Nos acompanhe

Paraíba

Itinerários literários de duas obras de José Américo são temas de pesquisa na FCJA

Publicado

em

O processo de produção, circulação e estratégias editoriais de duas obras do patrono da Fundação Casa de José Américo (FCJA), escritas na década de 1920, é objeto de pesquisa já em ação na instituição sediada em João Pessoa. Com o título ‘De A Paraíba e Seus Problemas à A Bagaceira: itinerários de José Américo de Almeida’, o subprojeto recém-iniciado deve apresentar os primeiros resultados em março de 2025.

Integrando o projeto geral ‘Preservação da memória e difusão educativa, cultural e científica do acervo da Fundação Casa de José Américo’, esse subprojeto é coordenado pelo professor Luiz Mário Dantas Burity, da Universidade Estadual da paraíba (UEPB), com participação dos pesquisadores Huerto Eleuterio Pereira de Luna (Letras/SEE-PB) e Janyne Paula Pereira Leite Barbosa (História/SEE-PE), com iniciação tecnológica de Lívia Maria Silva Ferreira de Matos (Letras/UFPB) e Valéria Farias de Sousa (Letras/UFPB).

Em plena atividade desde o início do ano, a equipe visa compreender os processos de produção, circulação e recepção das obras de José Américo de Almeida dos anos de 1920: ‘A Paraíba e Seus Problemas’, de 1923, um ensaio que reflete estudos de economia, geografia humana e sociologia; e o romance ‘A Bagaceira’, de 1928, considerado um marco na literatura brasileira, que conferiu projeção nacional a José Américo como escritor.

O coordenador Luiz Mário esclarece que, na realidade, a equipe está dando continuidade a uma outra pesquisa que versava especificamente sobre ‘A Paraíba e Seus Problemas’, agora tendo como foco outros textos do autor da década de 1920 e, principalmente, o romance ‘A Bagaceira’.

“Estamos nos aventurando sobre as várias edições de ‘A Bagaceira’, jornais e inúmeros outros documentos, no intuito de compreender melhor o processo de construção da obra… Como era a rotina do autor durante a escrita, quem eram suas referências, quais as suas intenções com a obra e que mudanças foram feitas entre uma edição e outra”, detalha o coordenador.

Ele prossegue: “O nosso foco é compreender melhor a circulação da obra… As editoras que publicaram, como foram os acordos para a publicação, tiragem, projetos editoriais… E a recepção, em seus aspectos mais amplos, desde as críticas publicadas nos jornais, respostas oferecidas nas cartas, até a circulação nas escolas por meio de editais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”.

“A nossa proposta”, complementa o professor Luiz Mário, “é oferecer um material interessante para que pesquisadores e a população em geral conheçam mais detalhes sobre a história do livro ‘A Bagaceira’ e do seu autor, tão centrais na cena literária nacional. Tratamos de uma obra que marcou uma virada estética importante em nossa literatura e que certamente tem muito a nos dizer sobre quem já fomos, quem somos e o que podemos ser”.

Ele informa que o material é uma edição crítica da obra, um banco de dados sobre a sua circulação e recepção, além de artigos e capítulos de livros sobre o tema. Por fim, a expectativa da equipe é que possa compreender melhor a história do livro, do autor e do Nordeste dos anos de 1920.

“Falamos de um Nordeste modernista, que ensaiava uma perspectiva própria para o modernismo, reinventando a narrativa nacional a partir de nossas experiências, tradições e valores. Com o projeto, acredito que conseguiremos de forma um pouco mais rica como se deu esse processo. E isso tudo para tornar a leitura desse livro tão importante que é ‘A Bagaceira’ ainda mais interessante e mais rica”, conclui.

O projeto ‘Preservação da memória e difusão educativa, cultural e científica do acervo da Fundação Casa de José Américo’, com coordenação geral da professora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, é realizado pela FCJA por meio de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), e ainda tem o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties-PB).

Continue Lendo

Paraíba

Cícero ganharia em todos os cenários em eventual segundo turno, aponta Pesquisa Quaest

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (05/10) com as intenções de votos na corrida eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa aponta que o atual prefeito, Cícero Lucena (PP), ganharia em todos cenários em eventual segundo turno.

Confira:

Cícero Lucena x Ruy Carneiro

  • Cícero Lucena (PP): 57%
  • Ruy Carneiro (Podemos): 29%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
  • Indecisos: 1%

Cícero Lucena x Marcelo Queiroga

  • Cícero Lucena (PP): 65%
  • Marcelo Queiroga (PL): 21%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
  • Indecisos: 1%

Cícero Lucena x Luciano Cartaxo

  • Cícero Lucena (PP): 62%
  • Luciano Cartaxo (PT): 20%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 16%
  • Indecisos: 2%

Encomendada pela TV Cabo Branco, para o levantamento foram entrevistadas 1000 pessoas, com 16 anos ou mais, no período de 4 a 5 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número de registro PB-06532/2024.

Continue Lendo

Paraíba

Pesquisa Quaest: Cícero lidera primeiro turno com 55% das intenções de votos em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (05/10), com as intenções de votos na corrida eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa aponta liderança do atual prefeito, Cícero Lucena (PP), já no primeiro turno com 55%. Na sequência aparecem Ruy Carneiro (PSC/Podemos), com 17%, Marcelo Queiroga (PL), com 16%; e Luciano Cartaxo (PT), com 12%.

Ruy, Queiroga e Cartaxo estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja os números em votos válidos:

  • Cícero Lucena (PP): 55%
  • Ruy Carneiro (Podemos): 17%
  • Marceio Queiroga (PL): 16%
  • Luciano Cartaxo (PT): 12%
  • Camilo Duarte (PCO): 0%
  • Yuri Ezequiel (UP): 0%

Encomendada pela TV Cabo Branco, para o levantamento foram entrevistadas 1000 pessoas, com 16 anos ou mais, no período de 4 a 5 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número de registro PB-06532/2024.

 

Continue Lendo

Paraíba

Pesquisa Insight Global mostra André Coutinho isolado na liderança com 56% dos votos em Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do pleito eleitoral, a mais recente pesquisa realizada pela Insight Global em Cabedelo aponta vitória histórica de André Coutinho (Avante).

 Segundo o levantamento estimulado (quando eleitores recebem a lista dos candidatos), André aparece com 56% das intenções de voto, contra apenas 13% do segundo colocado.

Registrada no TER-PB sob o protocolo PB 04405/2024, a amostragem aconteceu entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro e ouviu 400 eleitores de Cabedelo. A pesquisa possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de ±4,9 pontos percentuais.

“Mais uma pesquisa, mais um impulso neste fim de campanha, que foi toda marcada por proposta e pela vontade de mostrar para o povo de Cabedelo que um trabalho bem feito e com responsabilidade muda uma cidade! Vamos seguir com o avanço que nossa cidade vem assistindo desde 2018. É 70 na cabeça, com o orgulho do presente e a certeza de um futuro ainda mais promissor”, disse André.

Liderada por André e Camila Holanda (Progressista), a coligação “Cabedelo segue avançando” é composta pelo União Brasil, PSB, MDB, Republicanos, PT, PCdoB, Partido Verde, Solidariedade, Progressistas e PSDB.

Continue Lendo