Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito celebra marca do Instituto Cândida Vargas que zerou a fila de cirurgias de histerectomia

Publicado

em

O Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, zerou a fila de espera para cirurgias de histerectomia. Na tarde desta quinta-feira (27), durante comemoração do São João dos profissionais da unidade, o prefeito Cícero Lucena celebrou essa marca – desde o início de maio, foram realizadas 78 histerectomias, 61 laqueaduras tubárias e 149 cirurgias diversas.

“Nossa saúde avança, tendo conquista que, além do paciente, além de quem colabora com isso, Deus está vendo o nosso esforço, nossa dedicação e a nossa vontade de fazer. O Instituto Cândida Vargas vem sendo equipado, recebendo novos materiais e melhorando sua eficiência justamente para dar essa resposta que a população de João Pessoa espera”, afirmou o prefeito.

A histerectomia, procedimento cirúrgico que envolve a remoção do útero, é frequentemente realizada para tratar condições como fibromas, endometriose e hemorragias severas. A realização dessas cirurgias é fundamental para a saúde das pacientes, permitindo-lhes uma melhor qualidade de vida. Já entre as cirurgias diversas, estão ooforectomia, colpoperineoplastia e bartholinectomia.

Segundo o diretor-geral do ICV, Quintino Régis, o empenho da equipe do ICV em eliminar a fila de espera para esses procedimentos é um reflexo do compromisso da instituição com a saúde da mulher. “Todas as pacientes já estão devidamente agendadas para seus procedimentos, garantindo que ninguém precise esperar mais do que o necessário para receber o tratamento adequado”, destacou.

“Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que todas as mulheres recebam o atendimento que merecem. Nossa equipe é dedicada e altamente capacitada, e estamos sempre buscando melhorias contínuas em nossos processos para proporcionar o melhor cuidado possível”, revelou a médica e diretora técnica do ICV, Juliana Soares. Ela acrescentou que as mulheres que tiverem a necessidade podem procurar a unidade de saúde de seu bairro ou ainda pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

“O Instituto Cândida Vargas continua a se destacar como uma referência em saúde da mulher, com uma equipe comprometida e uma infraestrutura preparada para atender as necessidades das pacientes com eficiência e qualidade”, afirmou o diretor-administrativo do ICV, Marcelo Melo. Ele enfatizou que só está sendo possível alcançar esses resultados com os investimentos da prefeitura. “Antes, funcionavam apenas duas salas cirúrgicas, e hoje funcionam cinco salas com equipamentos totalmente novos”, disse. Além disso, Marcelo destacou que, em 2023, houve um aumento de 58,2% no número de procedimentos em relação ao ano anterior.

Inspeção nas obras do Hospital Dia – Também nesta quarta-feira, o prefeito Cícero Lucena inspecionou as obras do Hospital Dia, em Jaguaribe, que está recebendo os últimos acabamentos para ser entregue ainda no mês de julho.

“O primeiro do Norte e do Nordeste voltado para fazer pequenas cirurgias, onde as pessoas entrarão de manhã e sairão de tarde para casa. Nós vamos fazer 20 colonoscopias por dia, fazer 40 endoscopias. Nós vamos poder operar a vesícula e poder operar a hérnia”, explicou Cícero Lucena.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Dirigentes do PT/PB e PT/JP reiteram “insatisfação e preocupação” com imposição do nome de Cartaxo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba e em João Pessoa registraram sentimentos de “insatisfação e preocupação” com a homologação do nome do deputado estadual Luciano Cartaxo como representante da legenda na corrida ao comando da Prefeitura Municipal da Capital paraibana nas Eleições 2024.

Pelo menos 26 (vinte e seis) dirigentes assinaram uma ‘Nota Pública’ divulgada nesta terça-feira (02/07) através da qual criticam duramente a indicação de Cartaxo e falam em divisão, enfraquecimento e desestímulo da militância petista, bem como, na retirada da prevalência do “direito estatutário da “primeira palavra” ou de opinar” antes garantida às instâncias locais do PT de João Pessoa.

No documento, os dirigentes deixam claro que “candidaturas impostas e que não representam os filiados do PT se configuram num erro tático que enfraquece o projeto nacional, podendo acarretar em consequências graves para o […] partido“.

Confira a íntegra da ‘Nota’ clicando aqui ou lendo o texto logo abaixo:

NOTA PÚBLICA DE DIRIGENTES PETISTAS

O Partido dos Trabalhadores tem um grande desafio nas próximas eleições municipais. Será um momento muito importante para aferirmos a situação política do Brasil e o nível de embate com os setores conservadores e da extrema-direita. Para tanto, é necessário que a condução política tenha como estratégia a consolidação do projeto nacional, assim como agentes políticos capazes de unificar o partido nos milhares de municípios do país.

Dessa forma, a participação das instâncias municipais, estaduais, grupos políticos locais, setoriais, tendências, agrupamentos e a militância petista são fundamentais para que o projeto seja colocado em prática.

Para a definição dos candidatos do nosso partido nos municípios, um calendário de atividades, encontros e prévias estavam previstos. Mesmo sendo da nossa Direção Nacional a “última palavra” sobre tal posição. Porém, infelizmente, nem o direito estatutário da “primeira palavra” ou de opinar, foi garantido as instancias locais do PT de João Pessoa. Tudo isso, divide o partido, além de enfraquecer e desestimular nossa militância.

Logo, no momento em que a candidatura a prefeito de João Pessoa é definida sem considerar a estratégia política nacional, a participação democrática das instâncias (estadual e municipal) a opinião dos filiados, além de nossas regras estatutárias, fica evidente que tal candidatura não representa o projeto petista e não cumprirá o papel de enfrentar fortemente a extrema-direita.

A imposição de uma candidatura que não respeita as regras e as instancias locais do PT, sem diálogo com a esquerda e os setores progressistas, não será capaz de unificar o PT em João Pessoa, muito menos empolgar a militância e aqueles que têm a esquerda e o Governo Lula como referências.

Por fim, ao tempo em que acatamos a deliberação nacional, reafirmamos nosso compromisso com as transformações que Lula busca promover no Brasil. Mas é importante alertar que candidaturas impostas e que não representam os filiados do PT se configuram num erro tático que enfraquece o projeto nacional, podendo acarretar em consequências graves para o nosso partido.

João Pessoa, 02 de julho de 2024

A nota é assinada pelos dirigentes do PT:

Marcus Túlio, Presidente do PT de João Pessoa
Jackson Macêdo, Presidente Estadual do PT PB
Antonio Trajano, Vice-Presidente do PT PB
Pedro Matias, Secretário Estadual de Juventude
Priscila Kely, Secretária Estadual de Mulheres
Felipe Santos, Secretário Estadual LGBTQIAPNB+
Tião da CUT, Presidente da CUT e Dirigente Estadual
Gustavo Pontinele, Executiva Estadual PT PB
Rita de Cássia, Executiva Estadual PT PB
Severino Ferreira dos Santos, Executiva Estadual PT PB
Ligia Pedroza, Executiva Estadual PT PB
Itamara Francisco, Executiva Estadual PT PB
Severino Leoncio, Dirigente Estadual PT PB
Elisa Peixoto de Macêdo, Dirigente Estadual PT PB
Rauny Aguiar, Dirigente Municipal PT João Pessoa
Maria Eduarda, Dirigente Municipal PT João Pessoa
Patricia Larrissa, Dirigente Municipal PT João Pessoa
Gilvanildo Pereira, Dirigente Municipal PT João Pessoa
Lurdes Sarmento, Dirigente Municipal PT João Pessoa
Tatiane Campos, Dirigente Municipal PT João Pessoa
Tiago Bastos, Dirigente Municipal PT João Pessoa
Fernando Cunha, Dirigente Municipal PT João Pessoa
Suelene Sousa, Dirigente Municipal PT João Pessoa
Adriano Almeida, Dirigente Municipal PT João Pessoa
Mariá Marques, Dirigente Municipal PT João Pessoa
Alexandre Guedes, Dirigente Municipal PT João Pessoa

Continue Lendo

Paraíba

“Eu botei um ponto final nessa disputa interna”, diz Cartaxo após ser homologado como pré-candidato

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), confirmado como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores na corrida ao comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), nas Eleições 2024, afirmou ter finalizado a disputa interna no PT/JP e que aposta na vinda do presidente Lula para unificar a legenda na Capital paraibana.

“Eu botei um ponto final nessa disputa interna”, frisou Cartaxo que, por sua vez, ainda afirmou que conversará com todos os integrantes do PT/JP para encerrar o ‘racha’ do partido.

Os comentários do parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Cícero autoriza obras de 192 residências para famílias da Comunidade do S e aquisição de 60 imóveis

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena autorizou, nesta terça-feira (2), a construção de 192 unidades habitacionais para beneficiar famílias da Comunidade do S, no bairro do Roger, residentes de áreas de risco e de preservação ambiental. O empreendimento, que já teve obras iniciadas, vai contar com infraestrutura completa de água, esgoto, drenagem, pavimentação e equipamentos comunitários, como praça, anfiteatro, quadra de esportes, oito comércios, galpão cultural e playground. O investimento é de R$ 33 milhões.

Durante solenidade, marcada pela presença do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, do vice-prefeito Leo Bezerra e diversos parlamentares, Cícero Lucena também autorizou mais uma etapa da modalidade ‘Compra Assistida’, de aquisição de imóveis para famílias de áreas de risco da Capital, com mais 60 imóveis. O prefeito adiantou que empreendimento habitacional do S faz parte de um dos editais do Governo Federal em que João Pessoa foi contemplada, num total de mais de R$ 500 milhões para favorecer várias áreas da cidade.

“Aqui, os moradores vão ter um teto seguro, com qualidade, com habitabilidade e ter, também, equipamentos comunitários para melhorar a qualidade de vida desse povo. Então, é dia de celebração, de gratidão a todos aqueles que colaboram com a gente e, mais uma vez, renovar o nosso agradecimento ao presidente Carlos Vieira, da Caixa”, afirmou o prefeito, ressaltando que o conjunto habitacional marca uma mudança de paradigma na região, que já foi impactada pelo fim do antigo lixão na sua primeira gestão e, agora, com solo recuperado, está sendo transformado em parque socioambiental.

O vice-prefeito Leo Bezerra comemorou o empreendimento, lembrando que a gestão municipal enfrentou esse desafio, prometido em outros anos, e adiantou que o projeto ainda terá a sua segunda etapa, com mais 64 imóveis, totalizando 252 unidades habitacionais no S. “Eu vi antigos gestores prometerem, por mais de uma vez, fazerem essa obra. Eu vi, por mais de uma vez, dizerem que iriam fazer a Comunidade do S, que iriam mudar a vida da população. E quantas vezes os moradores aqui não acreditaram nessa esperança. Mas o prefeito Cícero está mudando a história do bairro do Roger”, afirmou.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, disse que após a conclusão do conjunto habitacional a Prefeitura vai seguir presente na região, fazendo trabalho social, levando empregabilidade, ações de esporte, cultura e lazer. “Não é uma obra de pedra e cal, mas com creche, com pavimentação, com toda a infraestrutura, com campo de futebol, para que as pessoas vivam e morem dentro. Além disso, tem um trabalho social muito forte, que a gente vai fazer aqui de geração de emprego e renda, de trabalho e cuidado com os deficientes”, projetou a secretária.

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, disse que o empreendimento está alinhado às políticas da instituição, no tocante ao cuidado com as famílias. “O que está acontecendo aqui é exatamente um procedimento que o gestor, que tem a sensibilidade que o Cícero tem, está cuidando das pessoas. É muito porque nunca foi feito, então é um momento muito especial”, afirmou.

Ângela Maria da Silva, moradora da Comunidade do S, falou em nome dos moradores e disse que a Prefeitura está concretizando o sonho das famílias, que poderão viver com mais segurança, conforto e dignidade. Ela pontuou que tudo construído em diálogo com as famílias. “É um dia muito feliz, que encerra um tempo de muita luta. Claro, os apartamentos ainda serão construídos, mas nós já sabemos que serão nossos, que vamos morar bem melhor”, afirmou.

Confira imagens:

Continue Lendo