Nos acompanhe

Paraíba

Artesãos das Casas de Economia Solidária comemoram sucesso de vendas no Salão do Artesanato

Publicado

em

Cerca de 20 artesãos das Casas de Economia Solidária instaladas pelo Governo da Paraíba em sete municípios paraibanos marcaram presença no 38º Salão do Artesanato Paraibano – encerrado nesse domingo (30) –, onde comercializaram suas peças e conseguiram dar visibilidade ao trabalho, que tem a produção apoiada ao longo do ano por meio da atuação da Secretaria de Desenvolvimento Humano e da Secretaria Executiva de Economia Solidária.

A artesã Luana Pontes, de Damião, na região do Curimataú, disse que a oportunidade foi além da renda extra. “Estar num espaço como este deu palco para meu trabalho e a troca de experiências. Conheci e conversei com artesãos mais experientes, que me passaram mais conhecimento e novas ideias”, disse.

Luana faz parte da Casa de Araruna e trabalha com crochê e macramê. Ela expôs tapetes e peças de casa, junto a artesãs com foco em enxoval, roupas e artigos decorativos em uma variedade de produtos e tipologias. “É muito bom ver nosso trabalho reconhecido com este apoio para mostrar nossas peças e para estar aqui com todos os custos oferecidos pra gente é importante demais. Isso me incentiva a continuar”, declarou.

As Casas de Economia Solidária funcionam em Soledade, Pombal, Araruna, Barra de Santa Rosa, Ingá e no Centro público, localizado em João Pessoa. Elas têm enfoque direcionado à comercialização dos produtos da agricultura familiar, plantas medicinais e ornamentais, além de artesanatos diversos.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, a exposição é um momento que traduz o trabalho permanente, realizado junto aos artesãos. “Na vitrine que é o Salão, inserimos o artesanato das Casas Solidárias, fortalecendo a promoção do trabalho dos artesãos, que têm na gestão do governador João Azevêdo a estrutura necessária à resistência e ao crescimento. Tivemos no Salão uma grande oportunidade, que proporciona um verdadeiro espaço não só de venda, mas de cultura e promoção de cidadania. Registro aqui os meus parabéns ao governador e à organização geral, em nome de Marielza, por essa edição tão linda e histórica, reforçando nosso compromisso conjunto com a causa do artesanato paraibano”, pontuou.

O secretário executivo de Economia Solidária, Roberto Beltrão, comemorou os resultados. “Trazer artesãos para um espaço de comercialização privilegiado é um esforço que rende frutos econômicos e sociais e proporciona que façam novos contatos e recebam encomendas, incentivando a atividade. Ao longo de 30 dias de permanência no Salão do Artesanato, nosso estande foi um dos mais visitados e isso reflete diretamente na autoestima dos expositores”, destacou.

Os empreendimentos de economia solidária mapeados no Estado da Paraíba recebem apoio por meio de assessoria, formação, capacitação e entrega de equipamentos. Eles são associações, cooperativas e grupos informais das mais diversas modalidades, a exemplo da agricultura familiar, artesanato, produtos derivados de leite bovino e caprino, orgânicos, entre outros.

Continue Lendo

Paraíba

Polícia Militar flagra distribuição ilegal de camisas amarelas em Remígio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na noite desta sexta-feira (04/10), a Polícia Militar flagrou um veículo sob a suspeita de distribuição indevida de brindes da chapa encabeçada por Claúdio Régis (PP), em Remígio. O flagrante constatou a presença de camisas e materiais de campanha da chapa, sob posse do primo do candidato a vereador Edu Gonçalves (PP). Essa prática é ilegal durante o período eleitoral.

A legislação eleitoral brasileira, conforme o artigo 39, §6º da Lei 9.504/97, proíbe distribuição de brindes, camisetas, chaveiros, bonés ou quaisquer outros bens que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

A prática é considerada captação ilícita de sufrágio, também conhecida como “compra de votos”, sujeitando o infrator a sanções que podem incluir multa e cassação do registro ou diploma do candidato beneficiado. Além disso, o responsável pela prática pode responder a processo criminal, com pena de até 4 anos de reclusão.

Durante a ação, os responsáveis pelos materiais ameaçaram advogados da chapa Pra Cuidar de Remígio, composta pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSB, União Brasil, PT e PV, que acompanhavam a ação de flagrante. A coligação que representa a candidatura de Gleds (Rede), acionará a Justiça para que as medidas legais sejam tomadas.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: veja como consultar local de votação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As Eleições Municipais de 2024 ocorrem neste domingo (06/10), em todo o Brasil, com exceção do Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE). Na Paraíba, mais de 3 milhões de eleitores estão aptos a votar para os cargos de prefeito e vereador nas mais de 10.626 seções eleitorais e 1.825 locais de votação.

Ao todo, o Estado conta com 10.339 urnas eletrônicas lacradas e 1.277 urnas de contingência. A votação será aberta a partir das 8h, considerando o horário de Brasília. O eleitor tem até as 17h pra votar.

Saiba como conferir o local de votação:

  • O site do Tribunal Superior Eleitoral e clique no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página.
  • Depois, acesse “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, consulte onde votar.
  • Preencha os campos com o nome ou o número do título de eleitor ou CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e clique em “Entrar”.

As páginas dos respectivos tribunais regionais eleitorais (TREs) também dispõem de um espaço para pesquisar essas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.

Como consultar pelo e-Título:

Já no aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, a informação ao local de votação logo na tela de início, abaixo do nome da eleitora ou do eleitor.

Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia o eleitor até a respectiva seção eleitoral.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Continue Lendo

Paraíba

TRE nega recurso de Raíssa Lacerda e mantém uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) negou por unanimidade, nesta sexta-feira (04/10), o recurso apresentado pela defesa da vereadora Raíssa Lacerda (PSB) para revogação das medidas cautelares impostas a parlamentar no âmbito da Operação Território Livre.

Entre as medidas impostas para revogação da prisão preventiva está o uso da tornozeleira eletrônica, proibição de se comunicar com demais investigadas no caso, bem como circular nos bairros São José e Alto do Mateus.

O pedido foi relatado pelo juiz Bruno Teixeira, que seguiu entendimento do Ministério Público Eleitoral (MPE), reforçando a necessidade de manter as medidas cautelares.

A Operação

A parlamentar foi presa Polícia Federal (PF) no dia 19 do mês passado durante a segunda fase da ‘Operação Território Livre’, deflagrada em João Pessoa, e que teve por objetivo combate ao aliciamento violento de eleitores e organização criminosa atuante.

Raíssa é suspeita de liderar um esquema criminoso que, através de controle de território, juntamente com outras pessoas investigadas, estaria exercendo influência no pleito eleitoral, praticando condutas de constituição de organização criminosa, uso de violência para coagir o voto e outros que restarem comprovados.

Continue Lendo