Nos acompanhe

Paraíba

João Pessoa conta com mais de 300 serviços para cuidar da saúde da população

Publicado

em

O direito à saúde é garantido na capital paraibana pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que oferta uma assistência integral à população a partir de uma rede composta por mais de 300 serviços, que atuam desde antes do nascimento, acompanhando o desenvolvimento da criança até entrar na vida adulta, com ações e serviços específicos para mulheres, homens e para a pessoa idosa. Nesta segunda-feira (5), além do aniversário de 439 anos de João Pessoa, também é celebrado o Dia Nacional da Saúde.

De um total de 338 serviços, 248 estão na Atenção Básica, 40 na Atenção Especializada, 06 na Atenção Hospitalar, 05 na Atenção Pré-hospitalar, sendo 04 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e um serviço de atendimento móvel. A Prefeitura de João Pessoa conta ainda com 39 serviços conveniados.

“Nossa rede de atenção à saúde é integrada e realiza ações e serviços de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, para sempre promover o cuidado integral com base nas necessidades de cada pessoa em cada fase da vida”, destaca o médico e secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.

Toda a assistência ofertada pela SMS começa na atenção primária. É nesse nível onde as famílias podem realizar, junto às Equipes de Saúde da Família (ESFs), o Planejamento Reprodutivo, com a oferta, para as futuras mamães, de consultas de pré-natal.

Nas unidades de saúde da família (USFs), as gestantes são assistidas por médicos e enfermeiros e têm acesso a realização de exames laboratoriais, exames de imagem, consulta odontológica, vacinação, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e outros serviços, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Caso a gestante seja classificada de alto risco, ela será acompanhada no ambulatório do Instituto Cândida Vargas (ICV). É na maternidade também onde a gestante poderá ganhar seu bebê e ter acesso a vários cuidados, uma vez que a unidade é referência para atendimento a prematuros, cuidados intensivos, fornecimento de leito materno, método canguru, além de ofertar atendimento em diversas especialidades.

Juliana Ferreira tem 30 anos e está em sua terceira gestação. Grávida de 34 semanas, ela tem feito todo o pré-natal na USF Bairro das Indústrias e utilizado de outros serviços da rede municipal, como o Laboratório Central do Município (Lacem), para a realização dos exames de acompanhamento.

“Fico muito feliz em ter acesso a vários serviços pelo SUS e ir descobrindo novos sempre que preciso. Também me impressiona a qualidade do atendimento. O Lacem mesmo eu tinha medo de fazer exame porque pensava que, por ser público, não teria o mesmo cuidado na hora da coleta, mas me surpreendi demais e nessa gestação fiz todos os meus exames e fui muito bem atendida. O mesmo acontece na USF, sempre que preciso estou por lá, tanto para o pré-natal quanto para levar as crianças para dentista, vacina de rotina ou o que precisarmos”, conta a dona de casa.

Público infantil – Para o cuidado com a saúde das crianças, a assistência é prestada nos três níveis de atendimento. A rede de atenção infantil atende crianças e adolescentes até os 17 anos, 11 meses e 29 dias, com assistência básica, nas USFs; atendimento especializado nas policlínicas municipais e odontológico pediátrico nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Também conta com um Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil, o CAPSI Cirandar, voltado para crianças e adolescentes com transtornos em saúde mental. No âmbito hospitalar, a referência para o atendimento infantil de urgência e emergência e tratamento clínico e cirúrgico é o Hospital Municipal Valentina.

“Uma criança saudável vai desenvolver bem na adolescência e crescer um adulto com mais qualidade de vida, o que será fundamental no processo de envelhecimento. Por isso, uma rede de atenção bem estruturada permite o acompanhamento integral do desenvolvimento infantil para a promoção à saúde e prevenção de agravos, permitindo atuar de forma precoce em possíveis intercorrências”, reforça Luis Ferreira.

Adultos – Na fase adulta, homens e mulheres seguem sendo atendidos nas unidades de saúde da família para atendimentos básicos e nas policlínicas para consultas com especialistas. A rede conta ainda com quatro unidades de pronto atendimento (Bancários, Valentina, Cruz das Armas e Oceania) e seis hospitais municipais.

Para saúde da mulher adulta, a SMS dispõe de serviços como a oferta de métodos contraceptivos orais e injetáveis, distribuição de preservativos internos e externos, atividades de educação em saúde, inserção de DIU, ações de prevenção ao câncer de mama com facilidade de acesso a exames de mamografia e ultrassom, consulta com mastologista e outros médicos especialistas, ações de prevenção ao câncer de colo de útero e realização de exames especializados, ações de conscientização e prevenção a endometriose, além de prevenção a violência contra a mulher, realizado em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM).

Já no cuidado com a saúde do homem, são ofertados no âmbito da Atenção Básica ações de rotina como vacinação, testagem, exames básicos, atendimentos médico, enfermagem, dentista, entre outros, além do pré-natal do pai, voltado para os parceiros das gestantes, que permite a população masculina acesso ao acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de saúde com a realização de exames e incentivo na participação de todo o processo da gestação, como forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida de toda a família.

Através da rede municipal de saúde o homem também tem acesso a ações de prevenção ao câncer de próstata e de pênis e exames como PSA e ultrassom da próstata, cirurgias de próstata e vasectomia, que é realizada no Hospital Municipal Santa Isabel.

Público idoso – Para a população idosa, uma rede específica permite o acolhimento com ações de prevenção de agravos e promoção à saúde. O acesso às ações e serviços acontece, assim como em toda a rede, por meio da atenção primária, com oferta de serviços básicos. É nesse nível de atenção que acontecem os grupos de idosos, que são espaços que promovem atividades laborais, discussão das situações comuns vivenciadas no dia a dia com foco na melhora da autoestima, permitindo descobrir potencialidades e vulnerabilidade, além de ampliar o vínculo entre a equipe de saúde e a pessoa idosa.

Para atendimentos especializados, uma policlínica municipal exclusiva para a pessoa idosa é mantida pela prefeitura. No local, o cidadão tem acesso a consultas de angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, neurologia, psiquiatria e reumatologia, além dos atendimentos de enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, fisioterapia, assistência farmacêutica e assistência social.

O serviço também oferece a seus usuários os grupos temáticos, que estimulam o bem-estar e o interesse em atividades do dia a dia. Os temas desses grupos são memória, convivência, postura, autonomia e independência e homens em ação. Também é possível fazer o exame de eletrocardiograma, teste de glicemia e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais.

Para acesso aos serviços ofertados pela policlínica, o idoso pode ser encaminhado pela USF em que é atendido ou ir diretamente ao local. Atualmente, o serviço passa por reforma, por isso, os atendimentos estão acontecendo na Policlínica de Jaguaribe. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Atenção Básica – É o primeiro nível de assistência dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e adota a Estratégia de Saúde da Família como a principal porta de entrada do usuário na rede municipal de saúde.

Atualmente, a rede de Atenção Básica conta com 94 prédios de USFs e 210 Equipes de Saúde da Família (ESFs), onde cada equipe é composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

Atenção Especializada – A rede de especialidades em saúde conta com diversos serviços, como as Policlínicas Municipais de Mangabeira, do Cristo, Jaguaribe, Mandacaru, Praias (localizada em Tambaú); quatro Centros de Atenção Psicossocial, que auxiliam no tratamento de pessoas com transtornos mentais; um Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm); Centros de Especialidades Odontológicas; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); Laboratório Central do Município (Lacem), serviços especializados para pessoas com deficiência e muito mais.

Pré-Hospitalar – Dentro desse nível de assistência, a rede municipal de saúde dispõe de quatro Unidades de Pronto Atendimento localizadas nos bairros de Manaíra, Valentina Figueiredo, Cruz das Armas e Bancários. Juntas, possuem 65 leitos de estabilização, divididos em ala verde, amarela e vermelha realizando mais de 1.200 atendimentos. É nesse nível também que está inserido o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), que oferece à população de João Pessoa e região metropolitana o resgate de urgências traumáticas, obstétricas, clínicas e psiquiátricas, ocasionadas por acidentes com vítimas, casos de infarto, parada cardiorrespiratória, crise hipertensiva e outros.

Rede Hospitalar – É composta por seis unidades distribuídas pela cidade, são elas: Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity, referência no atendimento de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho; Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que realiza atendimentos por meio da regulação; Hospital Municipal Valentina (HMV), exclusivo para atendimento infantil; Instituto Cândida Vargas (ICV), maternidade referência em partos de alto risco; Hospital Municipal Prontovida, que realiza atendimentos de casos clínicos via regulação; Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso, que foi entregue recentemente e funciona em regime de assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, realizando procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos. O atendimento no local acontece a partir da Central Municipal de Regulação.

Continue Lendo

Paraíba

Vereadores de João Pessoa terão R$ 1,5 milhão em Emendas Impositivas para o exercício de 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2025, vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), que também é presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO), confirmou que os parlamentares da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) terão a quantia de R$ 1,5 milhão de Emendas Impositivas para o próximo ano.

De acordo com a Resolução nº 02/2024, a Audiência Pública que vai debater a LOA para exercício financeiro de 2025 será realizada no dia 5 de dezembro (quinta-feira), às 10h30, no plenário da CMJP. Os secretários municipais, entidades representativas da sociedade e cidadãos pessoenses foram convidados a participar do debate.

A Resolução 2/2024, apresentada pela CFO, define o seguinte calendário para apreciação da LOA 2025:

5 de dezembro – realização da audiência pública de discussão do orçamento;

16 de dezembro – entrega das emendas parlamentares e as modificações do prefeito;

17 de dezembro – entrega do parecer do relator;

18 de dezembro – apreciação dentro da CFO;

19 de dezembro –  votação da peça orçamentária em plenário.

 

Continue Lendo

Paraíba

Hospital Universitário Lauro Wanderley investe mais de R$ 620 mil em nova aquisição de equipamentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, recebeu novos equipamentos médico-hospitalares e aparelhos de tecnologia da informação. A entrega aconteceu na segunda-feira (25/11) e contou com a participação de funcionários e gestores em uma solenidade no Auditório Lindbergh Farias.

Para as aquisições, foram investidos mais de R$ 620 mil oriundos de recursos próprios da Ebserh. Entre os benefícios estão melhoria no atendimento aos pacientes, agilidade e eficiência nos processos internos e atualização tecnológica para suporte às atividades assistenciais e administrativas.

Os aparelhos médico-hospitalares são duas incubadoras neonatais, a serem instaladas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), um ultrassom portátil (destinado à Unidade de Terapia Intensiva Adulto), um banho maria, que será utilizada na Agência Transfusional, três aspiradores cirúrgicos, destinados ao Centro Cirúrgico e um CPAP, que irá para o setor que realiza exames de polissonografia. Na lista de itens entregues nesta segunda, estão ainda 22 roteadores, 10 televisores smart de 55 polegadas, 11 tablets, uma mesa controladora de câmeras e 60 computadores,

O superintendente do HULW-UFPB, Eymard Medeiros, ressaltou a importância de mais estas aquisições para a ampliar a assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde, e melhorar o ensino e a pesquisa no âmbito do hospital-escola da Universidade Federal da Paraíba. “Estamos realizando a entrega de mais uma remessa de equipamentos, cujo valor é de mais de R$ 600 mil, e que vão garantir melhor assistência, ensino e pesquisa aqui no Hospital Universitário Lauro Wanderley. Isso significa ofertar uma melhor formação e um melhor atendimento dos pacientes”, disse.

Eymard destacou que, nos últimos quatro anos, a força de trabalho do HULW ganhou reforço com a contratação de mais profissionais especializados e enfatizou a nova contratualização com o gestor municipal, cujo valor supera R$ 36 milhões (50% a mais do que o contrato anterior). “Hoje temos um HU que está preparado tanto física quanto administrativa e funcionalmente para as demandas e oportunidades que vão surgir nos anos vindouros”, afirmou Eymard.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo