Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura oferece equipamentos públicos que promovem ações socioeducativas nos bairros da Capital

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza espaços com atendimento especializado que funcionam como ponte entre as políticas públicas e a população. Nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), ligados à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), previnem situações de risco social e trabalham o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Já os Centros de Referência da Cidadania (CRCs) administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizam ações socioeducativas e artístico-culturais com a participação cidadã, de modo a formar, qualificar, apoiar, orientar e encaminhar aos serviços.

“Os Cras são imprescindíveis na execução da política da assistência social, porque eles são a porta de entrada das pessoas em situação de vulnerabilidade social que precisam ter acesso a um benefício eventual, seja ele cesta básica, auxílio natalidade, enxoval, entre outros”, explica a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Benicleide Silvestre.

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania administra 14 Cras na cidade de João Pessoa, que ficam instalados nos bairros de Alto do Mateus, Cruz das Armas, Cristo Redentor, Gramame, Grotão, Ilha do Bispo, Mandacaru, Mangabeira, Treze de Maio, São José, Valentina de Figueiredo, Gervásio Maia, Vale das Palmeiras, Roger/Padre Zé (volante).

A depender do caso, os Cras encaminham os integrantes da família ou o grupo inteiro para serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica, relativos às seguranças de rendimento, autonomia, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária.

“Então, para além disso, nós temos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculo nas comunidades, onde são ofertadas rodas de diálogo, atividades para que a criança e o adolescente estejam no contraturno da escola e também para os idosos. São atividades como dança, palestras e oficinas”, explica Benicleide Silvestre.

As inscrições para participar dos grupos nos Cras estão sempre abertas para as demandas espontâneas. A programação de atividades é elaborada de acordo com a situação de cada comunidade.

CRCs – Os Centros de Referência da Cidadania (CRCs), administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, são espaços para o desenvolvimento de projetos e programas sociais, incentivo à prática esportiva e saúde, capacitação profissional, promovendo o fortalecimento e a criação de convivência e vínculos com a comunidade.

“Os CRCs são equipamentos de grande impacto nos locais em que estão instalados, porque aproximam os serviços que temos disponíveis e a comunidade. Buscamos sempre levar em consideração o que pode ser entregue de positivo para quem utiliza o equipamento, como atividades e cursos que trabalham a profissionalização, mas também os laços comunitários entre pessoas, fortalecendo os vínculos entre os moradores de cada região”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Norma Goveia.

A Secretaria de Desenvolvimento Social administra oito CRCs na cidade de João Pessoa, que ficam instalados nos bairros de Costa e Silva, Cristo Redentor, Sinhá Bandeira, Funcionários II, Jardim Veneza, Mangabeira, Roger e Saturnino de Brito.

A telemarketing Thaise Silva, de 29 anos, e a costureira Ozenira Nobre Mendonça, de 53 anos, são moradoras do Jardim Veneza e participam com frequência das atividades promovidas pelo CRC do bairro. Ambas estão finalizando o curso de telemarketing, que está sendo promovido pela Prefeitura, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano (Inadh).

Antes mesmo de finalizar o curso, Thaise Silva já conseguiu um emprego na área. “Para exercer essa atividade, você precisa ser eloquente, saber falar. Eu já tinha um pouco disso. O curso me ajudou muito na parte técnica, principalmente na disciplina de práticas administrativas. Porque as dicas serviram também para ser aplicadas nas rotinas de casa, melhorando nossas tarefas. Estudar, trabalhar e cuidar da casa não é fácil. Então, conciliar tudo isso também requer administração”, comenta Thaise Silva.

Ozenira Nobre já havia feito curso de informática no CRC do Jardim Veneza e, quando ficou sabendo do curso de telemarketing, não perdeu tempo e fez logo a inscrição. “Não vejo minha idade como limitação para o mercado de trabalho. Sempre que tenho oportunidade, eu faço cursos, procuro me capacitar, porque, na hora certa, quando surgir uma vaga, eu vou estar preparada”, conta.

Ozenira fala com propriedade, porque foi no CRC do Jardim Veneza, há mais de 20 anos, que ela fez um curso de corte e costura que a possibilitou trabalhar por mais de 10 anos em fábricas em João Pessoa. “Sou frequentadora antiga daqui. Minha mãe também participa dos grupos de idosos. Nós gostamos muito do espaço. Nesse curso de telemarketing, eu achei que não ia conseguir avançar, tem sido muito desafiador. Mas a professora Maristela, sempre muito paciente, procura ensinar com zelo e nos incentiva a continuar aprendendo”, compartilha Ozenira.

A professora Maristela Borges, instrutora do Inadh, fala que é muito gratificante estimular a troca de experiências e contribuir para a mudança de vida das pessoas.

“Por vezes, os grupos são desafiadores, porque eles têm idades diferentes, e cada fase tem suas limitações. Mas isso nunca é fator para desanimarmos. Muito pelo contrário, a gente fica muito feliz em saber que nosso conhecimento faz a diferença na vida deles. Tenho várias alunas que já saíram daqui direto para o mercado de trabalho, então, esse sentimento não tem preço”, finaliza.

Serviço: Confira a lista com os endereços dos Centros de Referência da Assistência Social em João Pessoa https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/centro-de-referencia-de-assistencia-social-cras/

Relação dos Centros de Referência da Cidadania – CRC’s

CRC – Costa e Silva
Rua Dr. Arlindo Correia, s/n.
(83) 99606.1358

CRC – Cristo
Rua Professora Luiza Fernandes Vieira, s/n
(83) 99317.8805

CRC – Sinhá Bandeira
Rua Capitão João Freire, 218
(83) 98825.4764

CRC – Funcionários II
Rua Francisco Gomes de Oliveira, s/n.
(83) 98881.6358

CRC – Jardim Veneza
Rua Antônio Alves de Morais, s/n.
(83) 98720.7364

CRC – Mangabeira
Rua Janduí Dantas do Nascimento, s/n.

CRC – Roger
Rua Sizenando Costa, 57
(83) 98888.0839

CRC – Saturnino de Brito
Rua Reinaldo dos Santos, s/n
(83) 98163.9779

Continue Lendo

Paraíba

Yuri Ezequiel vota em JP: “saímos convictos que é possível construir uma cidade pros trabalhadores”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O último candidato a votar em João Pessoa neste domingo (06/10) foi o candidato pelo Unidade Popular, Yuri Ezequiel. Ele votou por volta das 12h, no Espaço Cultural.

“Encerramos hoje a campanha eleitoral, apresentando um programa popular pra cidade de João Pessoa. Sem dúvida nenhuma saímos firmes, convictos, que é possível construir uma cidade pros trabalhadores, pras trabalhadoras da nossa cidade. E pra isso, o povo deve estar organizado”, disse.

Continue Lendo

Paraíba

“O voto é secreto e garante a liberdade de escolha de cada um”, disse Cartaxo neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de João Pessoas nas eleições deste domingo (06/10), Luciano Cartaxo (PT), votou na manhã de hoje em sessão localizada no Clube da Pessoa Idosa, situada no bairro Altiplano.

Ele estava acompanhado do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), da candidata a vice na chapa, Amanda Rodrigues, do candidato a vereador Tárcio Teixeira (PSol), e familiares.

“O voto é uma das maiores formas de expressão para transformar a realidade, a nossa cidade. Ele é secreto e garante a liberdade de escolha de cada um. Faça a sua parte e exerça esse direito tão importante para o futuro de todas e todos”, frisou.

Continue Lendo

Paraíba

“No segundo turno vamos unir a cidade pelo bem de João Pessoa”, diz Ruy momentos antes de votar

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeitável Ruy Carneiro (PSC/Podemos) votou na manhã deste domingo (06/10) no bairro de Manaíra, em João Pessoa, nas dependências do Colégio AZ.

Ruy chegou com a vice da sua chapa, Amanda CSI (MDB), se mostrando confiante e animado com a possibilidade de estar num segundo turno eleitoral nas Eleições 2024.

No segundo turno vamos unir a cidade pelo bem de João Pessoa”, afirmou Ruy.

Continue Lendo