Nos acompanhe

Paraíba

Universidade atesta que Certificado de Mestrado de secretária de Educação licenciada de Cajazeiras é falso

Publicado

em

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), enviou documento à Câmara Municipal de Cajazeiras atestando que um certificado de revalidação de curso de mestrado apresentado pela então secretária de Educação de Cajazeiras, professora Corrinha Delfino, pré-candidata a prefeita da cidade pelo PP, é falso. “Informamos que o diploma de: Maria do Socorro Delfino Pereira são falsificações, pois a Universidade Aberta do Brasil da Unifesp não oferta cursos de Mestrado e atua exclusivamente com a oferta de cursos de Extensão e Especialização”.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

O Ofício 83/2024, assinado pela professora Denise Ayres, coordenadora geral da UAB/Unifesp, responde a um expediente enviado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cajazeiras, após aprovação de requerimento proposto pelo vereador Alysson Voz e Violão, para solucionar suspeitas surgidas depois que a professora Corrinha Delfino apresentou um suposto diploma de revalidação do curso de mestrado, que ela própria revelou ter cursado numa instituição dos Estados Unidos e reavaliado pelo sistema de São Paulo.

Em seu ofício, a coordenadora do sistema UAB/Unifesp, disponibiliza links de sites, inclusive do Ministro da Educação, comprovando que as instituições citadas pela professora Corrinha Delfino não oferecem cursos de mestrado, ficando, pois, impossibilitadas de realizarem a revalidação de referidos cursos. Especificamente sobre a situação da professora Corrinha, o ofício traz a seguinte informação: “No link Diplomas Unifesp ( < https://diplomas.unifesp.br/ >), é possível constatar que a aluna não se formou na Unifesp.”

A professora Denise Ayres chega a informar que existem outros pedidos de informação sobre revalidação de mestrados e foi aberta uma investigação para esclarecimentos de outras possíveis falsificações.

Em outros trechos do ofício, a coordenadora do sistema UAB/Unifesp se encarrega diretamente de desmentir informações dadas pelo professora Corrinha Delfino em emissoras de rádio em Cajazeiras e constantes do certificado falso apresentado pela mesma. “Reforço ainda que o DECRETO Nº 5.800, DE 8 DE JUNHO DE 2006 apresentado no diploma da aluna, logo abaixo da assinatura e nome da diretora de pós-graduação e da pró- reitora, dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB no Brasil, e não se refere ao curso específico na Unifesp”.

Outro desmentido diz respeito a autenticidade de assinatura do certificado apresentado, que não seria da coordenação da Unifesp. “A Profa. Dra. Simone Pereira Benck, que assina como Diretora de Pós-graduação e a Profa. Dra. Helena Takako Abe, que assina como Pró-reitora, não pertencem ao quadro”.

O presidente de Câmara Municipal de Cajazeiras, Eriberto Maciel, revelou que vai dar conhecimento do ofício recebido ao Tribunal de Contas, Ministério Público Federal e do Estado, além da Polícia Federal, para que o caso seja investigado e a falsificação do referido certificado de mestrado da ex-secretária de Educação seja desmascarada. Outro objetivo é sustar prejuízos aos cofres municipais com a incorporação de gratificação aos salários da professora Socorro Delfino que o certificado sem validade proporcionou.

Entenda o caso

Há cerca de dois meses, o ex-deputado Jeová Campos denunciou em Cajazeiras que a então secretária de Educação do município, professora Corrinha Delfino, pré-candidata a prefeita da cidade, teria utilizado um certificado de mestrado sem validade para aumentar seu salário no município; Mais recentemente, a própria professora Corrinha Delfino compareceu a uma emissora de rádio para apresentar o certificado de mestrado revalidado, o que teria ocorrido através do sistema composto pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Universidade Aberta do Brasil (UAB); o curso teria sido feito numa instituição dos Estados Unidos.

O certificado apresentado gerou suspeitas pela ausência de símbolos próprios de diplomas oficiais. Após aprovação de requerimento, a Câmara Municipal encaminhou pedido de esclarecimento à Unifesp e agora recebeu ofício atestando a falsidade do certificado apresentado.

Continue Lendo

Paraíba

Rinaldo Mouzalas declara apoio a Harrison Targino para reeleição na OAB-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado Rinaldo Mouzalas declarou apoio ao projeto de reeleição do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, na noite desta quinta-feira (03/10), durante um happy hour oferecido pelo escritório Mouzalas Azevedo Advocacia, em João Pessoa.

Durante seu discurso, Mouzalas fez questão de destacar sua longa relação com Targino, tanto pessoal quanto profissional. “Eu conheço o Harrison há mais de 10 anos. Posso dizer que muito mais do que isso, pois já acompanhava sua carreira antes. Ele construiu uma trajetória muito bonita, servindo ao nosso estado da Paraíba”, afirmou.

A decisão de apoio, segundo ele, foi pautada na coerência e em uma reflexão cuidadosa, embora, ao final, tenha se mostrado fácil de tomar. “A decisão que eu tomei é firmada na coerência. Refleti muito sobre ela, mas nunca foi tão fácil de tomar, que é apoiar meu amigo e professor, Harrison Targino, para presidente da OAB-PB”, declarou.

Mouzalas também ressaltou as qualidades de Targino, reconhecendo nele características essenciais para a liderança da advocacia paraibana. “Sempre vi em Harrison uma pessoa coerente, justa, que não precisa inventar discursos para agradar a maioria. Eu creio na força da advocacia, e que aqueles que se dedicam com paixão, como Harrison, merecem nosso apoio.”

O discurso reforçou ainda a importância de fortalecer a entidade e a advocacia como um todo, sem focar em projetos pessoais. “Nós devemos fortalecer a entidade, não pessoas. Fortalecer caminhos, e não propostas individuais. Fortalecer uma vida dedicada à advocacia, como a de Harrison e de todos que estão ao seu lado nesta batalha que se aproxima”, concluiu.

Harrison Targino agradeceu o apoio recebido e destacou a admiração por Rinaldo Mouzalas e os advogados que compõem o escritório Mouzalas Azevedo Advocacia. “Rinaldo, assim como todos os advogados e advogadas do escritório, é admirado por sua trajetória pessoal e profissional, pelo que representa para a advocacia, seus clientes e para o mundo do direito”, afirmou.

“Estou muito feliz em poder estar aqui para celebrarmos essa unidade. Uma unidade que busca reforçar uma entidade que não pode ter dono, que não pode ser submissa a interesses menores e que deve representar, com toda força, a advocacia paraibana e brasileira, assim como a sociedade e a todos nós”, completou Harrison.

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed João Pessoa lança quinta edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. Clique aqui para assistir.

Continue Lendo

Paraíba

Portaria altera o expediente da Justiça Eleitoral paraibana da próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por meio da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE, estabelece que o expediente da Secretaria do Tribunal e das Zonas Eleitorais, excepcionalmente, no dia 7 de outubro de 2024 (segunda-feira), terá início às 15h e término às 19h.

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Continue Lendo