O direito à saúde é garantido na capital paraibana pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que oferta uma assistência integral à população a partir de uma rede composta por mais de 300 serviços, que atuam desde antes do nascimento, acompanhando o desenvolvimento da criança até entrar na vida adulta, com ações e serviços específicos para mulheres, homens e para a pessoa idosa. Nesta segunda-feira (5), além do aniversário de 439 anos de João Pessoa, também é celebrado o Dia Nacional da Saúde.
De um total de 338 serviços, 248 estão na Atenção Básica, 40 na Atenção Especializada, 06 na Atenção Hospitalar, 05 na Atenção Pré-hospitalar, sendo 04 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e um serviço de atendimento móvel. A Prefeitura de João Pessoa conta ainda com 39 serviços conveniados.
“Nossa rede de atenção à saúde é integrada e realiza ações e serviços de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, para sempre promover o cuidado integral com base nas necessidades de cada pessoa em cada fase da vida”, destaca o médico e secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.
Toda a assistência ofertada pela SMS começa na atenção primária. É nesse nível onde as famílias podem realizar, junto às Equipes de Saúde da Família (ESFs), o Planejamento Reprodutivo, com a oferta, para as futuras mamães, de consultas de pré-natal.
Nas unidades de saúde da família (USFs), as gestantes são assistidas por médicos e enfermeiros e têm acesso a realização de exames laboratoriais, exames de imagem, consulta odontológica, vacinação, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e outros serviços, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Caso a gestante seja classificada de alto risco, ela será acompanhada no ambulatório do Instituto Cândida Vargas (ICV). É na maternidade também onde a gestante poderá ganhar seu bebê e ter acesso a vários cuidados, uma vez que a unidade é referência para atendimento a prematuros, cuidados intensivos, fornecimento de leito materno, método canguru, além de ofertar atendimento em diversas especialidades.
Juliana Ferreira tem 30 anos e está em sua terceira gestação. Grávida de 34 semanas, ela tem feito todo o pré-natal na USF Bairro das Indústrias e utilizado de outros serviços da rede municipal, como o Laboratório Central do Município (Lacem), para a realização dos exames de acompanhamento.
“Fico muito feliz em ter acesso a vários serviços pelo SUS e ir descobrindo novos sempre que preciso. Também me impressiona a qualidade do atendimento. O Lacem mesmo eu tinha medo de fazer exame porque pensava que, por ser público, não teria o mesmo cuidado na hora da coleta, mas me surpreendi demais e nessa gestação fiz todos os meus exames e fui muito bem atendida. O mesmo acontece na USF, sempre que preciso estou por lá, tanto para o pré-natal quanto para levar as crianças para dentista, vacina de rotina ou o que precisarmos”, conta a dona de casa.
Público infantil – Para o cuidado com a saúde das crianças, a assistência é prestada nos três níveis de atendimento. A rede de atenção infantil atende crianças e adolescentes até os 17 anos, 11 meses e 29 dias, com assistência básica, nas USFs; atendimento especializado nas policlínicas municipais e odontológico pediátrico nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Também conta com um Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil, o CAPSI Cirandar, voltado para crianças e adolescentes com transtornos em saúde mental. No âmbito hospitalar, a referência para o atendimento infantil de urgência e emergência e tratamento clínico e cirúrgico é o Hospital Municipal Valentina.
“Uma criança saudável vai desenvolver bem na adolescência e crescer um adulto com mais qualidade de vida, o que será fundamental no processo de envelhecimento. Por isso, uma rede de atenção bem estruturada permite o acompanhamento integral do desenvolvimento infantil para a promoção à saúde e prevenção de agravos, permitindo atuar de forma precoce em possíveis intercorrências”, reforça Luis Ferreira.
Adultos – Na fase adulta, homens e mulheres seguem sendo atendidos nas unidades de saúde da família para atendimentos básicos e nas policlínicas para consultas com especialistas. A rede conta ainda com quatro unidades de pronto atendimento (Bancários, Valentina, Cruz das Armas e Oceania) e seis hospitais municipais.
Para saúde da mulher adulta, a SMS dispõe de serviços como a oferta de métodos contraceptivos orais e injetáveis, distribuição de preservativos internos e externos, atividades de educação em saúde, inserção de DIU, ações de prevenção ao câncer de mama com facilidade de acesso a exames de mamografia e ultrassom, consulta com mastologista e outros médicos especialistas, ações de prevenção ao câncer de colo de útero e realização de exames especializados, ações de conscientização e prevenção a endometriose, além de prevenção a violência contra a mulher, realizado em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM).
Já no cuidado com a saúde do homem, são ofertados no âmbito da Atenção Básica ações de rotina como vacinação, testagem, exames básicos, atendimentos médico, enfermagem, dentista, entre outros, além do pré-natal do pai, voltado para os parceiros das gestantes, que permite a população masculina acesso ao acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de saúde com a realização de exames e incentivo na participação de todo o processo da gestação, como forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida de toda a família.
Através da rede municipal de saúde o homem também tem acesso a ações de prevenção ao câncer de próstata e de pênis e exames como PSA e ultrassom da próstata, cirurgias de próstata e vasectomia, que é realizada no Hospital Municipal Santa Isabel.
Público idoso – Para a população idosa, uma rede específica permite o acolhimento com ações de prevenção de agravos e promoção à saúde. O acesso às ações e serviços acontece, assim como em toda a rede, por meio da atenção primária, com oferta de serviços básicos. É nesse nível de atenção que acontecem os grupos de idosos, que são espaços que promovem atividades laborais, discussão das situações comuns vivenciadas no dia a dia com foco na melhora da autoestima, permitindo descobrir potencialidades e vulnerabilidade, além de ampliar o vínculo entre a equipe de saúde e a pessoa idosa.
Para atendimentos especializados, uma policlínica municipal exclusiva para a pessoa idosa é mantida pela prefeitura. No local, o cidadão tem acesso a consultas de angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, neurologia, psiquiatria e reumatologia, além dos atendimentos de enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, fisioterapia, assistência farmacêutica e assistência social.
O serviço também oferece a seus usuários os grupos temáticos, que estimulam o bem-estar e o interesse em atividades do dia a dia. Os temas desses grupos são memória, convivência, postura, autonomia e independência e homens em ação. Também é possível fazer o exame de eletrocardiograma, teste de glicemia e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais.
Para acesso aos serviços ofertados pela policlínica, o idoso pode ser encaminhado pela USF em que é atendido ou ir diretamente ao local. Atualmente, o serviço passa por reforma, por isso, os atendimentos estão acontecendo na Policlínica de Jaguaribe. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Atenção Básica – É o primeiro nível de assistência dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e adota a Estratégia de Saúde da Família como a principal porta de entrada do usuário na rede municipal de saúde.
Atualmente, a rede de Atenção Básica conta com 94 prédios de USFs e 210 Equipes de Saúde da Família (ESFs), onde cada equipe é composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.
Atenção Especializada – A rede de especialidades em saúde conta com diversos serviços, como as Policlínicas Municipais de Mangabeira, do Cristo, Jaguaribe, Mandacaru, Praias (localizada em Tambaú); quatro Centros de Atenção Psicossocial, que auxiliam no tratamento de pessoas com transtornos mentais; um Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm); Centros de Especialidades Odontológicas; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); Laboratório Central do Município (Lacem), serviços especializados para pessoas com deficiência e muito mais.
Pré-Hospitalar – Dentro desse nível de assistência, a rede municipal de saúde dispõe de quatro Unidades de Pronto Atendimento localizadas nos bairros de Manaíra, Valentina Figueiredo, Cruz das Armas e Bancários. Juntas, possuem 65 leitos de estabilização, divididos em ala verde, amarela e vermelha realizando mais de 1.200 atendimentos. É nesse nível também que está inserido o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), que oferece à população de João Pessoa e região metropolitana o resgate de urgências traumáticas, obstétricas, clínicas e psiquiátricas, ocasionadas por acidentes com vítimas, casos de infarto, parada cardiorrespiratória, crise hipertensiva e outros.
Rede Hospitalar – É composta por seis unidades distribuídas pela cidade, são elas: Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity, referência no atendimento de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho; Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que realiza atendimentos por meio da regulação; Hospital Municipal Valentina (HMV), exclusivo para atendimento infantil; Instituto Cândida Vargas (ICV), maternidade referência em partos de alto risco; Hospital Municipal Prontovida, que realiza atendimentos de casos clínicos via regulação; Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso, que foi entregue recentemente e funciona em regime de assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, realizando procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos. O atendimento no local acontece a partir da Central Municipal de Regulação.