Nos acompanhe

Paraíba

Em João Pessoa, seminário vai debater métodos de investigação no combate à corrupção

Publicado

em

O X Seminário de Estudos Jurídico/Constitucionais que acontece na próxima terça-feira (15), a partir das 8h, no auditório do Fórum Cível de João Pessoa vai debater, entre outros assuntos, os “métodos de investigação no combate à corrupção: a resposta do Estado ao crime organizado”. As discussões também destacarão a cidadania e a democracia como diretos e garantias fundamentais. A Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB) é parceira na realização do evento.

De acordo com o coordenador científico do evento, Donato Henrique da Silva, o X Seminário de Estudos Jurídico/Constitucionais tem o objetivo de aprofundar as discussões doutrinárias acerca do momento vivido pelo Direito contemporâneo, como por exemplo: o papel do Poder Judiciário; os métodos de investigação da Polícia Federal; as inovações trazidas pelo novo CPC; as consequências jurídicas da reforma trabalhista. Também serão tratados temas alusivos ao combate a corrupção; ativismo judicial e investigação criminal.

Os temas serão debatidos pelo ex-procurador da Fazenda Nacional e professor, Bianor Arruda Bezerra Neto; pelo juiz da 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa, Paulo Henrique Tavares da Silva; pela perita da Polícia Civil e professora, Amanda Melo; pelo procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Bradson Tibério Luna Camelo; o professor e advogado Rinaldo Mouzalas; e a delegada da Polícia federal, Luciana Paiva Barbosa.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB), Carlos Fábio, presidirá a Conferência de abertura como tema “Métodos de investigação no combate à corrupção: a resposta do Estado ao crime organizado”, às 8h30, com a participação de Luciana Paiva Barbosa (Delegada de Polícia Federal – Ministério da Justiça – Superintendência Regional de Polícia Federal – PB; Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco).

Às 9h30 o tema será a “Investigação Criminal e Perícia Forense: Análise pericial nos crimes sexuais, perfil e modus operandi”, com Amanda Melo (Perita Oficial Criminal do Instituto de Polícia Científica da Paraíba – Polícia Civil – Divisão de Morte Violenta; Mestre em Tecnologia Farmacêutica pela UFPB; Especialista em Genética & Biologia Molecular pela Universidade de Pernambuco; Professora universitária).

Logo após, às 10h30, será realizada a mesa “Avaliação doutrinária acerca do trânsito em julgado e início da execução da pena: Segurança jurídica X Risco de dano irreparável à parte”, com a participação de Rinaldo Mouzalas de Souza e Silva (Mestre em Direito pela UNICAP; Especialista em Direito pela Universidade Potiguar (UnP); Professor de Direito da UFPB; Autor de diversos livros jurídicos; Advogado). A programação continua à tarde.

Serviço – As inscrições podem ser feitas na coordenação do curso de Direito do IESP ao valor de R$ 40,00 e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2106-3805. Ao final do Seminário os participantes receberão um certificado de atividade com 30 horas-aula.

Continue Lendo

Paraíba

Paulo Maia não tem proposta para mulher advogada e promete “educar as vítimas de violência na OAB”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à presidência da OAB Paraíba, Paulo Maia, surpreendeu a advocacia com sua carta de propostas, na qual não consta nenhum item voltado para o fortalecimento da mulher advogada, ele trata as ações para o público feminino apenas como alvo de violência e assédio.

Mesmo tendo sua gestão condenada por assédio, Paulo afirma que pretende implementar um programa para combater a violência de gênero. Ele promete criar um programa de combate à violência de gênero para “educar tanto as vítimas como os agressores”. A proposta não menciona acolhimento nem punição.

“Criar um programa de combate à violência de gênero, política e institucional promovido pela Escola de Direitos da OAB/PB, com o objetivo de abordar a prevenção e enfrentamento da violência, educando tanto as vítimas quanto os agressores, por meio de reeducação e conscientização”, é o que diz o texto da sua carta proposta.

As advogadas são maioria, mas sofrem com salários mais baixos que os homens e ocupam menos cargos de liderança. Entretanto, entre as propostas do candidato não há nenhum item sequer que faça menção a alguma tentativa de corrigir essa realidade, com a implantação de políticas específicas.

Lei da mordaça – A proposta apresentada por Paulo Maia causa indignação, não só entre as advogadas, mas perante a sociedade paraibana, pois se levar em consideração o assédio que aconteceu durante sua gestão na OAB-PB, a proposta reafirma a conduta de exigir o silêncio da vítima, caso contrário, pune com demissão.

Caso de assédio – A gestão de Paulo Maia foi marcada por um grande escândalo envolvendo assédio contra uma funcionária que trabalhou há 20 anos na OAB paraibana. Mesmo sendo vítima, ela foi demitida. O caso resultou na condenação da gestão de Paulo, em última instância, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) por assédio.

Continue Lendo

Paraíba

“Nós iremos colocar a mesma chapa”, revela Galdino caso ocorra disputa para presidência da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa de Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), voltou a afirmar nesta terça-feira (05/11) que a reeleição para o biênio 2025/2026 da Casa está assegurada, mas em uma eventual nova disputa, ele lançará nome à reeleição.

“Se por acaso acontecer, você não tenha dúvida. A minha chapa será exatamente a chapa que foi eleita por todos nós há dois anos. Nós iremos colocar a mesma chapa para podermos, mais uma vez, ratificar a eleição do segundo biênio”, afirmou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Em abril , a Executiva Nacional do PSDB, liderada pelo presidente Marconi Perillo, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a posse do segundo biênio da presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba. O PSDB questionou a eleição interna que resultou na escolha do deputado Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da ALPB para o período entre 2023 e 2026.
Agora, o procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anule a reeleição antecipada de Galdino.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça da Paraíba autoriza prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça da Paraíba autorizou a prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima, de 81 anos, acusado de abuso sexual contra diversos pacientes menores de idade em pleno consultório durante consultas realizadas em João Pessoa.

A decisão se deu durante a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Especializada Criminal, realizada de forma semipresencial, nesta terça-feira (05/11).

O relator do caso, desembargador Ricardo Vital de Almeida, em sua decisão, argumentou que a idade não pode ser uma “carta branca” para imunidade perante a Lei ou mesmo para indulgência.

Para esta Audiência, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos declarou-se “impedido”. Já o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides averbou-se “suspeito”.

Confira imagem:

Continue Lendo