No mês dos trabalhadores, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou um site sobre a reforma da CLT e um vídeo, que traz um alerta: ‘nem todo acordo é bom para você’.
O site www.reformadaclt.com.br foi lançado na última segunda-feira (7), em Brasília, durante abertura das atividades do ‘Maio Lilás’, movimento que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da promoção da liberdade sindical. O site traz informações sobre direitos dos trabalhadores e esclarecimentos acerca das mudanças profundas provocadas pela reforma.
O lançamento aconteceu durante um seminário que abordou os desafios das entidades sindicais no cenário pós-reforma trabalhista, ocorrido na Procuradoria Geral do Trabalho. A mesa de abertura contou com o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, o ministro do Trabalho Helton Yomura, a vice-presidente da Associação Nacional do Procuradores do Trabalho, Ana Cláudia Bandeira Monteiro, a vice-coordenadora nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho (Conafret) do MPT, Vanessa Patriota, bem como outras autoridades.
“Vamos ter que nos reinventar”, convocou Fleury, diante das alterações legislativas que afetaram as entidades sindicais. E acrescentou: “Incito todos os presentes a manterem a luta pela preservação dos direitos sociais e, principalmente, pela manutenção do direito sindical coletivo do trabalho, ramo mais atingido na reforma trabalhista”.
Na oportunidade, foi distribuída a revista MPT Em Quadrinhos nº 34, com o título “Sindicatos”. Foram exibidos também dois vídeos virais que alertam: “Seus direitos têm valor. Nem todo acordo é bom para você”. A página possui ainda um canal interativo, o “Pergunte aqui”. A campanha de mídia contará com spots para rádio. Além de compor o site, o material será veiculado nas redes sociais, a exemplo do Instagram @mptrabalho, que também teve sua estreia durante o evento.
Site da reforma
A proposta do site www.reformadaclt.com.br é informar a sociedade sobre os reais impactos da reforma trabalhista nas relações de trabalho e o cotidiano dos trabalhadores brasileiros, bem como demonstrar quais direitos não foram alterados, alertando os empregadores para que mantenham as relações e o ambiente de trabalho saudáveis e produtivos.
Maio Lilás
A cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.
Sede do MPT na PB recebe iluminação especial
A sede do MPT na Paraíba – localizada na Avenida Almirante Barroso, no Centro de João Pessoa – recebeu iluminação especial na cor do movimento.