O samba vai dar o compasso do Sabadinho Bom deste final de semana. Sob o comando da cantora Helô Uehara, o evento gratuito, que é realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), acontece na Praça Rio Branco, Centro Histórico da cidade, a partir das 12h30 deste sábado (17).
“Eu tenho repetido, de forma muito constante, que o Sabadinho Bom é uma experiência social, além de ser um evento cultural porque ele consegue reunir diversas gerações em torno da ideia de um encontro a partir da música. Estamos valorizando os nossos músicos locais e, ao mesmo tempo, potencializando uma microeconomia para aquele território do Centro Histórico”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele ressalta que, a partir do Sabadinho Bom, se estimulou toda uma rede de empreendimentos de lazer em torno daquele quarteirão. “São bares, restaurantes, pubs, cafés, e isso é significativo para nós. Daí o valor do Sabadinho Bom. É uma ação cultural que se desdobra em vários outros níveis”, acrescenta.
Para Helô Uehara, o Sabadinho Bom é uma iniciativa muito importante para a valorização da cultura local. “O evento tem um público cativo e afetivo que muito nos estimula a fazer um belo trabalho”, pontua.
Ela enfatiza que o repertório passeia por grandes clássicos do samba, como Clara Nunes, Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Cartola, Noel Rosa, Candeia, entre outros.
Entre as músicas que serão tocadas estão: Minha missão, de Paulo César Pinheiro e João Nogueira; Coração Leviano, de Paulinho da Viola; O Sol Nascerá, de Cartola; Preciso me encontrar, de Candeia; A flor e o espinho, de Nelson Cavaquinho; Alguém me Avisou, de Dona Ivone Lara.
No palco, a artista, que é a voz do grupo, estará acompanhada por um time de músicos. No cavaquinho, Potyzinho Lucena; no violão, Fabiane Fernandes; na percussão, Francisco Neto, Alisson Cavalcante e Mel Vinagre.
“Minha expectativa para este sábado é de uma tarde cheia de axé, com a alegria que o samba nos proporciona”, complementa Helô. Ela destaca ainda que, durante o Sabadinho Bom, haverá uma homenagem à cantora Clara Nunes. “Dia 12 de agosto foi aniversário de Clara Nunes, uma grande referência e inspiração para meus trabalhos e, neste show, estaremos relembrando alguns clássicos consagrados em sua voz”, completa.