Nos acompanhe

Paraíba

Coleta de lixo aumentou 30% durante os 33 dias do Maior São João do Mundo 2024

Publicado

em

Com o término das festividades do Maior São João do Mundo 2024, a Prefeitura de Campina Grande avaliou como muito exitoso todo o trabalho feito de coleta de lixo urbano diurno e noturno, no Parque do Povo, durante os 33 dias, realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

“Graças a Deus, a festa foi sucesso absoluto, em organização, participação popular e também na limpeza urbana, pois nossa equipe só de lixo orgânico e inorgânico retirou 270 toneladas, 30% a mais do que em 2023”, disse Sargento Neto, secretário da Sesuma.

Comprovando a grandiosidade do Maior São João do Mundo, só para cuidar da limpeza urbana da cidade durante o período junino, a prefeitura realizou um processo seletivo e contratou mais de 300 colaboradores (homens e mulheres), distribuídos em todos os turnos, atuando tanto no Parque do Povo, quanto nos distritos de Galante e São José da Mata.

“A orientação que recebemos do prefeito Bruno Cunha Lima, era de realizarmos, mais uma vez, um trabalho pontual e de qualidade, para dar ao turista a oportunidade, de novamente, constatar nosso padrão de limpeza, que sempre alcançou considerável índice de aprovação em anos anteriores e isso aumenta a nossa responsabilidade. Graças a Deus nossos objetivos foram novamente alcançados”, comemorou o titular da Sesuma.

Só de lixo orgânico e inorgânico, que foram levados para o aterro sanitário, foram recolhidas diariamente mais de 8 toneladas no Parque do Povo, bem superior à última edição, principalmente nos dias de maior movimento, totalizando mais de 270 toneladas, um volume considerável, um número histórico.

“Temos a certeza que este ano, o número recorde de turistas melhorou consideravelmente o faturamento no comércio em geral, aumentando a nossa receita. Os comerciantes falam em 30% a mais em relação a 2023, no geral. A coleta pontual nos bares, restaurantes e similares também comprovou isso”, observou.

Sargento Neto foi taxativo em avaliar que a festa cresceu em todos os quadrantes, o que é muito bom para Campina Grande, que mostra, mais uma vez, que a cidade sabe fazer eventos e promover o seu turismo e, com isso, alcançou os interesses dos campinenses e de todas as pessoas que visitaram Campina nesse período.

Durante os 33 dias, a Sesuma ainda reforçou a coleta domiciliar em toda cidade e Distritos, manteve a varrição, capinação, poda de árvores, manutenção de canais e galerias, e a operação tapa-buracos já que a malha viária foi afetada com as fortes chuvas. “Trabalho contínuo e intenso, que exige muita dedicação de toda equipe”, frisou.

Finalizando, o secretário aproveitou para agradecer a todos colaboradores, desde os efetivos, comissionados, contratados e cooperados, que se irmanaram para que tudo desse certo.

’Nossa gratidão a todos os colaboradores e parceiros que não mediram esforços para nos dá todas as condições de alcançar nossos objetivos, principalmente o de continuar com o nosso excelente padrão de limpeza em mais uma edição do Maior São João do Mundo”.

Recicla São João

O Projeto Recicla São João, que chegou a sua sétima edição, também apresentou números recordes. A edição 2024 ultrapassou as expectativas da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), totalizando o recolhimento de cerca de 60 toneladas de materiais recicláveis, 20% a mais do que o registrado em 2023.

Operação Tapa-Buracos

Já com relação a Operação Tapa-buracos, o mês de junho foi bastante desafiador, haja vista a quantidade de chuva que caiu na Rainha da Borborema. Mesmo assim os trabalhos não pararam, com cinco equipes diariamente trabalhando para poder melhorar a malha viária da cidade.

Foram recuperados 1.700 m2, com ação em todos os bairros de Campina e com a estiagem. O secretário Sargento Neto informou que haverá ampliação dos serviços. A população pode entrar em contato direto com a Sesuma através dos seguintes números:

3310 -6125 – Limpeza Urbana

3310-6127 – Departamento de Manutenção (Tapa buracos, limpeza de canais, galerias)

3310 6115 – Geral

3341 0600 – Meio Ambiente (Poda de árvores)

9 9396 4356 (WhatsApp)

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed João Pessoa lança quinta edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. Clique aqui para assistir.

Continue Lendo

Paraíba

Portaria altera o expediente da Justiça Eleitoral paraibana da próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por meio da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE, estabelece que o expediente da Secretaria do Tribunal e das Zonas Eleitorais, excepcionalmente, no dia 7 de outubro de 2024 (segunda-feira), terá início às 15h e término às 19h.

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Continue Lendo

Paraíba

TJPB elege na próxima quarta-feira nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Justiça da Paraíba realizará, na próxima quarta-feira (09/10), a eleição para a Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual referente ao biênio 2025/2026. A votação ocorrerá durante a sessão administrativa do Pleno, marcada para começar às 14h. A pauta foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (3).

Estão inscritos para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça os desembargadores Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, João Batista Barbosa e Leandro dos Santos, respectivamente.

Haverá ainda a eleição para diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma). Concorre ao cargo o desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Em seguida, será feita a escolha do novo Ouvidor Geral e do Ouvidor Substituto. A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão está inscrita ao cargo de Ouvidora Geral e o desembargador Aluizio Bezerra Filho ao cargo de Ouvidor Substituto.

Continue Lendo