas e tem a Paraíba como estado piloto para a sua implantação, um marco que ressalta o compromisso das instituições em proteger suas cidadãs.

“Nós, da Defensoria Pública, estamos muito felizes e lisonjeados em participar ativamente deste programa, que é uma das nossas principais bandeiras. Nós temos um compromisso com a prevenção contra a violência doméstica, como é o caso do projeto Grupos Reflexivos de Autores de Violência, e esta parceria chega para fortalecer a atuação da DPE no campo da proteção às mulheres”, ressaltou Madalena Abrantes.

A secretária Sheila de Carvalho reiterou o comprometimento do Ministério da Justiça e Segurança Pública com a Defensoria Pública da Paraíba e com a agenda de defesa de direitos, especialmente para pessoas em situação de maior vulnerabilidade: “Como é o caso das mulheres do nosso país. Fechamos uma parceria muito importante para trazer o programa ‘Antes que Aconteça’ para uma lógica também da justiça, do acesso a direitos, criando políticas direcionadas para o atendimento à mulher,” pontou a secretária Nacional de Acesso à Justiça.

Já a Senadora Daniela Ribeiro destacou a importância da união de forças para a concretização dos projetos voltados à defesa das mulheres. “Estou muito feliz em ver a Paraíba como projeto piloto para todo o Brasil, o que nos enche de orgulho. A seriedade com que o Governo Federal, através do Ministério da Justiça, tem tratado essa temática é algo que nos conforta e nos motiva a seguir em frente,” ressaltou a senadora, lembrando que pelo menos R$ 15 milhões já estão à disposição do programa para o início das ações.

Camila Mariz, coordenadora do programa na Paraíba, expressou sua alegria em ver o programa ganhando corpo no estado. “Trazer a doutora Sheila para a Paraíba, visitar o nosso estado, conhecer as instituições, e ver o engajamento da Defensoria Pública e de toda a equipe de defensores e defensoras é algo que nos fortalece e nos motiva a seguir adiante,” afirmou.

DEFENSORES POPULARES – Um segundo ponto de pauta da visita foi o projeto Defensores Populares Quilombolas, que a DPE-PB realiza em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para a coordenadora de Combate ao Racismo, Aline Mota, o diálogo foi bastante positivo, com o comprometimento da Secretaria Nacional em avaliar a proposta de aporte financeiro para a execução do projeto. O professor da UFPB, Rodrigo Portela, que coordena a execução do projeto, também participou da reunião.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião os subdefensores públicos Ricardo Barros e Sylvio Porto, o corregedor da DPE-PB, Coriolano Sá, os defensores Josefa Elizabete, Marcel Joffily, Elson Pessoa e Waldelita Cunha e a psicóloga Vanilda Luna.

Continue Lendo

Paraíba

Curta paraibano ‘Campina Noir’: promessa de qualidade, ação e sucesso; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O trailer do curta ‘Campina Noir’ foi lançado neste mês de setembro e, naturalmente, chamou atenção pela qualidade que o filme promete.

De acordo coma Sinopse, a estória do curta está ambientada nos anos 80 época em que dois policiais se unem a um super-herói aposentado (o Flama) para descobrir a identidade de um serial killer.

O trabalho é produzido por um grupo de mentes criativas de Campina Grande e é dirigido por Kleyner Arley e Kennyo Alex, possui roteiro de Kleyner Arley e fotografia assinada por Erik Marreiro.

Vale a pena registrar que o ‘Flama’ foi o primeiro super-herói paraibano criado por Deodato Borges, pai do internacionalmente conhecido ilustrador de quadrinhos, Mike Deodato.

Confira o vídeo:

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Campina Noir (@campina_noir)

Continue Lendo

Paraíba

Eliza Virgínia usa deepfake de William Bonner para pedir votos e pode ter candidatura cassada

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata a vereadora em João Pessoa e atual deputada federal, Eliza Virgínia (PP), utilizou um deepfake do jornalista e âncora do Jornal Nacional da TV Globo, William Bonner, para pedir votos nestas eleições municipais.

O conteúdo foi compartilhado em um aplicativo de mensagens que mostra a imagem e voz adulteradas do jornalista afirmando: “Encontramos a melhor vereadora de 2024, a foto dela você está vendo agora na tela. Grave este nome e este número para o dia seis de outubro”.

O uso da tecnologia é vedada pela Legislação Eleitoral vigente e pode levar à cassação da candidatura.

Regulação eleitoral e vedação ao uso de deepfake

Em uma das normas estabelecidas pela Corte Eleitoral, há uma regulação específica para o uso de inteligência artificial (IA) durante campanhas. Entre os pontos definidos, a legislação exige a aplicação de rótulos de identificação em conteúdos sintéticos multimídia, restringe o uso de chatbots e avatares para simular comunicação com os eleitores e impõe a “vedação absoluta” ao uso de deepfake.

O uso de deepfakes é proibido justamente pelo seu grande potencial de manipular a opinião pública. Com essa tecnologia, é possível substituir rostos em vídeos ou simular falas com o mesmo tom de voz e sincronização labial, o que pode enganar os eleitores ao apresentar conteúdo falsificado.

Continue Lendo

Paraíba

Wallber assume ter usado carro da ALPB durante compromisso de campanha, “utilizado uma única vez”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Cabedelo, Wallber Virgolino (PL), admitiu nesta terça-feira (17/09) ter utilizado um carro locado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para realizar compromisso de campanha na cidade portuária.

O parlamentar foi flagrado em um veículo do tipo caminhonete modelo Amarok, de placa SLF0C97, que pertence ao bem público. O vídeo que circula na imprensa mostra o carro adesivado com materiais de campanha do candidato em gravação de guias eleitorais.

 

De acordo com a Legislação Eleitoral a conduta não é permitida. O Art. 73, incisos I, II, da lei 9.504/97 determina que a pena é de perda do mandato, inegibilidade e suspensão dos direitos políticos.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o parlamentar assumiu que fez o uso do carro apenas uma vez, mas que não teria visto que ele tinha sido adesivado.

“O carro da Assembleia está servindo pra fazer a minha segurança com o meu grupo de seguranças particulares. Se você perceber na filmagem, está adesivado com vários candidatos a vereadores. Aquilo ali eu não vi, e quando eu vi, retirei de forma imediata e ele foi utilizado uma única vez”, esclareceu.

Ouça:

Continue Lendo