A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realiza, nesta terça-feira (16), o 1º Seminário Regional das Feiras da Agricultura Familiar. O evento, idealizado pela Gerência Regional da Empaer de Solânea, começa a partir das 8h30, na Casa Vó Corina, localizada no Distrito de Roma, no município de Bananeiras, Brejo paraibano.
O seminário tem por objetivo principal fortalecer a rede das feiras da agricultura familiar da região, por meio da troca de experiências exitosas verificadas em todo o Estado. Na ocasião, os extensionistas, agricultores e autoridades presentes irão debater os pontos fortes e os desafios enfrentados pelas feiras locais, com a finalidade de desenvolver estratégias que ampliem o alcance dessas feiras, e assim, contribuir com a sustentabilidade econômica das famílias agricultoras.
A programação consta de dois painéis. O primeiro, logo após a abertura, será coordenado pelo facilitador das feiras no Estado extensionista Severino Henrique de Lima, que falará sobre Origens de Feiras da Agricultura Familiar, juntamente com o secretário de Cultura e Turismo de Dona Inês, Josenildo Fernandes e Julieta Estevão, da Casa de Economia Solidária de Araruna, como moderadora.
O tema do segundo painel, Sustentabilidade e Soberania Alimentar nas Feiras da Agricultura Familiar será debatido pelos técnicos Maurício José Guerrini, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Juliana Nóbrega, da UFPB Campus de Bananeiras, com moderação da extensionista Juliana Ferreira, da Empaer de Serraria. Após as discussões, serão formados grupos de trabalho para apresentação e encaminhamentos.
Com encerramento previsto para as 14h, o 1º Seminário Regional de Feiras da Agricultura Familiar conta com parcerias da Cooperativa de Agricultores Familiares do município de Bananeiras (Coofab), Sicred, Banco do Nordeste e DF Máquinas.
Feiras – Atualmente, a Paraíba conta com 91 feiras da agricultura familiar, beneficiando mais de 2.280 famílias agricultoras em 86 municípios. Em 2023, entre as feiras instaladas, estão a que fica no município de Brejo do Cruz, a primeira Feira Indígena Potiguar do Estado da Paraíba. Diferente das demais, que funcionam no período da manhã, a feira indígena acontece à tarde, horário mais frequentado pelos turistas.