A campanha foi criada há três anos pela Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Coordenadoria da Mulher, com objetivo de orientar sobre como identificar e denunciar práticas de importunação sexual
Durante 33 dias d’O Maior São João do Mundo, a campanha “Forró Sim, Assédio Não” foi a rede de apoio de milhares de mulheres que frequentaram o Parque do Povo e outros locais públicos onde houve expansão do evento.
Aberta oficialmente no dia 29 de maio, a campanha “Forró sim, Assédio não” foi amplamente abraçada e ganhou adesão de milhares de pessoas, além da repercussão que tornou a campanha um exemplo para muitos municípios do Brasil e reconhecimento internacional da ONU desde que foi criada.
A campanha, encerrada nesse domingo, 30, foi considerada a mais tranquila de todas as edições e não recebeu nenhuma denúncia de importunação sexual. “Houve dois incidentes isolados relacionados à violência física contra mulher, mas foram acompanhados pela empresa organizadora da festa. Ainda assim nos colocamos à disposição para todo o acompanhamento necessário”, informou Talita Lucena, coordenadora da Mulher.
Lançada com objetivo de orientar sobre como identificar e denunciar práticas de importunação sexual, a campanha atuou no Parque do Povo e eventos paralelos a exemplo do São João de Galante, Vila do Artesão, Parque do Açude Novo, aeroporto e Rodoviária.
Milhares de pessoas foram abordadas pelas equipes de trabalho e pelos embaixadores da campanha “Forró Sim, Assédio Não”. Todas receberam orientações sobre o que fazer ao constatar importunação sexual ou outro tipo de violência contra a mulher.
A campanha foi noticiada na mídia nacional e amplamente divulgada através do Instagram @coordenadoriadamulhercg. Nesse espaço virtual, o internauta acompanhou os depoimentos sobre o apoio à campanha, o trabalho das equipes e o funcionamento do stand na Vila Nova da Rainha da cidade cenográfica do Parque do Povo.
Cerca de 150 pessoas estiveram envolvidas no trabalho, que contou com uma equipe multidisciplinar composta por advogadas, psicólogas e assistentes sociais, além de 70 voluntários atuando diretamente na campanha para prestar todo apoio e orientação, além do suporte da Ronda da Mulher.
Para Talita Lucena, a tranquilidade registrada na campanha é resultado de um trabalho educativo. “Nós temos o empenho do prefeito Bruno Cunha Lima, que faz questão de acompanhar todo o trabalho, por isso é importante frisar esse apoio e também da primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, que é uma das idealizadoras. Foi a Campanha mais tranquila de todos os tempos”, pontuou.
Confira imagens: