Nos acompanhe

Paraíba

Defensoria intensifica ações itinerantes, chega a 31 cidades e aumenta alcance popular em 142%

Publicado

em

Uma das estratégias utilizadas pela Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) para fazer o seu atendimento chegar a quem precisa é o programa Defensoria Itinerante. Este ano, as ações foram intensificadas, chegando a 31 municípios apenas no primeiro semestre. O crescimento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 142%.

De janeiro a junho deste ano, a carreta da DPE e as Vans dos Direitos realizaram 1481 atendimentos. No mesmo período de 2023, o programa registrou 610 atendimentos. De acordo com o subdefensor público Institucional, Ricardo Barros, esse crescimento substancial mostra a disposição da Defensoria Pública em enfrentar obstáculos para chegar a comarcas prejudicadas pelo déficit de defensores e também a municípios distantes das comarcas.

“Graças aos convênios firmados com o Governo Federal e emendas parlamentares destinadas à instituição, temos unidades móveis que nos possibilitam chegar a todas as regiões do estado, levando assistência jurídica gratuita e integral ao povo paraibano. Esperamos chegar ao final de 2024 com um grande recorde de atendimento”, ressaltou o subdefensor.

ATENDIMENTO – Através das unidades móveis, a população pode se informar sobre seus direitos, ingressar com ações, realizar consultas processuais, entre outros serviços. Em geral, as ações ocorrem em praças, escolas e associações, com apoio de Prefeituras Municipais, órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Pelo segundo ano consecutivo, a Defensoria Itinerante também acompanha as plenárias do Orçamento Democrático Estadual, que acontecem em todas as regiões do estado até o dia 13 de julho.

DESTINOS – Somente no primeiro semestre deste ano, a Itinerante já passou por Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Alcantil, Areial, Baía da Traição, Barra de Santana, Cabedelo, Caaporã, Cajazeiras, Campina Grande, Casserengue, Catolé do Rocha, Conde, Cuité, Fagundes, Guarabira, Itaporanga, João Pessoa, Juazeirinho, Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Mamanguape, Massaranduba, Monteiro, Patos, Pombal, Princesa Isabel, Santa Cecília, São João do Cariri, Soledade, Sousa

NA CAPITAL – Para facilitar o acesso das pessoas em situação de vulnerabilidade que vivem na Capital, a Defensoria também levou atendimento itinerante a diversos bairros e comunidades da cidade. Assim, os assistidos não precisam se deslocar até os Núcleos de Atendimento da DPE.

Já foram contemplados este ano os bairros Valentina, Rangel, Jardim Veneza, Cruz das Armas, Expedicionários, Distrito Mecânico, Róger, Distrito Industrial, Muçumagro, Alto do Mateus, Oitizeiro, além das comunidades Aratu e Sonho Verde.

Continue Lendo

Paraíba

“Zelar, dar atenção e trazer esperança para o coração”, diz Eduardo sobre missão de ser médico

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O médico e deputado estadual Eduardo Brito (Solidariedade), representante oficial do Vale do Mamanguape na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), dedicou um pouco deste dia 18 de outubro, para homenagear aos colegas de profissão da área médica.

Nossa vocação é mais que cuidar, é zelar, dar atenção e trazer esperança para o coração“, ressalta Eduardo Brito.

Eduardo é idealizador do programa ‘Saúde pra Valer’ disponibilizado para toda a população de baixa renda que mora na Região do Vale do Mamanguape que passou a ter acesso simplificado e humanizado através de um ônibus onde instalou equipamentos suficientes para oferecer atendimento médico e realização de exames como: laboratoriais, oftálmicos, eletrocardiogramas, ultrassonografias, dentre outros.

 

Continue Lendo

Paraíba

“Um marco na luta pela representatividade do povo indígena nos poderes”, diz Daniella sobre Ninha

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A gestão da senadora Daniella Ribeiro à frente da Presidência estadual do PSD na Paraíba, garantiu eternização na política estadual, bem como na nacional, por ser a que colaborou para a eleição da única prefeita indígena do país no pleito municipal de 2024.

Ellys Oliveira, mais conhecida como Ninha, é filiada ao PSD e foi escolhida pelos eleitores do Município de Marcação, localizado no Litoral Norte paraibano, como a nova prefeita da cidade.

Para Daniella, a eleição de Ninha representa um passo importante que, em muito, contribui para o amadurecimento da sociedade brasileira.

Vitória histórica! Ninha, a única prefeita indígena eleita no Brasil, assume a liderança em Marcação, na Paraíba, pelo partido PSD. Sua eleição representa um marco importante na luta pela representatividade do povo indígena nos poderes“, comemora a senadora.

A presença de lideranças indígenas é essencial para garantir que as vozes e necessidades dessas comunidades sejam ouvidas e respeitadas nas decisões políticas. Parabéns, Ninha! Vamos juntos celebrar essa conquista e o fortalecimento da diversidade na política! É o PSD-PB fazendo história!“, registrou a parlamentar.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

“150 mil pessoas podem definir a virada”, diz Cabo Gilberto sobre segundo turno em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano, Cabo Gilberto Silva (PL), analisando os números do primeiro turno das Eleições 2024 em João Pessoa, afirmou que há possibilidades reais de “virar” o jogo e eleger o candidato Marcelo Queiroga (PL) para comandar a Prefeitura Municipal da Capital paraibana.

Segundo o parlamentar, “Foram 110 mil abstenções, 40 mil votos brancos e nulos, ou seja, 150 mil pessoas podem definir a virada“.

Confira imagem:

Continue Lendo