Nos acompanhe

Paraíba

Matinhas mostra força produtiva e distribui tangerinas para público no Caminhos do Frio 2024

Publicado

em

O Município de Matinhas, localizado na Região do Brejo paraibano e conhecido como a ‘terra da laranja’, mostrou a sua força produtiva ao disponibilizar centenas de quilos de tangerinas para que o público participante da Rota Cultural Caminhos do Frio 2024 possa degustar o sabor da fruta típica local.

Matinhas, que já se chamou ‘Nova Floresta’ e ‘Caamirim’, e está a pouco mais de 130 km de João Pessoa, a Capital do Estado da Paraíba, está na nona participação no evento e, portanto, festeja por mais um ano a força produtiva da população rural matinhense confirmando porque carrega o título de ‘terra da laranja’.

Durante entrevista ao @portaldacapital, o secretário municipal do Turismo, Wilker Cruz, lembra que em 2024 a Prefeitura criou a 1ª edição do Festival Nacional da Tangerina para exaltar a capacidade extrativista que nasce da iniciativa individual dos pequenos produtores rurais da região que plantam, colhem e vendem a fruta entre os meses de maio e outubro de cada ano.

Ainda segundo o gestor, no início a produção era voltada para a laranja comum, porém, com o passar dos tempos, os produtores rurais perceberam que a tangerina era o produto mais resistente ao período da estiagem fato que fez com que, a partir de então, esse tipo de laranja se transformasse no foco produtivo de, praticamente, todos os produtores rurais locais.

O movimento chamou atenção de estudiosos e pesquisadores que, através de pesquisas, identificaram que Matinhas, com uma produção de cerca de 30 mil toneladas, é o maior produtor de tangerina do Nordeste e o segundo do país, perdendo apenas para São Paulo.

A abundância da fruta e a certeza de um retorno econômico que inevitavelmente melhoraria a qualidade de vida da população foram incentivos essenciais para que houvesse uma organização dos próprios produtores que passaram a, inclusive, exportar a produção de tangerina para países como Espanha e Holanda, por exemplo.

Wilker Cruz afirma que a Prefeitura auxilia os produtores locais disponibilizando máquinas pesadas agrícolas para o preparo perfeito da terra para o plantio da laranja e, através da Secretaria da Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, ainda desenvolve ações para prevenir e controlar pragas e doenças nas plantações.

Curiosidade

O local também é famoso por produzir uma variação da laranja conhecida como tange, torange ou tangecidra. Fruta que pesa cerca de dois quilos, é vermelha por dentro e serve principalmente para a produção de doce.

Segundo um produtor local, a tange é uma fruta híbrida, ou seja, originada a partir do resultado do cruzamento de duas espécies de frutas diferentes que resultou numa “super laranja“. (Veja foto ao final da matéria)

Público

De acordo com o secretário de Turismo local, Wilker Cruz, a média de público aguardado para o evento da segunda (15/07) até a quinta-feira (18/07) é de duas mil pessoas. Já da sexta (19/07) até o domingo (21/07) a média esperada sobe para dez mil participantes dentre nativos e turistas.

Economia

O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miguel Ângelo Gomes, durante entrevista ao @portaldacapital, afirmou que o investimento feito pelo Governo do Estado para a realização do evento em Matinhas foi de cerca de R$ 650 mil. Porém, deixou claro que a distribuição de valores depende do porte de cada município participante do evento.

Ainda segundo o secretário, em se tratando do movimento do comércio local, o evento proporciona um crescimento na ordem de 30%, porém, o número final só pode ser calculado ao término de cada temporada.

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, também em entrevista ao @portaldacapital, lembrou que existe todo um preparativo prévio por parte das cidades para que o impacto econômico seja positivo para cada uma e suas respectivas populações.

As Prefeituras estão investindo cada vez mais nessas programações fazendo com que o fluxo de turistas durante a semana e no final de semana possa ser amplificado fazendo com que o comércio tenha esse impacto positivo“, enfatizou Ferdinando.

Rota Cultural Caminhos do Frio – Origem

O projeto ‘Rota Cultural Caminhos do Frio’ surgiu de modo tímido ainda no ano de 2005, sob comando da então prefeita de Bananeiras, Martha Ramalho, e de Ana Gondim, produtora cultural que, à época, era secretária Municipal de Cultura e Turismo.

Marta Ramalho, anos mais tarde, durante entrevista à imprensa paraibana revelou ter sido duramente criticada pela ideia de criar o projeto, inclusive, por prefeitos da época, da própria Região do Brejo paraibano que, anos depois, puderam testemunhar com os próprios olhos o sucesso da ideia.

Segundo Marta, no início foi uma luta árdua convencer aos gestores a acreditar na ideia, investirem e participarem do evento. Anos depois, as cidades começaram a fazer “fila” para também entrarem na Rota Cultural.

A Rota Cultural Caminhos do Frio chega, em 2024, à sua 19ª edição já consagrada como um dos mais importantes eventos culturais e turísticos do Brejo paraibano, do Estado da Paraíba e de todo o Nordeste com capacidade de movimentar milhões de reais em cada cidade durante os sete dias de roteiros em cada municípios que comemora todos os anos a visita de milhares de turistas que vem prestigiar uma das mais belas e acolhedoras regiões do país.

Rota Cultural Caminhos do Frio 2024

A Rota Cultural Caminhos do Frio 2024 chegou ao município de Matinhas e lá permanecerá até o dia 21 de julho. O evento já passou pelas cidades de Areia, Pilões e, ainda passará pelas cidades de Solâne (22 a 28/07), Serraria (29/07 a 04/08), Borborema (05 a 11/08), Remígio (12 a 18/08), Bananeiras (19 a 25/08), Alagoa Grande (26/08 a 01/09) e, por fim, Alagoa Nova (02 a 08/09).

Clique aqui e confira a íntegra da programação cultural de Matinhas.

Clique aqui e conheça mais sobre os atrativos da Região do Brejo paraibano que oferece aos visitantes muita música, artes cênicas, gastronomia, trilhas e experiências únicas nos engenhos e demais atrativos locais em um clima friozinho que, durante os meses de julho a setembro, pode chegar a uma média de 12 graus durante a noite.

Confira imagens:

 

Continue Lendo

Paraíba

Caged: Campina Grande chega ao 9º mês consecutivo de saldo positivo na geração de empregos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ano de 2024 tem sido de constantes resultados positivos na geração de empregos em Campina Grande. Segundo a atualização mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente a outubro, a Rainha da Borborema teve 290 novos postos de trabalho gerados, resultado de 3.542 admissões ante 3.252 desligamentos.

No ano, já são 4.495 novos empregos gerados em Campina, que tem, atualmente (dados até o mês de outubro), um total de 107.695 postos de trabalho formais. Quando registramos os números de janeiro de 2021 até outubro de 2024, o Município chega a marca de 16.732 novos empregos gerados.

Nesta nova atualização (outubro de 2024), a alta foi puxada pelo setor de comércio, que teve 920 contratações ante 807 desligamentos, totalizando uma alta de 113 novos empregados. Em seguida está o setor de serviços, tendo 1.836 contratações e 1.737 desligamentos, com saldo positivo de 99 novos postos de trabalho.

A secretária Tâmela Fama, de Desenvolvimento Econômico do Município, comemorou mais um resultado de crescimento para a cidade. ’Seguimos no caminho certo. Há muita rotatividade em alguns setores, mas seguimos trabalhando em prol do nosso crescimento. Como sempre digo, é um trabalho muito forte de captação de novas empresas. Porém, além disso, temos nos aproximado cada vez mais do empresário local, colaborando, dialogando, todos com o mesmo pensamento: o melhor para Campina’, destacou.

Potencial Empreendedor

Além dos seguidos resultados positivos do Caged, há de se destacar o potencial empreendedor de Campina Grande. Em outubro, segundo o Painel de Empresas da plataforma gov.br, foram 513 novos negócios (MEIs) formalizados. Em 2024 esse número já é de 5.182. De janeiro de 2021 a outubro deste ano, o total é de 21.967 microempresas abertas na cidade.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Modelo de reeducação em unidades prisionais femininas na Paraíba vira referência internacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As boas práticas de reeducação nas unidades prisionais femininas levaram a Paraíba a ser um dos três entes brasileiros,  de um total de 54, a participar, em San José,  capital da Costa Rica, de um encontro regional com países da América Latina e Caribe para debater os avanços das Regras de Bangkok, que estabelecem as diretrizes para o tratamento de mulheres privadas de liberdade e medidas alternativas à prisão. O Projeto Castelo de Bonecas, um dos mais bem-sucedidos na humanização e na reinserção social exemplifica bem essas boas práticas adotadas na gestão penitenciária da Paraíba.

O Sistema Penitenciário paraibano tem se destacado pelos projetos de ressocialização, como o “Castelo de Bonecas”, que tem beneficiado reeducandas em todo o Estado, oferecendo qualificação profissional, iniciativa que tem ajudado a diminuir significativamente o índice de reincidência, beneficiando a sociedade como um todo. Durante o encontro na Costa Rica, a Paraíba foi representada pela diretora da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, Cinthya Almeida. O evento começou na segunda (25) e foi realizado até essa quarta-feira (27).

Cinthya Almeida ressaltou a importância da participação da Paraíba nas discussões fomentadas pelo Instituto Latino-americano das Nações Unidas para Prevenção de Crimes e Tratamento de Infrator e pelo Instituto Tailandês de Justiça, entre outros agentes. “A Paraíba, seguindo a orientação do governador João Azevêdo, tem expertise no que preconizam as Regras de Bangkok, haja vista os projetos de ressocialização, como o Castelo de Bonecas, referência na humanização das unidades prisionais do nosso estado. É um evento que vem ao encontro daquilo que esta gestão acredita: a promoção da dignidade das nossas reeducandas”, disse.

Ao todo, foram 54 participantes da América Latina e Caribe, sendo três do Brasil, entre os quais está a diretora da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão. Entre os itens preconizados pelas Regras de Bangkok, o tratamento que leve em conta cuidados de saúde mental, acompanhamento psicológico e apoio emocional a mulheres infratoras.

Estabelecidas por Resolução em 2010, as Regras de Bangkok são diretrizes estabelecidas pelas Nações Unidas que buscam garantir que as mulheres em conflito com a lei sejam tratadas de forma justa e digna, levando em consideração suas necessidades específicas.

“Participar de um evento como esse que trata sobre aplicação de regras mínimas para mulheres privadas de liberdade é motivo de muita felicidade, além de mostrar as boas praticadas no nosso estado, o quanto temos avançado no sentido de cumprir essas regras”, avaliou Cinthya Almeida.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça obriga e Ricardo desembolsa mais de R$ 350 mil para pagar dívida da campanha de 2022

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) foi obrigado pela Justiça a pagar uma dívida pendente com uma empresa de produção audiovisual que havia sido contratada para produzir materiais audiovisuais para a campanha eleitoral de 2022 do petista.

A empresa entrou na Justiça alegando ter sofrido prejuízos pelo não pagamento de uma dívida no valor de R$ 653.329,76 (seiscentos e cinquenta e três mil, trezentos e vinte e nove reais e setenta e seis centavos), oriunda de contratos não pagos por serviços realizados durante a campanha eleitoral de 2022 para Ricardo.

Após tramitação do processo na 9ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa, diz o blog do Marcelo José, a empresa produtora, contratada para a campanha do então candidato Ricardo Vieira Coutinho aceitou receber da pessoa física do político a quantia de R$ 353 mil do próprio bolso, para encerrar o processo.

Continue Lendo