Nos acompanhe

Paraíba

Corpo de Bombeiros: João promove 138 oficiais e destaca investimentos na Segurança Pública

Publicado

em

O governador João Azevêdo presidiu, na tarde desta terça-feira (2), a solenidade de promoção de 138 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba — a maior da história da Instituição, que tem 107 anos de existência. A solenidade, realizada no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Bombeiro Militar, transcorrido também nesta terça. Foram promovidos 11 tenentes-coronéis, 29 majores, 48 capitães e 50 primeiros-tenentes.

O governador João Azevêdo, que, durante a solenidade, recebeu diversas homenagens da Corporação, destacou os investimentos que as forças de segurança têm recebido do Governo da Paraíba, o que tem permitido com que cada vez mais se aproximem da população paraibana. “O dia de hoje representa a constante valorização que o nosso Governo tem dado a quem cuida da segurança da população paraibana. E esse trabalho de valorizar o Corpo de Bombeiros exigiu alteração de Legislação, para que pudéssemos desbloquear cargos e patentes dentro do Corpo de Bombeiros, essa instituição que é extremamente respeitada pela população. Isso tornou possível essa promoção — são 138 promoções no dia de hoje. Mas essa ação continuará, até porque desde o início da gestão já são mais de 1.700 promoções dentro do Corpo de Bombeiros, estamos fazendo concurso público para mais de 200 bombeiros. Um trabalho que o Estado tem feito para estruturar todas as forças de segurança, e o Corpo de Bombeiros não fica fora desse processo”, observou, destacando outras ações,  como a construção do Centro de Treinamento,  que será entregue em breve.

A mais recente conquista do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba foi a aprovação da Lei Orgânica Básica da Corporação, de autoria do Poder Executivo, pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A iniciativa teve, entre outras finalidades, a expansão da Corporação e o aumento das demandas relacionadas à estratégia, à tática e à operacionalidade para atender o que prevê a Política de Segurança Pública da Paraíba, intensificando a interiorização e garantindo atendimento à população de todo o Estado.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, a promoção histórica do Corpo de Bombeiros da Paraíba beneficia todas as forças de segurança, contemplando toda a população. “Esse é um grande ato, a maior promoção da história do Corpo de Bombeiros depois de uma Lei de Organização Básica aprovada. À medida em que o governador João Azevêdo traz melhorias para qualquer das forças de segurança, como é o  Corpo de Bomebeiros agora, como já fez com a Polícia Militar, como está fazendo com a Polícia Civil, Detran, Administração Penitenciária — cada um desses que é beneficiado com valorização profissional, com essas melhorias, se tem um ganho em todo o sistema de Segurança Pública. Cada profissional desse passa a ser um grande vetor de transformação, se dedicando e empenhado na Segurança Pública do nosso estado”, ressaltou, observando a importância dessas iniciativas para a expansão das forças de segurança em todo o Estado.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Marcelo Araújo, também destacou o caráter histórico da promoção. “O Governo do Estado, numa iniciativa inédita, está promovendo a maior quantidade de oficiais da história da Instituição — ao todo, são 138 oficiais. E isso é o resultado da atitude do governador João Azevêdo, possibilitando a aprovação da nossa Lei Orgânica há cerca de 40 dias. Essa aprovação foi fundamental para mudar a estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros, abrindo a possibilidade do surgimento dessas vagas no dia de hoje, em que celebramos também o Dia Nacional do Bombeiro Militar”, comentou.

Antônio Rocha, comandante do 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Campina Grande, foi promovido de major a tenente-coronel. Falando em nome dos promovidos, ele também destacou os avanços da Corporação nos últimos cinco anos. “Hoje temos mais de 130 promovidos, um marco na história da nossa instituição. Temos ainda o processo de descentralização administrativa, que elevou para mais de 20 o número de unidades operacionais espalhadas em todo o Estado, cerca de R$ 33 milhões em material e em equipamentos permanentes”, discursou, citando ainda as mais de 2,4 mil qualificações nesse período.

Na Corporação desde 2012, Anderson Lima foi promovido de primeiro-tenente a capitão. “Eu recebo essa promoção com muita honra, com muita felicidade — a gente vem de uma espera muito longa por essas promoções. Graças a Deus, com a aprovação dessa nova Lei Orgânica, muitas promoções estão sendo celebradas no dia de hoje. É como a gente sempre diz: uma vitória de cada vez”, comemorou.

As promoções contemplaram 11 tenentes-coronéis, 29 majores, 48 capitães e 50 primeiros-tenentes, numa solenidade prestigiada por familiares e amigos dos promovidos, assim como por diversas autoridades: coronel Sérgio Fonseca, comandante-geral da Policia Militar da Paraíba (PMPB); Ronildo de Sousa, subcomandante-geral da PMPB; Lucas Severiano, subcomandante-geral do CBMPB; e André Rabelo, delegado-geral da Polícia da Paraíba.

A solenidade foi prestigiada, ainda, pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), desembargador Saulo Benevides; pelo secretário-chefe do Governo do Estado, Roberto Paulino; pelo vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; e pelo deputado estadual João Gonçalves, entre outras autoridades.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Rinaldo Mouzalas declara apoio a Harrison Targino para reeleição na OAB-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado Rinaldo Mouzalas declarou apoio ao projeto de reeleição do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, na noite desta quinta-feira (03/10), durante um happy hour oferecido pelo escritório Mouzalas Azevedo Advocacia, em João Pessoa.

Durante seu discurso, Mouzalas fez questão de destacar sua longa relação com Targino, tanto pessoal quanto profissional. “Eu conheço o Harrison há mais de 10 anos. Posso dizer que muito mais do que isso, pois já acompanhava sua carreira antes. Ele construiu uma trajetória muito bonita, servindo ao nosso estado da Paraíba”, afirmou.

A decisão de apoio, segundo ele, foi pautada na coerência e em uma reflexão cuidadosa, embora, ao final, tenha se mostrado fácil de tomar. “A decisão que eu tomei é firmada na coerência. Refleti muito sobre ela, mas nunca foi tão fácil de tomar, que é apoiar meu amigo e professor, Harrison Targino, para presidente da OAB-PB”, declarou.

Mouzalas também ressaltou as qualidades de Targino, reconhecendo nele características essenciais para a liderança da advocacia paraibana. “Sempre vi em Harrison uma pessoa coerente, justa, que não precisa inventar discursos para agradar a maioria. Eu creio na força da advocacia, e que aqueles que se dedicam com paixão, como Harrison, merecem nosso apoio.”

O discurso reforçou ainda a importância de fortalecer a entidade e a advocacia como um todo, sem focar em projetos pessoais. “Nós devemos fortalecer a entidade, não pessoas. Fortalecer caminhos, e não propostas individuais. Fortalecer uma vida dedicada à advocacia, como a de Harrison e de todos que estão ao seu lado nesta batalha que se aproxima”, concluiu.

Harrison Targino agradeceu o apoio recebido e destacou a admiração por Rinaldo Mouzalas e os advogados que compõem o escritório Mouzalas Azevedo Advocacia. “Rinaldo, assim como todos os advogados e advogadas do escritório, é admirado por sua trajetória pessoal e profissional, pelo que representa para a advocacia, seus clientes e para o mundo do direito”, afirmou.

“Estou muito feliz em poder estar aqui para celebrarmos essa unidade. Uma unidade que busca reforçar uma entidade que não pode ter dono, que não pode ser submissa a interesses menores e que deve representar, com toda força, a advocacia paraibana e brasileira, assim como a sociedade e a todos nós”, completou Harrison.

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed João Pessoa lança quinta edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. Clique aqui para assistir.

Continue Lendo

Paraíba

Portaria altera o expediente da Justiça Eleitoral paraibana da próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por meio da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE, estabelece que o expediente da Secretaria do Tribunal e das Zonas Eleitorais, excepcionalmente, no dia 7 de outubro de 2024 (segunda-feira), terá início às 15h e término às 19h.

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Continue Lendo