Para comemorar o “Dia do Profissional do Marketing” a Sin Comunicação e a Gráfica JB realizaram hoje (8), o 1º Encontro dos Gestores de Marketing (EGM), com o objetivo de celebrar o dia do profissional e discutir o momento do mercado local. O encontro, que aconteceu no Hotel Manaíra, reuniu cerca de 30 profissionais das principais empresas da Paraíba.
O gerente de Marketing da Gráfica JB, Alessandro Pinon, abriu o encontro falando sobre a importância de a Academia estar mais próxima do mercado, compartilhando suas pesquisas, trazendo conhecimento e qualificando os profissionais do setor. “Quem está no mercado está sedento de informação e conhecimento”, explicou.
Thaisa Bogoni, gerente de Marketing da Sin Comunicação, disse que a proposta dos encontro é unir os profissionais atuantes do mercado paraibano para realizar o intercâmbio de conhecimentos e experiências, com o objetivo de fortalecer a área, independente das empresas nas quais atuem. “Quanto mais oportunidades tivermos para discutir os desafios do Marketing na nova era, mais nosso setor crescerá, alicerçado pelo trabalho de profissionais qualificados, atualizados e capacitados para promover trocas de valor para os lados envolvidos, seja com produtos, serviços ou ideias”.
Os mediadores do bate-papo Renata Baldanza e Nelsio Abreu, professores do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), provocaram nos profissionais presentes uma reflexão sobre sua atuação e as possibilidades que o mercado ainda pode gerar de crescimento e resultados.
A professora Renata, doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi enfática na afirmação de que ferramentas como o Marketing Digital não estão sendo bem utilizadas. “Precisamos dar um passo atrás para compreender os impactos das estratégias digitais que iremos trabalhar no comportamento pós-compra. Trabalhar isso não apenas e somente para vender, mas para deixar o consumidor satisfeito e fazer com que ele volte”, disse Renata.
Ela acredita que o excesso de mensagens publicitárias na internet incomoda o consumidor. “O Marketing Digital está sendo mal utilizado e sendo muito agressivo na abordagem. Há diversas alternativas para impactar o consumidor com menos invasão de privacidade e mais geração de resultados”, avalia.
O professor Nelsio, doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), afirmou que hoje em dia o consumidor quer muito mais que um bem, ele quer a experiência. “Quase 70% do PIB do Brasil vem do segmento de serviços e os departamentos de Marketing só se preocupam com bens. O brasileiro não sabe atender”, disse.
Para ele, quando a percepção é mudada, muda-se também o foco de atuação e o que passa a ser entregue ao mercado é o perfil da empresa e não apenas um produto. “Quando enxergamos o bem estar do consumidor a visão muda e o profissional pensa em uma mensagem diferenciada. Ou seja, o Marketing precisa fazer parte de toda a empresa e ser visto com investimento e não como custo”, afirmou.
Mas, como trazer e fazer com que o consumidor sinta essa “experiência?”, questionou Nelsio. “Aprimore seus colaboradores para que eles possam levar o Marketing como a essência da empresa, somente assim iremos conectar a empresa em tempo real com seu consumidor e dar a ele a experiência que ele procura”, completou.
Na percepção geral dos participantes, o evento foi uma excelente iniciativa, em que todos puderam compartilhar seus desafios como profissionais de marketing e mostraram-se animados para continuar os debates em torno do assunto nos próximos encontros que estão por vir.