Nos acompanhe

Paraíba

Mais uma paciente do Hospital do Bem recebe alta e toca o sino da cura do câncer

Publicado

em

Logo na entrada do Hospital do Bem – unidade da rede estadual de saúde especializada em Oncologia, no Sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, há um sino pendurado na parede da recepção. E o equipamento não está lá por acaso, nem sem função. Ele é tocado por cada paciente que recebe a notícia de que a saúde venceu a doença. E nessa quinta-feira (11), o som do sino ecoou no ambiente mais uma vez e, desta vez, por causa da remissão completa da doença da Sra. Arlinda Pereira da Silva. A boa notícia foi dada durante a consulta com o oncologista Silas Negrão, que comunicou à paciente que não havia mais sinais de células cancerígenas em seu organismo.

“Não vou dizer que foi fácil enfrentar essa doença, passar por cirurgia e pelo tratamento. No começo fiquei muito desanimada, pensei que não haveria jeito, mas coloquei na mão de Deus e dos médicos. Quando meu cabelo caiu, não tinha certeza se nasceria de novo, mas nem demorou e começou a crescer o cabelo, fui me animando e hoje estou curada”, disse a Sra. Arlinda.

Moradora da Zona Rural de Santana dos Garrotes, do Sítio Maracujá de Baixo, a agricultora, desde 2019, se tratava no Hospital do Bem. Ela descobriu a doença após sofrer com hemorragias recorrentes. “Fui ao médico, ele pediu exames e identificou a doença. Pouco tempo depois eu fiz a histerectomia total e, logo em seguida, comecei o tratamento no Hospital do Bem, local que tão bem me atendeu, que tem uma equipe maravilhosa e é muito organizado. A eles, e a Deus eu devo minha cura”, afirmou ela.

E, nestes cinco anos, a Sra. Arlinda teve 21 consultas oncológicas no Hospital do Bem e realizou quatro ciclos de quimioterapia na unidade, cada ciclo com cinco sessões, totalizando 20 sessões. Disciplinada, ela sempre seguiu as orientações médicas da oncologista Nayarah Xavier, que a acompanhou em todo o ciclo de tratamento. E coube ao também oncologista Silas Negrão, que substituiu a médica no serviço, dar alta a paciente. “Foi com muita felicidade que demos alta à Sra. Arlinda, uma guerreira, que conseguiu vencer todas as adversidades do tratamento, seguindo com muita disciplina todas as orientações médicas e realizando todos os exames solicitados. Eu a acompanhei nos últimos dias e pude dar essa notícia tão boa da alta depois dos resultados de exames que revelaram que não há mais nada no sentido oncológico no organismo dela”, disse o médico, lembrando que a médica Nayarah teve grande e importante participação na cura desta paciente.

Ainda segundo o médico, o caso da Sra. Arlinda ilustra a importância da detecção e tratamento precoce da doença. “A neoplasia que acometeu a Sra. Arlinda era um tumor que poderia ser agressivo, mas como o diagnóstico foi feito no estágio inicial da doença e o tratamento também foi extremamente adequado e realizado no início do processo, daí as chances de cura se ampliaram, tanto que ela teve alta com um desfecho feliz que foi a manutenção da saúde dela. Em tratamento oncológico, tempo é igual à vida e a gente não pode perder tempo”, reiterou o oncologista Silas Negrão.

Hospital do Bem – Nos cinco primeiro anos de atividades da unidade oncológica do sertão, foram realizados 55.383 atendimentos ambulatoriais, 22.140 sessões de quimioterapia, 4.234 cirurgias e .4.947 internações. Neste período, o hospital também realizou 712 punções de mama, 515 biópsias de mama, 505 biópsias prostática, 1.270 biópsias de pele, 73 biópsias de ovário e 270 biopsias de colo uterino.

Vale salientar que o hospital não parou suas atividades no período da pandemia. Em setembro próximo, o Hospital do Bem completa seis anos de atividades, com a oferta de exames especializados, cirurgias, quimioterapia e consultas ambulatoriais, tornando-se um hospital referência 100% SUS. Em breve, a unidade ofertará também radioterapia, com a aquisição de um acelerador linear (já licitado) e o equipamento de braquiterapia.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta quarta-feira (18/09), Campina lidera o ranking com 71 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (65), Bayeux (31) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 508 (quinhentas e oito) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 44170 (quarenta e quatro mil, cento e setenta) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação infantil e construção de novas creches é compromisso de Eduardo para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (18/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o incentivo à educação infantil. O Plano de Governo conta com construção de novas creches com destaque para o Vale do Camaratuba e outros bairros da zona urbana, além de programas de capacitação para educadores e cuidadores infantis, apostando em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

“Tô pronto pra firmar um compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Queremos garantir que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. Mamanguape merece mais oportunidades para crescer e se desenvolver, começando pela base: a educação!”, disse Eduardo.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula parabeniza TRE por indeferimento da candidatura de Chico Mendes: “Ele tentou burlar a lei”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), durante sessão desta terça-feira (17/09) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) parabenizou o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu a candidatura do deputado Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras. De acordo com a deputada, Chico tentava burlar a lei para se beneficiar com um terceiro mandato de prefeito.

“O meu bom dia hoje é todo especial para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Hoje quero parabenizá-los, juízes, desembargadores, desembargadoras e a presidente, desembargadora Agamenilde Dias, por uma razão justa, correta; o indeferimento da candidatura do deputado Chico Mendes que tentou burlar a lei para conseguir um terceiro mandato. Foi uma decisão tomada por homens e mulheres que conhecem a lei, homens que conhecem o direito, que conhecem a justiça e a jurisprudência”, afirmou.

Para a parlamentar, com a decisão de indeferimento de candidatura, prevaleceu a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o terceiro mandato. “Chico Mendes tentava burlar a lei como de costume, por isso parabenizo o a corte do egrégio TRE-PB formado por conhecedores da lei e digno de respeito e admiração dos paraibanos”, concluiu.

Continue Lendo