Nos acompanhe

Paraíba

I Encontro Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico e Cultural começa dia 15, em João Pessoa

Publicado

em

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) realiza, de 15 a 17 de agosto, o I Encontro Paraibano de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. O evento será realizado no Teatro Sesc Centro de Cultura, Arte e Esporte da Fecomércio, em João Pessoa, a partir das 8h.

Palestrantes da área do restauro, da arquitetura, do urbanismo, oficinas, relatos de casos positivos, oficinas e apresentações culturais estão pautados nesses três dias debates. A Orquestra do Prima (Programa de Inclusão Através da Música e das Artes) fará a abertura do evento durante a acolhida ao público. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 pelo Simpla no endereço https://www.sympla.com.br/evento/i-encontro-paraibano-de-patrimonio/2529913?share_id=whatsapp

Entre os nomes convidados estão a arquiteta e urbanista Iana Ludermir Bernardino (UFPE); Juvandi de Sousa (arqueólogo /UEPB); Estácio Fernandes (museólogo e restaurador/Salvador); Pérside Omena, Piedade Farias e Luis Carlos Kherle (restauradores); Edvaldo da Cunha Lira (historiador); Carlos Azevedo (antropólogo); Aldo Bonametti (CEO/SP); Marcilio Toscano (Procurador Geral do Ministério Publico de Contas/PB); Ana Paula Vilaça (arquiteta/UFPE);Renata Gadelha (arquiteta); Giovani da Silva Barcelos (Iphan); Marcondes Menezes (padre e arquiteto); Amaro Muniz (arquiteto); Suenne Barros (engenheira civil/Semhab); Ícaro Franco (arquiteto/Semhab), Alisson e Raquel Holanda (empresários).

As temáticas versam sobre “Mercadão Centro São Paulo”, “O Direito e o Patrimônio Histórico-Cultural”, “Urbanismo em Áreas Centrais”, “Restauração dos azulejos do Palácio da Redenção do Governo da Paraíba”; Educação Patrimonial”; “Como intervir no Centro Histórico de Joao Pessoa utilizando o incentivo ao Patrimônio Histórico/ICMS Cultural”, Revitalização do Complexo arquitetônico do Centro Cultural São Francisco”, “Pensar o patrimônio: o legado preservacionista da memória do centro histórico”, entre outros.

Além das palestras, o Encontro contará com exposição de casos de sucesso, experiências “CasaCor”, oficinas de capoeira e desenho urbano, experiências do ReCentro e Prefeitura de Recife; debate com “Periferia Viva na Comunidade Ribeirinha do Porto do Capim, Centro Histórico de Joao Pessoa” e várias apresentações culturais.

O último dia (17) está reservado para um passeio histórico com visita guiada pela cidade alta e baixa do Centro Histórico de João Pessoa, além de almoço e vivência na comunidade ribeirinha do Porto do Capim e passeio gratuito de canoa pelo Rio Sanhauá com cotação para 40 pessoas.

PROGRAMAÇÃO:

DIA  15 DE AGOSTO (quinta-feira)
LOCAL: TEATRO DO SESC CENTRO DE CULTURA, ARTE E ESPORTE -FECOMERCIO/SESC PARAIBA

MANHÃ
*8h:8h30 – Acolhida – Orquestra Prima
* 9h50-10h20 – Apresentação Cultural – Grupo Cumadre Florzinha
*10h10 – Palestra “Mercadão Centro São Paulo” – CEO Aldo Bonametti
*10h50-Café da Feira do Centro – Intervalo
*11:20 – Experiência CasaCor Pernambuco no Centro Histórico do Recife (Isabela Coutinho e Gabriela Coutinho)
*11h40-“O Direito e o Patrimônio Histórico-Cultural” – Procurador Dr. Marcílio Toscano Franca Filho – Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e Prof.ª Dra. Mirella Braga – Centro Universitário de João Pessoa – Unipê *12h20 –“Urbanismo em Áreas Centrais” – Profª. Dra. Arquiteta e Urbanista Iana Ludermir Bernardino – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
*13h00 – Almoço – Intervalo

OFICINAS
* 9h30 -11h20 – Oficina de “Conservação e Restauração” – Restauradores Maria Piedade e Luis Carlos Kherle – Iphaep
*9h – 12h -Oficina de Capoeira com Mestra Malu (Fecomercio), vagas 20 pessoas;
*9h-12h- Oficina de Capoeira com César Tatu (Vagas para 20 pessoas), na Praça Anthenor Navarro
*11h20 – 12h20 – Oficina de “Princípios e Estratégias do Processo de Construção de Marca Territorial” – Renata Gadelha – Arquiteta, Urbanista e Especialista em Comunicação e Imagem.
TARDE
*14h-14h30- Apresentação Cultural- Trio Forró Encabulado
*14h-16h – Palestra “O restauro dos azulejos do Convento de São Francisco “, de Salvador/Ba, com o museólogo e restaurador Estácio Fernandes, no Fecomércio (auditório)
*14h30 – Palestra sobre o resgate do Centro Histórico do Recife – Recentro (Prefeitura do Município do Recife) – Ana Paula Vilaça (auditório Fecomercio)
*15h10: Palestra “Periferia Viva na Comunidade Riberinha do Porto do Capim, Centro Histórico de João Pessoa” – Associação de Mulheres do Porto do Capim.
*15h40 -Palestra “Como intervir nas áreas protegidas pelo Iphaep na Paraíba” – Arquitetos Iphaep
*16h20 – Café de Feira do Centro – Intervalo
* 16h40 – Palestra “Patrimônio Arqueológico e Paleontológico da Paraíba” – Prof. Juvandi de Sousa Santos

DIA  16 DE AGOSTO(sexta-feira)
LOCAL: AUDITORIO FECOMERCIO/SESC PARAIBA

MANHÃ
*9h30 – Palestra “Pensar o patrimônio: o legado preservacionista da memória do centro histórico” – Sociólogo Carlos Azevedo (Iphaep)
*Palestra “Educação Patrimonial” – Historiador Edvaldo da Cunha Lira – Iphaep.
*10h10 – Café de Feira do Centro – Intervalo
*10h30 – Marca do lugar: Como transformar um lugar em uma marca reconhecida – Renata Gadelha (Arquiteta, Urbanista e Especialista em Comunicação e Imagem.
*11h10 – “Projeto Participativo: Uma experiência na comunidade ribeirinha do Porto do Capim” – Arquiteto Giovani da Silva Barcelos – Iphan
* 11h50 –“Revitalização do Complexo arquitetônico do Centro Cultural São Francisco” – Pe. Arquiteto Marcondes Menezes, Diretor do Centro Cultural São Francisco.
*12h30 –“Como intervir no Centro Histórico de João Pessoa, utilizando o incentivo ao Patrimônio Histórico – ICMS Cultural”
* 13h -Almoço- Intervalo

TARDE
*14h – Apresentação Cultural – Samba de Nosso Terreiro
* 14h20 – Palestra “Caso positivo – Palácio da Redenção / Museu da História da Paraíba e Nova Câmara de Vereadores de João Pessoa – Prof. Arquiteto Amaro Muniz.
* 15h – Palestra “Caso positivo – Prédio Nações Unidas e IPASE” – engenheira civil Suenne Barros, da Secretaria de Habitação do Município de João Pessoa e o arquiteto Ícaro Franco.
*15h30 – Palestra com empresários do ramo da construção – Empresário Alisson Holanda, Raquel Holanda e convidada.
*16h – Translado Gratuito (Fecomércio – Hotel Globo)
FINAL DE TARDE (Hotel Globo) – Festa do Patrimônio
*16h30 – 17h20h: Apresentação cultural com o Mestre Chico Pedrosa
*18h30 – 20h30 – Forró Paraíba Feliz

DIA  17 DE AGOSTO (sábado)

MANHÃ
*9h – 13h – Visita guiada pela comunidade ribeirinha do Porto do Capim e Passeio pelo Rio Sanhauá

TARDE
*13h – 15h – Almoço servido pela Associação de Mulheres do Porto do Capim com comidas típicas locais (40 pessoais)

ENCONTRO
*9h – Encontro de Desenho Urbano – Grupo Plein Ar (Hotel Globo)

Continue Lendo

Paraíba

Alyne Moreira defende políticas públicas de inclusão às pessoas com deficiência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21/09), a candidata a vereadora em João Pessoa, Alyne Moreira (Agir 36), destacou a importância de políticas públicas de inclusão social voltadas ao grupo.

A data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005 e é uma oportunidade para a sociedade refletir sobre os desafios enfrentados por essas pessoas, bem como para celebrar as conquistas e avanços.

Sendo uma das principais pautas do Plano de Governo apresentado pela candidata, ela reforçou a necessidade de seguir na luta pela garantia de direitos às pessoas com deficiência e assumiu o compromisso de ser voz ativa na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“Neste dia, é essencial reforçar o papel de cada um de nós na construção de um mundo mais justo e inclusivo, onde as diferenças sejam respeitadas e celebradas. A luta pela dignidade, respeito e direitos das pessoas com deficiência é uma responsabilidade coletiva que deve ser exercida diariamente, e não apenas em datas específicas. Na Câmara Municipal seremos o mandato da inclusão, a voz verdadeira daqueles que sabem a importância de incluir a todos verdadeiramente!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos às eleições 2024 não podem ser presos a partir deste sábado; entenda regra

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir deste sábado (21/09), candidatos que irão disputar aos cargos de prefeito e vereador nas eleições não podem mais ser presos, a não ser no caso de flagrante de crimes. A restrição vale até o dia 8 de outubro, dois dias após o primeiro turno, marcado para o dia 6.

Cinco dias antes do pleito, a mesma regra da prisão passa a ser aplicada aos eleitores. A partir do dia 1º de outubro, nenhum eleitor pode ser preso, salvo em flagrante delito ou por setenção criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

O que diz a legislação

A regra consta do Código Eleitoral. A lei também define que, havendo detenção, a pessoa será levada à presença do juiz que, se verificar que o procedimento foi ilegal, vai revogar a medida e pode responsabilizar quem prendeu.

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e o pleno exercício das atividades de campanha por parte das candidatas e dos candidatos. Também busca prevenir que prisões sejam utilizadas como estratégia para prejudicar quem disputa o cargo eletivo por meio de constrangimento político ou o pelo afastamento da campanha.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison Targino enaltece defesa das prerrogativas e valorização da classe advocatícia pela OAB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (20/09) para enaltecer a atuação na entidade em defesa das prerrogativas e valorização da classe advocatícia do Estado.

O gestor pontuou diversas ações realizadas que promovem qualificação e melhores condições de atuação para os advogados e advogadas. Entre elas, a Escola Superior de Advocacia (ESA) que já beneficiou mais de 2800 profissionais com cursos de especialização gratuitos.

A construção da nova sede da entidade também é um marco da gestão. O espaço terá mais de 6.800 metros quadrados e irá garantir mais conforto, modernidade e infraestrutura para os mais de vinte e três mil advogados atuantes.

“Formamos um movimento de advogadas e advogados trabalhando de maneira horizontal e participativa, com o objetivo de resgatar o prestígio da Ordem, defender as prerrogativas e valorizar a advocacia paraibana. Nossa gestão é multifacetada, igualitária, atenta às demandas de todos e, acima de tudo, com os olhos voltados para o futuro”, destacou Harrison.

Veja mais:

Continue Lendo