Nos acompanhe

Paraíba

Semana Municipal da Juventude é aberta com cursos e atividades esportivas

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, abriu, nesta terça-feira (13), a VII Semana Municipal da Juventude. O evento é realizado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa (Sedest) com cursos, oficinas e atividades esportivas.

A programação acontece em dois Centros de Referência da Juventude (CRJ’s) e no Ginásio Neuza Gonçalves Brandão, no bairro dos Bancários. Até a próxima sexta-feira (16) serão realizados cursos, oficinas e atividades esportivas para jovens e adultos.

Nesta terça-feira foi realizado o curso de ‘Cabeleireiro e Barbeiro’, no Centro de Referência da Juventude Adalberto da Silva Fernandes, localizado no bairro Valentina de Figueiredo. O curso com 20 vagas foi promovido pela Sedest, através do programa ‘Eu Posso Aprender’.

“É um curso de capacitação de curta duração, um fio condutor buscando despertar o interesse dos participantes. O nosso principal objetivo é trazer capacitação e gerar renda para os participantes”, explica Sandra Diniz, diretora de Capacitação do programa ‘Eu Posso Aprender’.

Angélica Silva, de 30 anos, moradora do Valentina preencheu uma das vagas. “Eu já trabalho em casa com selagem, escova, cortes simples e pretendo me especializar. Gostei muito do curso e me inspirei com o professor e aprendi com o vídeo que fala sobre a formação do cabelo e o seu crescimento. Muito bom”, destaca.

A dona de casa Marileide Rodrigues fez o curso movida pela curiosidade e para aprender mais e aplicar em seus próprios cabelos. “Aprendi mais sobre os cabelos, como nascem e crescem, como tratar a queda dos fios, essas coisas. Não trabalho com isso, mas tenho curiosidade de aprender pra usar no meu próprio cabelo e do meu esposo. Faço banho de brilho, hidratação, eu mesmo pinto e corto meus cabelos. Achei ótimo”.

Na programação da Semana da Juventude, no CRJ do Valentina, nesta terça-feira (13), às 19h, está prevista, também, uma oficina para ensinar a dançar forró – ‘Forró no Bairro’. Segundo Jandilson Arantes, coordenador do CRJ do Valentina, serão disponibilizadas 30 vagas, ou seja, 15 casais, com idade a partir de 16 anos.

As inscrições podem ser feitas das 8h às 17h na secretaria do Centro. “A oficina começa hoje e vai se estender até o final do ano. Os interessados devem trazer documento e comprovante de residência para se inscrever”, ressalta.

O encerramento acontece na sexta-feira (16), no ginásio Neuza Gonçalves Brandão, na Praça da Paz, nos Bancários, com ações sociais com sessões de maquiagem, avaliação física, aferição de pressão, teste de glicemia e entrega de certificados dos participantes.

 Confira a programação da Semana Municipal da Juventude:

Quarta-feira (14) – Cursos e atividades esportivas
Curso: Noções de Manutenção de Celulares, às 9h.
Local: CRJ – Alto Do Mateus (Rua Luiz Pimentel Batista/Sn)
Horário: 9h
Atividades: Futsal e Jiu-Jítsu;
Local: CRJ – Mangabeira (Rua Arnaldo Barros Moreira, 71

Quinta-feira (15)
Gincanas esportivas
Atividades: Vôlei e Basquete;
Local: Ginásio Neuza Gonçalves Brandão – Bancários

Sexta-feira (16)
Encerramento
Ações Sociais: maquiagem, avaliação física, aferição de pressão, teste de glicemia, entrega de certificados;
Local: Ginásio Neuza Gonçalves Brandão – Bancários
Horário: 16h

Continue Lendo

Paraíba

Governo da PB reforça fiscalizações para combater transporte turístico ilegal no litoral paraibano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), intensificou as fiscalizações no litoral paraibano para combater o transporte turístico ilegal e irregular, bem como o exercício clandestino da atividade de guias de turismo. A ação faz parte do Programa de Fiscalizações Integradas, iniciativa conjunta com o Ministério do Turismo (MTur) e as prefeituras de João Pessoa, Cabedelo, Conde, Lucena e Pitimbu.

As fiscalizações, coordenadas pela PBTur, são realizadas de forma integrada, com a participação de diversos órgãos, como as secretarias de Mobilidade Urbana, Guardas Municipais, Batalhão de Polícia Turística (BepTur), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB),  Polícia Militar e o Detran-PB.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destaca que o principal objetivo da ação é garantir que os prestadores de serviços turísticos, como transportadoras e guias, operem dentro das normas do Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), assegurando um turismo seguro para os visitantes e para a população local. Para isso, as equipes de fiscalização verificam a documentação dos prestadores de serviço, as condições dos veículos e as credenciais dos guias, buscando combater práticas ilegais e garantir a qualidade do atendimento. “Essas ações são essenciais para proporcionar aos turistas uma experiência segura e de qualidade em nosso estado, além de promover um turismo responsável e legalizado”, afirmou Lucena.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, enfatiza que o Governo do Estado, em parceria com as autoridades municipais e estaduais, reforça o compromisso com o desenvolvimento do turismo seguro e de qualidade, seguindo a orientação de que a fiscalização integrada é uma das principais ferramentas para garantir que o turismo na Paraíba continue a crescer de forma ordenada. “Queremos garantir que os serviços oferecidos estejam em conformidade com as normas estabelecidas, evitando assim a concorrência desleal com os prestadores de serviço regulares e prevenindo riscos à segurança dos visitantes”, comentou.

As fiscalizações serão mantidas durante todo o período de alta temporada.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Coloca em risco milhares de empresas”, diz presidente da CDL-JP sobre PEC contra escala 6×1

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar, reiterou o posicionamento nacional da entidade e afirmou ser contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) contra o fim da escala de trabalho 6×1.

Na justificativa, o dirigente declarou que o texto, caso seja aprovado pelo Congresso Nacional, pode colocar em risco a saúde financeira de várias pequenas empresas em todo o Brasil.

“Para a CDL, principal representante do setor de comércio e serviços do país, a proposta coloca em risco a manutenção de milhares de micro e pequenas empresas do país, uma vez que a redução da jornada de trabalho sem a redução dos salários impacta diretamente nos custos operacionais dos negócios”, frisou durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quinta-feira (14/11).

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro apresenta projeto que institui política de apoio para pessoas diagnosticadas com câncer durante gravidez e puerpério

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), apresentou, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Projeto de Lei que institui política de apoio e tratamento para pessoas diagnosticadas com câncer durante gravidez e puerpério no Estado. A matéria foi aprovada recentemente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ser votada em breve no plenário da Casa.

De acordo com o deputado Eduardo Carneiro, a iniciativa tem por objetivo garantir o acesso a tratamentos adequados e o apoio necessário para a preservação da saúde da mãe do bebê.

Eduardo Carneiro ressaltou que a política de apoio e tratamento abrangerá diretrizes, como a garantia de acesso prioritário aos serviços de saúde para o diagnóstico e tratamento do câncer em gestantes e puérperas; oferta de assistência médica multidisciplinar, incluindo oncologistas, obstetras, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais necessários, para o acompanhamento integral da paciente; realização de exames de imagem e laboratoriais seguros para a gestante e o feto, com o objetivo de monitorar a evolução do câncer e preservar a saúde do bebê, dentre outros.

“O diagnóstico de câncer durante a gravidez ou puerpério é uma situação delicada que demanda atenção especializada e cuidados específicos tanto para a mãe quanto para o bebê, por isso é fundamental que o estado da Paraíba estabeleça uma política de apoio e tratamento que garanta o acesso a serviços de saúde adequados e o acompanhamento multidisciplinar necessário para preservar a saúde e o bem-estar de ambas”, destacou.

Eduardo disse ainda que o projeto também busca promover a conscientização e a educação sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer durante a gestação e o puerpério, visando melhorar o prognóstico e a qualidade de vida das pacientes e de seus filhos.

“Esperamos, com a aprovação deste projeto, contribuir para a proteção da saúde e dos direitos das gestantes e puérperas diagnosticadas com câncer em nosso estado, garantindo-lhes acesso a um atendimento digno e humanizado”, arrematou.

Continue Lendo