Nos acompanhe

Paraíba

TJPB determina rescisão de todos os contratos de servidores temporários em Araruna

Publicado

em

O desembargador José Ricardo Porto determinou uma série de medidas em relação aos contratos temporários realizados pelo município de Araruna. Pelo cronograma estabelecido na decisão, o município tem até o final de junho/2024 para rescindir todos os contratos temporários, deixando de prorrogá-los ou firmar novos contratos em relação a todos os contratados (independente da função) que foram admitidos há mais de dois anos.

Deverá também se abster de firmar novos contratos temporários por excepcional interesse público, cujos prazos de vigência ultrapassem ou venham a ultrapassar os prazos máximos de contratação (incluída a prorrogação) previstos no artigo 3º da Lei Municipal nº 37/2014. O município terá ainda de realizar a contratação (via licitação ou procedimento de dispensa) de instituição organizadora de concursos públicos com experiência e boa reputação, seguindo as diretrizes da Ação Conjunta MPPB e Famup para a realização de concursos públicos, para em seguida lançar edital de concurso público, realizar suas etapas e homologar seu resultado final até a data de 30/11/2024.

O desembargador também determinou a redução da quantidade de contratados temporários de forma gradual (preservando a continuidade do serviço público) da seguinte forma: diminuir em 50% em relação ao número inicial as quantidades desses contratos temporários até a data de 30/05/2024; diminuir em 75% em relação ao número inicial as quantidades desses contratos temporários até a data de 30/07/2024; e diminuir em 100% em relação ao número inicial as quantidades desses contratos temporários até a data de 31/12/2024, prazo este que corresponde a 30 dias após a data limite para a homologação do resultado final do concurso público recomendado.

Conforme a decisão, o município de Araruna deverá se abster de realizar novas contratações temporárias por excepcional interesse público (de qualquer função) que não respeitem todos os termos da Lei Municipal n° 37/2014, a Constituição da República e, especialmente, os termos fixados pelo STF no tema n° 612 de repercussão geral, bem como diminuir o desproporcional número total de contratados temporários (442), consideradas todas as funções, até a data de 31/12/2024, prazo este que corresponde a 30 dias após a data limite para a homologação do resultado final do concurso público recomendado.

José Ricardo Porto determinou as medidas no Agravo de Instrumento nº 0808350-13.2024.8.15.0000 manejado pelo Ministério Público Estadual. Segundo o MPPB, a prefeitura de Araruna vem continuamente prorrogando contratos temporários ou celebrando contratos em sequência com as mesmas pessoas, de modo que inúmeros contratos, na prática, apresentam prazos de vigência bem superiores ao prazo máximo de 1 ano, prorrogável por igual período. Informa ainda que o último concurso público realizado pela prefeitura de Araruna remonta aos anos de 2009/2010 (ou seja, há cerca de 14 anos), bem como que o número de contratos temporários aumentou expressivamente, somados à recalcitrância da edilidade em resolver administrativamente tais ilegalidades.

“Enxergo a plausibilidade jurídica das alegações do recorrente, ao tempo em que também visualizo o periculum in mora, tendo em vista que o erário municipal está sendo obrigado a suportar ônus com o pagamento de vencimentos a funcionários admitidos ao arrepio da lei no serviço público, sem que tais pessoas tenham sido avaliadas como as melhores para ocuparem cargos públicos, através de concurso, que é a regra constitucional”, frisou o desembargador José Ricardo Porto ao deferir os pedidos formulados na ação promovida pelo Ministério Público, através do promotor de Justiça Reynaldo Di Lorenzo Serpa Filho.

Da decisão cabe recurso.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: nome do vice na chapa de Ruy Carneiro será indicado por Efraim Filho em até 15 dias

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (PSC/Podemos), revelou que o nome do vice da sua chapa será revelado em até 15 (quinze) dias e que virá de uma indicação feita pelo presidente estadual do União Brasil na Paraíba, senador Efraim Filho.

De acordo com o parlamentar, a preferência é que se trate de um nome que venha de fora do ambiente político e que seja o de uma mulher.

Os comentários de Ruy Carneiro foram registrados durante entrevista ao programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (02/07).

Continue Lendo

Paraíba

Cícero teria preterido PT e forçado legenda mudar planos em João Pessoa, diz O Globo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os planos do Partido dos Trabalhadores (PT) em João Pessoa com vistas às Eleições 2024 teriam sido frustrados pelo prefeito Cícero Lucena (PP). A informação foi divulgada em uma matéria assinada por Lauriberto Pompeu e  Sérgio Roxo, de O Globo.

De acordo com os jornalistas, Cícero, que é pré-candidato a reeleição, teria frustrado os planos do PT ao negar à legenda a vaga de vice na sua chapa. A negativa teria, portanto, forçado a legenda a mudar os planos e decidir lançar candidatura própria.

Ainda na matéria, o ex-governador Ricardo Coutinho é citado como um dos que queriam indicação de candidatura própria.

Em linhas gerais, a matéria relata as consequências que o PT tem sofrido depois de ter renunciado a lançar cabeças de chapa.

O fato, diz a matéria, “deve levar o partido a registrar o menor número de candidatos em capitais dos últimos 32 anos”, uma vez que o “PT tem enfrentado impasses para emplacar vices nas eleições municipais deste ano“.

Confira imagem:

 

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do Diretório Municipal do Agir 36 confirma data da convenção do partido em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do Diretório Municipal do Agir 36, em João Pessoa, Luiz Costa Sobrinho, confirmou o dia 31 de julho como data da Convenção Partidária que oficializará os nomes dos candidatos que disputarão cargos políticos nas Eleições 2024.

De acordo com o dirigente, o evento acontecerá às 18h36, nas dependências do Clube Cabo Branco, no bairro Miramar.

Na pauta, a escolha dos candidatos a vereadores, a prefeito e vice ou definição de apoio à candidatura de outra legenda.

Confira a imagem:

Continue Lendo