Nos acompanhe

Paraíba

Camila e Efraim conseguem cozinha comunitária que vai garantir segurança alimentar em Guarabira

Publicado

em

Crianças da Associação Anajô, em Guarabira, foram beneficiadas com 100 refeições diárias, dentro do programa Cozinha Solidária da Coca-Cola em parceria com a Gastromotiva. A iniciativa da parceria, que tem como objetivo a garantia da segurança alimentar através de uma cozinha comunitária, foi fruto do trabalho da deputada estadual Camila Toscano (PSDB) e do senador Efraim Filho (União Brasil).

“Estou muito feliz com essa parceria e ainda por saber que o surgimento da associação Anajô conta também com o trabalho de Zenóbio Toscano. É um projeto importante que trabalha com meninos e meninas da nossa Guarabira e que agora contará com esse reforço na segurança alimentar. Nosso agradecimento especial ao senador Efraim Filho que nos colocou como uma ponte pare que isso pudesse acontecer. Vamos continuar trabalhando muito, pois Guarabira e a Paraíba só tem a ganhar com isso”, destacou Camila.

O senador Efraim Filho disse que Guarabira tem esse perfil, que é uma cidade formadora de opinião, polo de desenvolvimento e irradiadora de influência. “E quando a gente quis buscar essa parceria, vimos Guarabira como sendo uma prioridade. Fomos construir junto com a deputada Camila, o prefeito Marcos, entidades que pudessem acolher esse projeto. E a Anajô é uma entidade que se encaixa nesse perfil, que acolhe essas crianças e a comunidade como um todo. Então com essa parceria da Gastromotiva e da Coca-Cola a gente consegue ajudar a transformar a vida de crianças”, disse.

O diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola, Eduardo Dias, revelou que essa é a terceira iniciativa que a empresa traz para a Paraíba. “Começamos primeiro com a capacitação de jovens para o primeiro emprego, depois com o projeto chamado Escolas de Chuva que é para levar água para as escolas que sofrem com a escassez hídrica e agora com muita satisfação, a terceira iniciativa que é de combate à fome. Com parceria com a Gastromotiva, a gente já criou, já implementou várias dessas cozinhas solidárias no Brasil, chegando aqui em Guarabira. Então essa cozinha vai começar servindo cerca de 100 refeições diariamente, depois vai aumentando gradualmente”, afirmou.

Segundo Eduardo Dias, o projeto terá uma segunda parte, o de fortalecer o empreendedorismo feminino. “Então as cozinheiras que estão preparando as refeições aqui vão ser treinadas, capacitadas para que depois elas também possam produzir algum tipo de alimento, seja um bolo ou algum outro produto que elas possam utilizar depois para vender aqui localmente e gerar renda para essas mulheres também”, frisou.

Para o co-fundador da Gastromotiva, David Hertz, o projeto instalado na Anajô pode ser chamado de Gastronômica Social. “Nós já abrimos mais de 150 no país, em 10 estados. A Gastromotiva usa a gastronomia para a transformação social. A gente começa aqui na Anajô, distribuindo 100 refeições por dia, na maioria para as suas crianças, mas também para as famílias atendidas. São refeições nutricionais e saudáveis. E o que a gente pretende com esses 10 meses de projeto é treinar a organização para poder levar esse projeto à frente, para a gente poder montar um restaurante, quem sabe, saudável para a cidade”, disse.

A presidente da Associação Anajô, Josenilda Brito, agradeceu a iniciativa da deputada Camila Toscano e do senador Efraim Filho, além da Coca-Cola e da Gastromotiva. “A cozinha chegou pra nós como um grande presente. Esse projeto veio pra somar com tudo que a gente queria realizar através da Camila, através da Coca-Cola e o pessoal da Gastromotiva de São Paulo”, destacou.

Para o professor Ailton da Silva, a chegada do projeto e o início da parceria marcam esse dia histórico. “São pessoas que vêm a profissionalizar, agregar e fortalecer que essa oportunidade com a cidade de Guarabira. Tudo está viabilizado através da deputada Camila junto com o senador Efraim. A deputada já conhecia esse projeto através do seu pai, nosso querido e saudoso Zenóbio Toscano. Foram pessoas que foram fundamentais para a existência desse projeto”, frisou.

Também estiveram presentes no início do projeto o prefeito de Guarabira, Marcos Diogo e a ex-deputada e ex-prefeita, Léa Toscano.

Continue Lendo

Paraíba

TRE-PB indefere registro de candidato que teria simulado casamento para ser elegível em Mulungu

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de um ‘prefeitável‘ do Município de Mulungu, localizado na Região do Brejo paraibano, após comprovar que ele teria mantido união estável com uma filha do ex-prefeito da cidade e que, conforme denúncia recebida, teria simulado um casamento com outra mulher para se tornar elegível.

As investigações foram conduzidas pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e comprovaram a má-fé de Pollyan Rebouças, que queria se tornar prefeito da cidade pelo MDB, driblando a legislação eleitoral.

Leia também: MPE investiga suposto casamento que teria sido forjado por candidato a prefeito de Mulungu

A ação foi movida pela coligação da candidata Daniela Ribeiro (Republicanos), representada pela advogada Nathali Rolim e as investigações iniciadas ainda na primeira quinzena do mês de setembro.

Continue Lendo

Paraíba

Grau de Instrução: 2,41% dos candidatos na PB apenas lê e escreve; menos de 30% tem ensino superior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os paraibanos dos 223 municípios do Estado irão escolher, neste domingo (06/10), dia da votação das Eleições 2024, entre os 530 candidatos a prefeito, 541 a vice-prefeito e os 9.163 a vereador, que disputam 2.201 vagas. De acordo com dados do TSE (atualizados em 3 de outubro), do total de candidaturas, 1.740 disputam a reeleição.

Entre os 10,2 mil candidatos no Estado, 66% declararam ser do gênero masculino e 34% do feminino. A maioria (52%) informou ser casado, seguido pelos solteiros (36%), divorciados (9%), viúvos (2%) e separados judicialmente (1%). Quanto à cor e raça, 50,6% são pardos, 39% brancos, 8,87% pretos, 0,34% amarelos e 0,8% indígenas.

Com relação ao grau de instrução, o perfil das candidaturas é o seguinte: ensino médio completo (38,54%), ensino superior completo (27,08%), ensino fundamental incompleto (13,73%), ensino fundamental completo (9,37%), ensino médio incompleto (4,88%), ensino superior incompleto (4%) e 2,41% lê e escreve.

Continue Lendo

Paraíba

Litoral Norte: candidato a prefeito de Lucena é detido por desobediência à Justiça Eleitoral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Leo Bandeira (MDB), candidato a reeleição no Município de Lucena, localizado no Litoral Norte paraibano, foi detido pela Polícia Militar (PM), por desobediência à Justiça Eleitoral. O fato aconteceu na noite do sábado (05/10).

Leo Bandeira desobedeceu à regra eleitoral e foi flagrado participando de carreata com apoiadores.

Na ocasião, o veículo foi apreendido e o candidato só foi liberado pela Polícia por volta das 22h após coleta de depoimento.

Continue Lendo