Nos acompanhe

Paraíba

Governo da Paraíba inaugura sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha em Cajazeiras

Publicado

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), realizará a inauguração da nova sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha em Cajazeiras, no próximo dia 20 de agosto. A inauguração faz parte das ações do Agosto Lilás, que celebra os 18 anos da Lei Maria da Penha, com o tema “Lei Maria da Penha: 18 anos informando, prevenindo e enfrentando a violência doméstica e familiar”.

O evento marca um importante avanço na proteção e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e com sua expansão abrangerá um total de 130 cidades na Paraíba. “A nova sede em Cajazeiras reforçará o compromisso do governo estadual em oferecer suporte integral e segurança para as mulheres em situação de vulnerabilidade”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

A Patrulha Maria da Penha é um programa que atua diretamente no monitoramento e acompanhamento das medidas protetivas de urgência, oferecendo atendimento especializado com equipe multiprofissional e encaminhamentos necessários para a rede de proteção. “Com a nova sede, espera-se uma ampliação da capacidade de atendimento e um fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres principalmente para a região do sertão da Paraíba”, disse Lídia Moura.

Outro destaque da programação será a inauguração do Banco Vermelho, um monumento alusivo ao enfrentamento do feminicídio, no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, no dia 23 de agosto. “Este monumento simboliza a luta contínua contra a violência doméstica e é uma homenagem às vítimas de feminicídio, reforçando a importância da conscientização e do combate a este crime”, explica a secretária.

Programação – O Agosto Lilás 2024 terá uma programação intensa e diversificada em toda a Paraíba. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da Lei Maria da Penha e fortalecer as redes de proteção às mulheres.

No dia 1º de agosto, ocorrerão rodas de conversa sobre violência contra as mulheres e mecanismos de proteção na UFCG, em Campina Grande, e palestras em Ingá e Sumé. No dia 2 de agosto, haverá um dia de ativismo com caminhada e panfletagem na rua principal de Monteiro. No dia 6 de agosto, acontecerão formações sobre a rede de enfrentamento e acolhimento para mulheres em situação de violência em Sousa e rodas de conversa em Sumé. Em 7 de agosto, haverá uma palestra para estudantes na Escola José Leite de Souza, em Monteiro.

No dia 8 de agosto, será realizado o Projeto Entrelace com formações sobre letramento racial e LGBTQIAPBN+ e enfrentamento à violência contra as mulheres para servidores da Fundação José Américo, em João Pessoa, além de palestras em Junco do Seridó e Sumé. No dia 9 de agosto, o Projeto Entrelace continuará na sede da Polícia Rodoviária Federal, em João Pessoa, com palestras em São Sebastião de Lagoa de Roça e Ingá.

No dia 12 de agosto, um seminário comemorará os 5 anos do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha (PIPMP) no Tribunal de Contas da Paraíba, em João Pessoa, seguido de palestras em Algodão de Jandaíra e São José dos Cordeiros. Em 13 de agosto, haverá uma visita técnica ao Cras de São Bento e a apresentação do PIPMP em Queimadas. No dia 14 de agosto, serão realizadas palestras em Areia e Serra Branca.

No dia 15 de agosto, ocorrerão palestras em Remígio e Congo. No dia 16 de agosto, haverá uma palestra para profissionais da rede municipal em Tacima. Em 19 de agosto, o Tribunal de Justiça realizará um mutirão com divulgação dos serviços de proteção a mulheres em Sousa, com rodas de conversa em Sumé.

No dia 20 de agosto, o mutirão do Tribunal de Justiça continuará em Sousa, e ocorrerão palestras em São João do Tigre e nas sedes do PIPMP em Campina Grande, João Pessoa e Guarabira. No dia 21 de agosto, o mutirão seguirá no Fórum de Sousa, com palestras em Caraúbas, Belém e Pedro Régis.

No dia 22 de agosto, haverá uma palestra em Araçagi. No dia 23 de agosto, será inaugurado o Banco Vermelho, um monumento alusivo ao enfrentamento do feminicídio, no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa. No dia 26 de agosto, uma palestra sobre análise de risco será realizada em Catolé do Rocha.

No dia 27 de agosto, haverá a apresentação do projeto Ouvidoria dos Direitos das Mulheres na UFCG de Sousa e uma palestra em Camalaú. Em 28 de agosto, ocorrerão palestras em Amparo e Caiçara. No dia 30 de agosto, um seminário intermunicipal sobre enfrentamento à violência contra as mulheres pelos serviços de referência da saúde será realizado (local a definir), e haverá a apresentação dos serviços da rede de proteção do Governo do Estado na UFCG de Sousa, além de um dia de ativismo com caminhada e panfletagem em Congo.

O Agosto Lilás é um mês dedicado à conscientização e combate à violência doméstica, reforçando a importância da Lei Maria da Penha e a necessidade de ações contínuas para proteger e garantir os direitos das mulheres.

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Advogado Daniel Sebadelhe oficializa apoio à candidatura de Harrison Targino para presidência da OAB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado trabalhista e sócio fundador da SAVA Advocacia, Daniel Sebadelhe, anunciou oficialmente em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (20/09) apoio ao projeto de reeleição de Harrison Targino à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB).

“Fui oposição na campanha passada, mas fui oposição na campanha. A partir do momento que Harrison assumiu, todas as matérias sensíveis à advocacia ao nosso dia a dia profissional que levei até o conhecimento da OAB foram acolhidas. Empatia e acolhimento são pedras de toque dessa gestão e com isso me sinto à vontade de hoje manifestar publicamente meu apoio e dizer a vocês que acredito na gestão de Harrison, a institucionalidade que ele conseguiu recuperar e tenho certeza que os melhores caminhos estarão através da sua reeleição”, afirmou.

Harrison celebrou o apoio e destacou a importância de parcerias que proporcionem desenvolvimento à classe advocatícia da Paraíba.

“Contar com o seu apoio, meu amigo, é uma prova clara de que a nossa gestão dialoga e trabalha em prol de todas as advogadas e advogados da nossa seccional. É com este trabalho coletivo que estamos construindo uma OAB mais inclusiva, participativa e forte. Vamos, com coragem, fortalecendo nossa instituição”, enfatizou.

A disputa pela Presidência da OAB acontece em novembro e a disputa será polarizada entre Paulo Maia e Harrison Targino.

Veja mais:

Continue Lendo