Nos acompanhe

Paraíba

Servidores do INSS rejeitam proposta do governo e continuam em greve

Publicado

em
A greve dos servidores do INSS na Paraíba continua. A nova proposta apresentada pelo governo federal na terça (16) durante a quarta rodada de negociação com Mesa Setorial do Seguro Social, que contempla o INSS, não foi aceita pela categoria.

“A proposta não beneficia o conjunto de servidores do INSS. Por isso, a greve continua, para pressionar ainda mais o governo a atender as nossas reivindicações”, disse Sérgio Fonseca, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (SindsprevPB) e também do comando de greve no Estado.

Na avaliação do sindicalista, a greve do INSS está se fortalecendo na Paraíba. ” Os servidores estão dando mostras de engajamento nas atividades da paralisação. A cada dia, nos são informadas novas adesões”, ressaltou Fonseca.

O movimento é nacional.

No primeiro dia de greve, as APS Tambauzinho e Sul, na Capital; e Guarabira pararam as atividades. Nesta quarta (17), os servidores das agências de Santa Rita, Teixeira, Bananeiras e Rio Tinto cruzaram os braços. Na próxima semana, o comando de greve espera a adesão de mais agências da gerência Campina Grande: Itaporanga, Monteiro, Bonito, Princesa Isabel e Queimadas.

Programação da greve – Nesta quinta-feira (18), a concentração dos servidores começa a partir das 8h, na Gerência Executiva de João Pessoa (Rua Barão do Abiai, no centro da cidade). À noite, haverá reunião virtual com o comando de greve para definir encaminhamentos para a próxima semana.

Impacto – Com a continuidade da paralisação, vários serviços podem ser afetados, como a análise da concessão de benefícios (aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada – BPC), atendimento presencial (exceto a perícia médica, indispensável para a concessão de benefícios, a exemplo do auxílio-doença e do BPC) e análise de recursos e revisões de pensões e aposentadorias, inclusive a “Operação Pente-Fino” do governo, que visa revisar benefícios concedidos.

O diretor do SindsprevPB, Sérgio Fonseca, explicou que as agências da previdência estão abertas porque os médicos peritos não integram a base do INSS e os estagiários da instituição estão trabalhando normalmente. “Os médicos peritos exercem uma atividade especial, pois se relaciona a uma etapa importante da concessão de benefícios, mas eles não fazem parte da base dos servidores do INSS. Por isso, não estão em greve”, disse.

Ele informou ainda que na Paraíba são 331 servidores, desses 40% estão em trabalho remoto. “Muitos não estão puxando tarefas desde terça, quando iniciou a greve”. O INSS conta 37 agências da previdência social físicas e duas digitais no Estado.

Confira as reivindicações dos servidores do INSS:
•       Reconhecimento da Carreira do Seguro Social como parte do núcleo estratégico do Estado, semelhante às carreiras de auditoria e fiscalização;
•       Plano de recomposição remuneratória;
•       Contra o congelamento da GAE;
•       Cumprimento do Acordo de Greve de 2022;
•       Contra o fim do teletrabalho;
•       Implementação da NT13;
•       Nível superior como critério de ingresso para técnicos do seguro social;
•       Reorganização dos processos de trabalho e programas de gestão;
•        além de melhores condições para atendimento das demandas da população.Sobre o INSS – O Instituto Nacional do Seguro Social possui 18.574 servidores ativos no país, dos quais cerca de 40% estão trabalhando em regime de home office.Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta quarta-feira (18/09), Campina lidera o ranking com 71 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (65), Bayeux (31) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 508 (quinhentas e oito) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 44170 (quarenta e quatro mil, cento e setenta) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação infantil e construção de novas creches é compromisso de Eduardo para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (18/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o incentivo à educação infantil. O Plano de Governo conta com construção de novas creches com destaque para o Vale do Camaratuba e outros bairros da zona urbana, além de programas de capacitação para educadores e cuidadores infantis, apostando em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

“Tô pronto pra firmar um compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Queremos garantir que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. Mamanguape merece mais oportunidades para crescer e se desenvolver, começando pela base: a educação!”, disse Eduardo.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula parabeniza TRE por indeferimento da candidatura de Chico Mendes: “Ele tentou burlar a lei”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), durante sessão desta terça-feira (17/09) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) parabenizou o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu a candidatura do deputado Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras. De acordo com a deputada, Chico tentava burlar a lei para se beneficiar com um terceiro mandato de prefeito.

“O meu bom dia hoje é todo especial para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Hoje quero parabenizá-los, juízes, desembargadores, desembargadoras e a presidente, desembargadora Agamenilde Dias, por uma razão justa, correta; o indeferimento da candidatura do deputado Chico Mendes que tentou burlar a lei para conseguir um terceiro mandato. Foi uma decisão tomada por homens e mulheres que conhecem a lei, homens que conhecem o direito, que conhecem a justiça e a jurisprudência”, afirmou.

Para a parlamentar, com a decisão de indeferimento de candidatura, prevaleceu a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o terceiro mandato. “Chico Mendes tentava burlar a lei como de costume, por isso parabenizo o a corte do egrégio TRE-PB formado por conhecedores da lei e digno de respeito e admiração dos paraibanos”, concluiu.

Continue Lendo