Com o término das festividades do Maior São João do Mundo 2024, a Prefeitura de Campina Grande avaliou como muito exitoso todo o trabalho feito de coleta de lixo urbano diurno e noturno, no Parque do Povo, durante os 33 dias, realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).
“Graças a Deus, a festa foi sucesso absoluto, em organização, participação popular e também na limpeza urbana, pois nossa equipe só de lixo orgânico e inorgânico retirou 270 toneladas, 30% a mais do que em 2023”, disse Sargento Neto, secretário da Sesuma.
Comprovando a grandiosidade do Maior São João do Mundo, só para cuidar da limpeza urbana da cidade durante o período junino, a prefeitura realizou um processo seletivo e contratou mais de 300 colaboradores (homens e mulheres), distribuídos em todos os turnos, atuando tanto no Parque do Povo, quanto nos distritos de Galante e São José da Mata.
“A orientação que recebemos do prefeito Bruno Cunha Lima, era de realizarmos, mais uma vez, um trabalho pontual e de qualidade, para dar ao turista a oportunidade, de novamente, constatar nosso padrão de limpeza, que sempre alcançou considerável índice de aprovação em anos anteriores e isso aumenta a nossa responsabilidade. Graças a Deus nossos objetivos foram novamente alcançados”, comemorou o titular da Sesuma.
Só de lixo orgânico e inorgânico, que foram levados para o aterro sanitário, foram recolhidas diariamente mais de 8 toneladas no Parque do Povo, bem superior à última edição, principalmente nos dias de maior movimento, totalizando mais de 270 toneladas, um volume considerável, um número histórico.
“Temos a certeza que este ano, o número recorde de turistas melhorou consideravelmente o faturamento no comércio em geral, aumentando a nossa receita. Os comerciantes falam em 30% a mais em relação a 2023, no geral. A coleta pontual nos bares, restaurantes e similares também comprovou isso”, observou.
Sargento Neto foi taxativo em avaliar que a festa cresceu em todos os quadrantes, o que é muito bom para Campina Grande, que mostra, mais uma vez, que a cidade sabe fazer eventos e promover o seu turismo e, com isso, alcançou os interesses dos campinenses e de todas as pessoas que visitaram Campina nesse período.
Durante os 33 dias, a Sesuma ainda reforçou a coleta domiciliar em toda cidade e Distritos, manteve a varrição, capinação, poda de árvores, manutenção de canais e galerias, e a operação tapa-buracos já que a malha viária foi afetada com as fortes chuvas. “Trabalho contínuo e intenso, que exige muita dedicação de toda equipe”, frisou.
Finalizando, o secretário aproveitou para agradecer a todos colaboradores, desde os efetivos, comissionados, contratados e cooperados, que se irmanaram para que tudo desse certo.
’Nossa gratidão a todos os colaboradores e parceiros que não mediram esforços para nos dá todas as condições de alcançar nossos objetivos, principalmente o de continuar com o nosso excelente padrão de limpeza em mais uma edição do Maior São João do Mundo”.
Recicla São João
O Projeto Recicla São João, que chegou a sua sétima edição, também apresentou números recordes. A edição 2024 ultrapassou as expectativas da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), totalizando o recolhimento de cerca de 60 toneladas de materiais recicláveis, 20% a mais do que o registrado em 2023.
Operação Tapa-Buracos
Já com relação a Operação Tapa-buracos, o mês de junho foi bastante desafiador, haja vista a quantidade de chuva que caiu na Rainha da Borborema. Mesmo assim os trabalhos não pararam, com cinco equipes diariamente trabalhando para poder melhorar a malha viária da cidade.
Foram recuperados 1.700 m2, com ação em todos os bairros de Campina e com a estiagem. O secretário Sargento Neto informou que haverá ampliação dos serviços. A população pode entrar em contato direto com a Sesuma através dos seguintes números:
3310 -6125 – Limpeza Urbana
3310-6127 – Departamento de Manutenção (Tapa buracos, limpeza de canais, galerias)
3310 6115 – Geral
3341 0600 – Meio Ambiente (Poda de árvores)
9 9396 4356 (WhatsApp)
Confira imagens: