Nos acompanhe

Paraíba

72% da população brasileira tem com algum distúrbio do sono, diz especialista

Publicado

em
O Dia Mundial do Cérebro, que foi celebrado em 22 de julho, serve como um lembrete da importância de cuidarmos desse órgão tão complexo e fundamental para nossa existência. Mais do que o cerne de pensamentos, emoções e memórias, o cérebro é a base da nossa saúde mental, influenciando diretamente nosso comportamento, humor e bem-estar geral. É nesse contexto que a Psiquiatria assume um papel crucial na promoção da saúde mental. Essa especialidade médica se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos mentais, buscando compreender as complexas relações entre biologia, psicologia e fatores sociais que influenciam o funcionamento do cérebro.
De acordo com a médica psiquiatra e professora da Afya Educação Médica, Raquel Mendes, conhecer sobre as funcionalidades do órgão é necessário para a saúde do indivíduo, de maneira geral. “Do ponto de vista da Psiquiatria, é importantíssimo entender os mecanismos do cérebro. Hoje, a gente sabe que as doenças psiquiátricas ocorrem porque existem alterações na condução dos neurônios, muitas vezes na estrutura do cérebro, e que tudo depende de cada condição, de cada indivíduo”, explica.
Nos últimos anos, a neurociência tem desempenhado um papel cada vez mais importante no avanço da psiquiatria. Com diferentes ferramentas, os cientistas estão desvendando os mecanismos neurais que estão por trás de muitos transtornos mentais, abrindo caminho para tratamentos mais eficazes. Os estudos também têm mostrado quais transtornos ou doenças são mais recorrentes na atualidade. “Quanto às doenças do sistema nervoso mais frequentes, a gente pode dizer que, na psiquiatria, são as que têm relação com o comportamento. Temos uma gama de doenças que são altamente prevalentes, como os transtornos do sono, que acometem quase 72% da população. O Brasil, ainda, é o país mais ansioso do mundo, com mais de 9% da população com algum transtorno de ansiedade”, diz a psiquiatra.
A médica e professora explica ainda que os quadros de depressão e os diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) também são recorrentes. “Tudo depende da faixa etária, do grupo acometido, do gênero. Todas as doenças são importantes e elas precisam ser observadas, até porque muitas vezes elas aparecem em conjunto”, acrescenta.
A medicina psiquiátrica também identificou que fatores ambientais como estresse e o uso excessivo de internet, principalmente em crianças e adolescentes, são elementos desencadeadores de doenças mentais. “Um fator de risco importante para inúmeras doenças psiquiátricas é o abuso sexual na infância, por exemplo. Não só abuso sexual, mas abuso psíquico, abuso moral na infância. A própria violência urbana, o uso de álcool e outras drogas também favorecem o aparecimento de inúmeros outros transtornos”, explica a médica.
Para a professora, o combate aos estigmas associados aos transtornos mentais e a promoção da inclusão social das pessoas que vivem com essas condições são alguns dos propósitos da ciência. “A negação da doença psiquiátrica é uma grande preocupação, pois atrasa muito o tratamento, tanto do ponto de vista psicoterápico quanto do ponto de vista medicamentoso. Ainda há muito preconceito, mas isso melhorou por vários fatores. Um deles é que nas últimas décadas os medicamentos psiquiátricos têm tido um perfil de efeito colateral muito mais favorável do que os medicamentos antigamente utilizados. Também, o olhar diferente que o próprio governo e os psiquiatras têm em relação à doença mental, com o foco não no tratamento hospitalar, mas na reinserção à sociedade, acrescenta Raquel.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta quarta-feira (18/09), Campina lidera o ranking com 71 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (65), Bayeux (31) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 508 (quinhentas e oito) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 44170 (quarenta e quatro mil, cento e setenta) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação infantil e construção de novas creches é compromisso de Eduardo para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (18/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o incentivo à educação infantil. O Plano de Governo conta com construção de novas creches com destaque para o Vale do Camaratuba e outros bairros da zona urbana, além de programas de capacitação para educadores e cuidadores infantis, apostando em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

“Tô pronto pra firmar um compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Queremos garantir que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. Mamanguape merece mais oportunidades para crescer e se desenvolver, começando pela base: a educação!”, disse Eduardo.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula parabeniza TRE por indeferimento da candidatura de Chico Mendes: “Ele tentou burlar a lei”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), durante sessão desta terça-feira (17/09) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) parabenizou o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu a candidatura do deputado Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras. De acordo com a deputada, Chico tentava burlar a lei para se beneficiar com um terceiro mandato de prefeito.

“O meu bom dia hoje é todo especial para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Hoje quero parabenizá-los, juízes, desembargadores, desembargadoras e a presidente, desembargadora Agamenilde Dias, por uma razão justa, correta; o indeferimento da candidatura do deputado Chico Mendes que tentou burlar a lei para conseguir um terceiro mandato. Foi uma decisão tomada por homens e mulheres que conhecem a lei, homens que conhecem o direito, que conhecem a justiça e a jurisprudência”, afirmou.

Para a parlamentar, com a decisão de indeferimento de candidatura, prevaleceu a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o terceiro mandato. “Chico Mendes tentava burlar a lei como de costume, por isso parabenizo o a corte do egrégio TRE-PB formado por conhecedores da lei e digno de respeito e admiração dos paraibanos”, concluiu.

Continue Lendo