Nos acompanhe

Paraíba

Experiência do serviço de odontologia do Hospital Edson Ramalho será apresentada em evento nacional

Publicado

em

A experiência exitosa do setor de odontologia do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) será um dos destaques da 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) – Brasil Sorridente, que será realizada em Brasília no mês de novembro deste ano. A apresentação se dará por meio do trabalho intitulado: Processo de Trabalho da Odontologia em Hospital da Rede Estadual de Saúde da Paraíba, produzido pela equipe de Odontologia, gestão multidisciplinar e direção do HSGER, bem como pela gerência multidisciplinar e direção de atenção à saúde da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).

De acordo com Andreia Medeiros, responsável técnica pela Odontologia do HSGER, os trabalhos submetidos abordam  experiências exitosas relacionadas a eixos estratégicos que qualificam a PNSB no âmbito assistencial, de gestão e educacional. A experiência que será apresentada, segundo ela, esclarece sobre o fluxo de trabalho e diferentes atuações do cirurgião-dentista em ambiente hospitalar, junto com a equipe multidisciplinar, para embasar futuros planejamentos e ações da odontologia hospitalar no SUS.

“Para mim é muito gratificante ver nosso trabalho local, aqui da Paraíba, ser divulgado em nível nacional. Também estou muito feliz em ter a oportunidade de celebrar, junto com os outros dentistas e toda a gestão nacional de saúde bucal, os 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal, que permitiu a saúde bucal estar inserida nos três níveis de atenção, inclusive no hospital, garantindo aos pacientes esse acesso que é tão importante”, afirmou Andreia.

Completando 20 anos em 2024, o programa Brasil Sorridente já promoveu significativos avanços na saúde bucal no país. Este ano, foram destinados ao programa R$ 4,3 bilhões, o maior investimento da história para combater a dificuldade de acesso a tratamento odontológico no país, refletindo em um aumento de 126% em relação a 2023.

A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, reforçou a importância de compartilhar o processo de trabalho da Odontologia no HSGER para consolidação e padronização das ações e cuidados odontológicos em ambiente hospitalar.

“A cobertura odontológica nos diferentes setores do hospital foi ampliada e a comunicação e integração com a equipe multidisciplinar também melhorou. Além disso, por meio da gestão da PB Saúde, implantamos indicadores assistenciais e estamos realizando monitoramento para avaliação e planejamento das ações. Com isso ofertamos cuidado e conforto bucal aos pacientes internos e buscamos minimizar a ocorrência de infecções secundárias, o que diminui o tempo de internação e melhora a qualidade de vida dos nossos pacientes”, frisou a gestora.

Andreia ressaltou ainda que o serviço de Odontologia hospitalar é uma especialidade nova que foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) no ano passado. “Então, disseminar essas informações, esses fluxos e processo de trabalho é de vital importância para servir de exemplo para outros hospitais. Também é muito relevante discutirmos as dificuldades, as inovações, as conquistas e os avanços que já alcançamos para nortear a continuidade desse processo de trabalho”, relatou.

Brasil Sorridente – Criado em 2004, o programa tirou o Brasil do grupo de países com média prevalência de cárie dentária para o grupo com baixa prevalência, de acordo com ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o Ministério da Saúde, antes da implementação do Brasil Sorridente, o principal suporte disponibilizado na rede pública era a extração dentária.

Atualmente, o SUS oferece ações de promoção da saúde, como fluoretação das águas de abastecimento público, ações de prevenção e recuperação da saúde bucal, inclusive atendimentos com detecção precoce do câncer de boca. As principais diretrizes são baseadas no direito de todos os brasileiros a um sorriso saudável, parte fundamental para uma vida digna, aumento da autoestima e o exercício da cidadania.

Continue Lendo

Paraíba

“Esse momento é de arrochar os que estão”, diz Cícero sobre reforma administrativa para nova gestão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), ao comentar sobre possibilidade de uma reforma administrativa para a nova gestão que será iniciada em 2025, preferiu se referir apenas aos que ainda estão atuando nesta gestão.

Esse momento é de arrochar os que estão“, frisou o gestor.

Às vésperas do fim da gestão 2021-2024 à frente da administração municipal, vozes que circulam pelos bastidores da política em João Pessoa, já começam a sugerir  renovação e novos nomes para integrar o time do primeiro escalão da PMJP como, por exemplo, o do vereador Tarcísio Jardim (PP), para o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

Leia também: Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Outro nome que também já circula pelos bastidores é o de Alyne Moreira, esposa do presidente estadual do Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, que também é presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

MPPB, Caixa, Crea e Cagepa visitam obras de nova estação elevatória, em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Caixa Econômica Federal e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) visitaram as obras da nova Estação Elevatória de Esgotos (Usina II), na tarde desta quinta-feira (21), para conhecer de perto o andamento da construção e a relevância do projeto. O MPPB foi representado pela 43ª promotora de Justiça de João Pessoa em substituição, Cláudia Cabral. Tramita na Promotoria de Justiça o Inquérito Civil n. 002.2024.027412 que busca o redimensionamento da rede de esgoto da capital.

A obra contempla uma nova estação elevatória e um Emissário de Recalque, que elevarão os efluentes de esgotos coletados nos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Paraíba, onde será tratado.

A promotora de Justiça Cláudia Cabral disse estar surpreendida com os pontos positivos do projeto. “Estou realmente impressionada com a grandiosidade dessa obra, que é complexa mas está sendo tratada com muita responsabilidade e tecnologia. A população precisa saber dos benefícios que ela vai trazer para todos da cidade”, disse.

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinicius Neves, esteve à frente do encontro e, junto de sua equipe técnica, apresentou detalhes sobre a obra, que faz parte do Programa de Segurança Hídrica (PSH), e tem por objetivo melhorar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário da cidade de João Pessoa.

Os trabalhos devem ser concluídos até outubro de 2025 e será feito por etapas, interditando gradativamente trechos específicos. Atualmente, uma intervenção está ativa entre as Avenidas Tancredo Neves e a Governador Flávio Ribeiro Coutinho, em Manaíra. Essa etapa deve ser finalizada em até 15 dias.

Tecnologia e pioneirismo

Para minimizar os transtornos para a população e agilizar os serviços, e diante da complexidade dos trabalhos, a obra está sendo executada pelo Método Não Destrutivo (MND), na modalidade furo unidirecional, uma tecnologia que permite implantar, em cerca de 24 horas, uma nova tubulação com garantia de 80 anos e com mínimo impacto nas vias. O presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, destacou que a Paraíba é pioneira no Nordeste na execução do Método Não Destrutivo com tubulações de diâmetros de grande porte. “Apenas São Paulo já realizou obras desse porte em MND. Portanto, para dar conta, uma grande operação está sendo realizada desde o final de outubro com transporte, logística e engenharia de ponta”, disse.

Diferentemente das técnicas convencionais, que envolvem longas escavações, esse método utiliza equipamentos especiais, de alta precisão, feitas sempre na parte lateral das vias públicas. “Dessa forma menos invasiva, preserva os pavimentos e minimiza os transtornos no trânsito e à população, além de possibilitar maior rapidez na conclusão das obras”, explicou o presidente.

A tecnologia sustentável também está nos novos emissários, que contarão com um tipo de tubulação diferente da usada atualmente: será utilizado uma tubulação de 900 milímetros, fabricada em polietileno de alta densidade (PEAD). Os tubos em PEAD possibilitam uma maior vida útil da rede de esgotamento e possuem resistência à corrosão, infiltrações e outros tipos de desgastes.

O financiamento de R$ 102 milhões foi firmado pelo Governo da Paraíba junto ao Banco Mundial e, portanto, não impactará a receita tarifária da Cagepa.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo