Nos acompanhe

Paraíba

Dia Nacional do Diabetes: saiba identificar a doença que atinge cerca de 20 milhões de brasileiros

Publicado

em

O Brasil tem, atualmente, o quinto maior número de pessoas com diabetes no mundo. Projeção da Sociedade Brasileira de Diabetes indica que o país deve subir para a quarta posição nos próximos anos

No Brasil, o dia 26 de junho é reservado para conscientizar a população sobre o diabetes, uma doença comum, que atinge cerca de 20 milhões de brasileiros de todas as idades, mas que ainda assim pode ser objeto de uma série de dúvidas que atrapalham o seu diagnóstico, seu tratamento ou até mesmo podem fazer com que ela passe despercebida por quem a tem.

De acordo com o último levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), por exemplo, cerca de 40% da população adulta brasileira possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) – algo em torno de 57,4 milhões de pessoas. Desse total, aproximadamente um milhão de pessoas possuem diabetes tipo 1 (DM1), enquanto 16 milhões têm diabetes tipo 2 (DM2).

Karine Risério Schvinger, endocrinologista pediátrica e gerente-médica do Glic/Afya, o primeiro aplicativo voltado para o tratamento do diabetes no Brasil, explica que o diabetes tipo 1 é uma condição autoimune em que a produção de insulina, realizada no pâncreas, é atacada e destruída pelo próprio sistema imunológico dos pacientes. “Nestes casos, há uma deficiência total deste hormônio no corpo, fundamental por ser o responsável por controlar o nível de glicose no sangue”, indica a médica.

“Já o diabetes tipo 2, por sua vez, está mais associado a questões como sobrepeso, obesidade e sedentarismo, mesmo que também possua ligação com antecedentes familiares de diabetes”. Ainda segundo Schvinger, diferentemente do DM1, mais presente em crianças e adolescentes, o DM2 é mais comum entre adultos e idosos.

Além desses dois tipos de diabetes mais conhecidos, há outras formas da doença, como o diabetes gestacional, que apesar de temporário, ocorrendo durante a gravidez, pode evoluir para um diabetes de tipo 2, e exemplos mais raros como o diabetes tipo LADA, parecido com o DM1, mas de evolução mais lenta, e o diabetes secundário, resultante de doenças pancreáticas, fibrose cística, uso de medicações ou outras condições endócrinas.

Principais sintomas

Seja qual for o tipo do diabetes, há sintomas gerais que devem ligar o sinal de alerta do paciente. “Os sintomas mais comuns do diabetes são a perda de peso não explicada por dieta ou mudança no estilo de vida, assim como o aumento da sede e da vontade de fazer xixi, a fome excessiva, sensação de fraqueza e visão turva”, indica Karine. Em bebês, indícios de diabetes podem incluir assaduras de fraldas, enquanto em crianças menores, voltar a fazer xixi na cama e irritabilidade e sonolência excessivas são alertas que devem ser vigiados com atenção.

No caso do DM2, existe ainda um sinal característico chamado acantose nigricans, que indica uma resistência à ação da insulina no corpo. Ele é caracterizado pela presença de manchas escurecidas, espessas e de textura aveludada em regiões do pescoço, axilas, virilhas e outras articulações e dobras de pele.

A médica salienta, no entanto, que tão importantes quanto os sintomas “visíveis” do diabetes, há também sintomas silenciosos que devem ser monitorados. Schvinger afirma que o início do diabetes tipo 1 geralmente se manifesta com muitos dos sintomas já elencados, mas na maioria dos casos de diabetes tipo 2 os sinais podem passar despercebidos.

“É recomendado que toda pessoa que apresenta histórico de DM2 na família, além de outros fatores como obesidade ou sobrepeso, realize avaliações laboratoriais rotineiras da glicemia de jejum e da hemoglobina glicada (HbA1c). Infelizmente, não é raro que a pessoa com diabetes tipo 2 faça o diagnóstico da doença quando já apresenta complicações como retinopatia diabética, uma importante causa de cegueira, ou então doenças nos rins (nefropatia diabética) ou cardiovasculares, como AVC e infarto”, comenta.

Como se cuidar

Diante destes riscos, Karine Schvinger destaca um conjunto de medidas simples que pode ser tomado para reduzir as chances de que a doença se desenvolva até seus estágios mais críticos.

“A alimentação deve ser saudável e equilibrada, rica em fibras, evitando o excesso de alimentos ultraprocessados e adoçados, dando preferência a carnes magras e gorduras saudáveis. Somado a isso, a prática regular de atividade física auxilia na perda de peso, melhora a sensibilidade à insulina e auxilia na manutenção de glicemias dentro da faixa de normalidade, devendo ser sempre incentivada. Recomenda-se ainda evitar o tabagismo e o consumo de álcool, gerenciando o estresse com uma rede de apoio de cuidado mais leve e eficaz”, diz.

Por fim, Schvinger aponta que o automonitoramento da glicose no sangue auxilia na tomada de decisões sobre a alimentação, a prática de atividade física e o uso de medicações para manter a glicemia dentro do alvo.

“O rastreio ativo de complicações faz parte desse cuidado, com a realização regular de exames e avaliação multidisciplinar com equipe de saúde. O uso correto das medicações, sejam os antidiabéticos orais ou injetáveis, também é vital para garantir o melhor controle da doença”, conclui.

Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 32 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 30 delas com cursos de medicina e 16 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde.

São 3.203 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. A instituição é pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina: um a cada três médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.

Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

Continue Lendo

Paraíba

Com possibilidade de emplacar esposa na vice, Ricardo vem a JP participar da plenária de Cartaxo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) decidiu vir de Brasília para a Capital paraibana participar pessoalmente da 1ª Plenária Popular da pré-candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo a prefeito de João Pessoa nas Eleições 2024.  O evento está agendado para às 18h da sexta-feira (05/07), na sede da Asplan, no Centro da cidade.

De acordo com informações que circulam pelos bastidores da política paraibana, Ricardo conta com a possibilidade de emplacar a própria mulher, Amanda Rodrigues, como vice na chapa encabeçada por Cartaxo e, portanto, estaria disposto a se empenhar de todos os modos possíveis para a eleição do parlamentar.

Coutinho foi acionado por Cartaxo para ajudá-lo a reverter os efeitos da renúncia pública e oficial que fez ao desistir de participar das prévias petistas para ser o nome da legenda em João Pessoa. A reversão dos efeitos incluía convencer a cúpula nacional petista a derrubar não apenas Cida Ramos mas, também, as próprias regras do partido para benefício do deputado.

Ricardo topou, articulou e chegou a emitir um ‘Manifesto’ público onde, em parceria com ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, “soltava a mão” de Cida Ramos, uma de suas aliadas históricas mais aguerridas.

A iniciativa de Cartaxo deu certo, mas abriu espaço para um novo período de racha no partido em território paraibano.

Leia também: GTE indica Cartaxo para ser pré-candidato do PT em João Pessoa; anúncio oficial deve ser em julho

Agora, Luciano Cartaxo, na tentativa de reverter o racha e a crise instalados dentro do PT paraibano por causa das próprias articulações, adota a estratégia de se apresentar junto à população como representante oficial do “time de Lula em João Pessoa“.

Este será nosso primeiro encontro oficial como pré-candidato a prefeito de João Pessoa, então estou muito feliz em reunir o time de Lula em João Pessoa, ao lado de Ricardo, Luiz Couto e todas as lideranças e movimentos populares para uma noite de comemoração mas também de diálogo para juntos construirmos um plano de governo que volte a cuidar das pessoas e retome o ritmo de investimentos e crescimento que João Pessoa estava vivenciando nas gestões do ex-prefeito Ricardo, do saudoso Agra e da minha gestão”, disse Cartaxo.

O deputado federal Luiz Couto (PT) que se aliou a Cartaxo e a Coutinho para colaborar com a retirada do nome de Cida do projeto eleitoral do PT em João Pessoa, também se fará presente ao evento.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Dona Inês: prefeito inicia batalha jurídica para reaver mandato extinto pelo presidente da Câmara

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito do município de Dona Inês, Antônio Justino (PSB), iniciou uma batalha jurídica para reaver o próprio mandato que foi declarado extinto pelo presidente da Câmara Municipal, vereador José Marcos Rodrigues da Silva que, por sua vez, tomou a decisão de forma monocrática.

A decisão surpreendeu a classe política local e a população uma vez que não houve processo administrativo, consulta aos demais integrantes da Câmara ou, sequer, oferta do direito à ampla defesa para o, agora, ex-prefeito.

A ‘Declaração de Extinção de Mandato de Prefeito’ foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB), nesta quarta-feira (03/07).

A defesa do prefeito, munida de argumentos que apontam arbitrariedade e ausência da aplicação do devido processo legal por parte do presidente da Câmara, já protocolou uma Ação Anulatória do procedimento na tentativa de reverter a extinção do mandato do Antônio Justino.

O gestor, porém, já teria sido alvo da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0000156-61.2016.6.15.0014 e teria perdido os direitos políticos ainda no mês de agosto de 2023.

O presidente da Câmara justificou a iniciativa citando a previsão “no Artigo 6º, I, do Decreto Lei 201/1967, que determina a declaração da extinção do mandato de Prefeito pelo Presidente da Câmara Municipal, em caso de cassação dos direitos políticos“, bem como, o “parágrafo único do Decreto Lei 201/1967, que determina a extinção do mandato independe de deliberação do plenário e que se tornará efetiva desde a declaração do fato“.

De acordo com a publicação, o vice-prefeito, Demétrio Ferreira da Silva, toma posse do cargo.

Confira a publicação:

Continue Lendo

Paraíba

ALPB concede título de cidadania paraibana a ministra Esther Dweck

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta terça-feira (2), o Título de Cidadania Paraibana a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, pelos relevantes serviços prestados ao estado. A proposta foi apresentada pelo presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino

A solenidade contou com a presença do governador do Estado, João Azevedo. Na oportunidade, o presidente Adriano Galdino destacou que a Cidadania Paraibana, além de uma homenagem e um reconhecimento, é também um chamamento, um ato que exige do homenageado a responsabilidade de atuar em defesa da Paraíba e dos direitos dos paraibanos.

“É com muita satisfação que a Assembleia faz justiça concedendo a honraria de cidadã paraibana a ministra, que tem uma enorme lista de serviços prestados ao estado. Quero que, a partir de hoje, a homenageada sinta-se paraibana e leve na sua alma um pouco da nossa história, que leve no seu coração o propósito de lutar para que tenhamos um país melhor e mais justo para todos”, ressaltou o presidente.

A ministra Esther Dweck veio para a Paraíba participar da solenidade de entrega do Programa Imóvel da Gente, que é voltado para a destinação estratégica de imóveis da União para políticas públicas prioritárias, considerando a função social e ambiental, com diálogo federativo e com a sociedade, em benefício da população. “A ministra agora é filha da terra, dessa Paraíba que orgulha a todos nós. É o reconhecimento pelo que ela faz pelo Brasil, com uma história exemplar em defesa da nossa democracia “, destacou o governador João Azevedo.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou a gratidão pelo Estado. “Agradeço muito pelo título que me foi concedido hoje pelo presidente da Assembleia, Adriano Galdino. Eu tenho uma relação muito boa com a Paraíba e essa sensação acontece desde a primeira vez que vim aqui. Essa é a terra de uma das minhas grandes referências como economista, que é Celso Furtado. Então, para mim ser cidadã paraibana me torna mais próxima dele, o que é realmente uma grande honra”, disse a ministra.

Sobre a homenageada

A ministra Esther Dweck é professora Associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o período de doutorado, realizou estudos na Scuola Superiore Sant’Anna, em Pisa, na Itália. Entre 2011 e 2016, atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi Chefe da Assessoria Econômica e Secretária de Orçamento Federal (SOF). Foi subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil. Em 2021, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) concedeu a Esther o prêmio de Mulher Economista do Ano.

Continue Lendo