Nos acompanhe

Paraíba

MPPB recebe moção de apoio por combater contratações irregulares de advogados

Publicado

em

O Grupo Nacional de Coordenadores de Centros de Apoio Operacional à Defesa do Patrimônio Público (GNPP) expediu moção de apoio ao Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) e aos seus membros pelo enfrentamento à contratação de serviços advocatícios por inexigibilidade de licitação fora das hipóteses previstas na lei por órgãos públicos municipais, na Paraíba. No documento, o GNPP diz que está confiante de que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) referendará essa importante atuação.

A moção foi assinada, na última sexta-feira (11), por todos os coordenadores de Centros de Apoio dos Ministérios Públicos estaduais que participaram do 1° Encontro Nacional de coordenadores realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O apoio foi solicitado pelo promotor de Justiça Leonardo Quintans, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do MPPB e representou a instituição no evento.

GNPP

O GNPP foi criado na última sexta-feira (11), durante o encontro nacional. Na ocasião foi eleita uma diretoria provisória, com mandato de seis meses, tendo como presidente, José Carlos Fernandes Júnior (MPMG); como secretário, Cláudio Rebêlo Correia Alencar (MPMA); como tesoureiro, Ernani de Menezes Vilhena Júnior (MPSP); e como diretora executiva, Joice Grisley Mota Azevedo (MPRO).

O grupo elaborou a ‘Carta de Belo Horizonte’ asseverando que “a defesa do patrimônio público vem se mostrando imprescindível à consolidação do Estado Social e Democrático de Direito”, que reclama uma administração pública efetivamente empenhada em garantir o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos.

‘Carta de Belo Horizonte’

A ‘Carta de Belo Horizonte’ aborda, dentre outras questões, a necessidade de se estruturar as promotorias de Justiça com atribuição na defesa do patrimônio público e respectivos Centros de Apoio Operacional para combater os atos de improbidade e corrupção.

Também discute a necessidade de alterações na Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal 8.429/1992), como as relacionadas aos sujeitos de atos de improbidade administrativa; a necessidade de previsão da possibilidade de determinação, por decisão judicial, da desconsideração inversa da pessoa jurídica, nas hipóteses de ocultação de bens e impossibilidade de ressarcimento ao erário e modificações relacionadas às sanções aplicáveis pela prática de ato de improbidade administrativa, por exemplo.

Outro ponto destacado no documento diz respeito à prescrição dos atos de improbidade administrativa. O grupo sugere, para simplificar o sistema, a fixação do prazo de dez anos, contados a partir do final do exercício do mandato, cargo em comissão ou função de confiança do agente público ou a partir do término do último mandato sucessivo, em caso de reeleição. Já para os casos envolvendo servidores públicos de cargos efetivos, função pública ou emprego, o prazo de dez anos seria disparado pela ciência inequívoca do ato, pelo ente lesado.

Continue Lendo

Paraíba

“Tenho conversado”: George Morais revela articulações com governistas insatisfeitos na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado George Morais (União Brasil), disse nesta segunda-feira (04/11), em entrevista à Rádio CBN Paraíba, que a oposição pode se fortalecer com a possibilidade de criação de um bloco ‘independente’ na Casa.

De acordo o parlamentar, esse grupo seria formado a partir de insatisfações de deputados da base governista após desentendimentos com o governador João Azevêdo (PSB) em disputas municipais de algumas cidades.

Sobre quais são os sinais dessas insatisfações, o deputado citou conversas com as deputadas Jane Panta (PP), Doutora Paula (PP), além de Eduardo Brito (Solidariedade), cujos grupos enfrentaram candidatos do governador e saíram vitoriosos nas campanhas.

“Tenho conversado sim com alguns deputados e deputadas que mostram sinais de insatisfação em razão de posições do governador. Há rumores de que esses parlamentares poderão formar um grupo independente, um grupo com autonomia, e caberá a cada um o posicionamento definitivo”, disse.

Continue Lendo

Paraíba

Medicinando: cultura e climas organizacionais aos profissionais de uma empresa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O médico e presidente da Cooperativa Unimed João Pessoa, Doutor Gualter Ramalho, publicou nesta terça-feira (05/11), mais um episódio do projeto ‘Medicinando’. Com um formato de vídeos curtos compartilhados no seu perfil das redes sociais, o anestesiologista aborda temas como gestão, inovação e liderança.

Desta vez, Gualter falou sobre a importância da cultura e o clima organizacional como conceitos interligados que moldam a experiência dos colaboradores dentro de uma empresa.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro destaca gestão de Cícero em ações de pavimentação e requalificação da escadaria Montrosa, no Roger

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), participou nesta segunda-feira (04/11) de solenidade do prefeito Cícero Lucena (PP) no bairro do Roger, para autorização pela gestão municipal para início das obras em quatro ruas para deixar o bairro do Roger totalmente pavimentado, além da requalificação da escadaria Montrosa, que vai se transformar em ponto turístico, com mirante e espaços de convivência.

As ruas contempladas, nesta ordem de serviço, foram Operário Vladimir da Silva Lima, Pedro João dos Santos, Tenente Coronel Maia Martins e sem nome. Já o projeto da requalificação da escadaria Montrosa prevê, numa área de 62 metros de extensão e 25 de altura, a melhoria do acesso do bairro Roger para a parte de cima, com acessibilidade e embelezamento para tornar o espaço um dos mais atrativos da localidade.

“Confortáveis de estar fazendo parte de uma bancada que entrega por todas as regiões dessa cidade melhorias pra nossa população e é exatamente isso que nós desejamos do gestor público municipal. E é exatamente isso que nós queremos, obras de pavimentação espalhadas por toda nossa cidade, só ai no primeiro mandato serão concluídas mil e quinhentas ruas sendo entregues à nossa população e as pessoas estão sendo verdadeiramente valorizadas”, destacou Eduardo Carneiro.

Continue Lendo