Nos acompanhe

Paraíba

Chió inova e garante motocicletas para Agentes de Saúde

Publicado

em

Para garantir melhoria no serviço de saúde da atenção primária, o deputado Chió (Rede), anunciou, nesta terça-feira (25), o investimento de R$ 250 mil em emendas parlamentares para a aquisição de motocicletas para Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Zona Rural. Está é a primeira vez que servidores do gênero são contemplados com veículos para benefício da execução do trabalho.

“Facilitar o atendimento de pacientes mais afastados na Zona Rural dos municípios e fortalecer o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, um dos principais elos da atenção primária do nosso SUS, o nosso mandato está, mais uma vez, inovando e investindo em motocicletas para os trabalhadores. É mais qualidade de vida e de atendimento. Em breve, atenderemos ainda mais cidades da nossa Paraíba”, ressaltou o deputado.

No primeiro momento, as cidades contempladas são Arara, Nova Palmeira e Pedra Lavrada. De acordo com o parlamentar, outros municípios também devem receber o incentivo nas próximas destinações de emendas.

Continue Lendo

Paraíba

Com possibilidade de emplacar esposa na vice, Ricardo vem a JP participar da plenária de Cartaxo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) decidiu vir de Brasília para a Capital paraibana participar pessoalmente da 1ª Plenária Popular da pré-candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo a prefeito de João Pessoa nas Eleições 2024.  O evento está agendado para às 18h da sexta-feira (05/07), na sede da Asplan, no Centro da cidade.

De acordo com informações que circulam pelos bastidores da política paraibana, Ricardo conta com a possibilidade de emplacar a própria mulher, Amanda Rodrigues, como vice na chapa encabeçada por Cartaxo e, portanto, estaria disposto a se empenhar de todos os modos possíveis para a eleição do parlamentar.

Coutinho foi acionado por Cartaxo para ajudá-lo a reverter os efeitos da renúncia pública e oficial que fez ao desistir de participar das prévias petistas para ser o nome da legenda em João Pessoa. A reversão dos efeitos incluía convencer a cúpula nacional petista a derrubar não apenas Cida Ramos mas, também, as próprias regras do partido para benefício do deputado.

Ricardo topou, articulou e chegou a emitir um ‘Manifesto’ público onde, em parceria com ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, “soltava a mão” de Cida Ramos, uma de suas aliadas históricas mais aguerridas.

A iniciativa de Cartaxo deu certo, mas abriu espaço para um novo período de racha no partido em território paraibano.

Leia também: GTE indica Cartaxo para ser pré-candidato do PT em João Pessoa; anúncio oficial deve ser em julho

Agora, Luciano Cartaxo, na tentativa de reverter o racha e a crise instalados dentro do PT paraibano por causa das próprias articulações, adota a estratégia de se apresentar junto à população como representante oficial do “time de Lula em João Pessoa“.

Este será nosso primeiro encontro oficial como pré-candidato a prefeito de João Pessoa, então estou muito feliz em reunir o time de Lula em João Pessoa, ao lado de Ricardo, Luiz Couto e todas as lideranças e movimentos populares para uma noite de comemoração mas também de diálogo para juntos construirmos um plano de governo que volte a cuidar das pessoas e retome o ritmo de investimentos e crescimento que João Pessoa estava vivenciando nas gestões do ex-prefeito Ricardo, do saudoso Agra e da minha gestão”, disse Cartaxo.

O deputado federal Luiz Couto (PT) que se aliou a Cartaxo e a Coutinho para colaborar com a retirada do nome de Cida do projeto eleitoral do PT em João Pessoa, também se fará presente ao evento.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Dona Inês: prefeito inicia batalha jurídica para reaver mandato extinto pelo presidente da Câmara

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito do município de Dona Inês, Antônio Justino (PSB), iniciou uma batalha jurídica para reaver o próprio mandato que foi declarado extinto pelo presidente da Câmara Municipal, vereador José Marcos Rodrigues da Silva que, por sua vez, tomou a decisão de forma monocrática.

A decisão surpreendeu a classe política local e a população uma vez que não houve processo administrativo, consulta aos demais integrantes da Câmara ou, sequer, oferta do direito à ampla defesa para o, agora, ex-prefeito.

A ‘Declaração de Extinção de Mandato de Prefeito’ foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB), nesta quarta-feira (03/07).

A defesa do prefeito, munida de argumentos que apontam arbitrariedade e ausência da aplicação do devido processo legal por parte do presidente da Câmara, já protocolou uma Ação Anulatória do procedimento na tentativa de reverter a extinção do mandato do Antônio Justino.

O gestor, porém, já teria sido alvo da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0000156-61.2016.6.15.0014 e teria perdido os direitos políticos ainda no mês de agosto de 2023.

O presidente da Câmara justificou a iniciativa citando a previsão “no Artigo 6º, I, do Decreto Lei 201/1967, que determina a declaração da extinção do mandato de Prefeito pelo Presidente da Câmara Municipal, em caso de cassação dos direitos políticos“, bem como, o “parágrafo único do Decreto Lei 201/1967, que determina a extinção do mandato independe de deliberação do plenário e que se tornará efetiva desde a declaração do fato“.

De acordo com a publicação, o vice-prefeito, Demétrio Ferreira da Silva, toma posse do cargo.

Confira a publicação:

Continue Lendo

Paraíba

ALPB concede título de cidadania paraibana a ministra Esther Dweck

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta terça-feira (2), o Título de Cidadania Paraibana a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, pelos relevantes serviços prestados ao estado. A proposta foi apresentada pelo presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino

A solenidade contou com a presença do governador do Estado, João Azevedo. Na oportunidade, o presidente Adriano Galdino destacou que a Cidadania Paraibana, além de uma homenagem e um reconhecimento, é também um chamamento, um ato que exige do homenageado a responsabilidade de atuar em defesa da Paraíba e dos direitos dos paraibanos.

“É com muita satisfação que a Assembleia faz justiça concedendo a honraria de cidadã paraibana a ministra, que tem uma enorme lista de serviços prestados ao estado. Quero que, a partir de hoje, a homenageada sinta-se paraibana e leve na sua alma um pouco da nossa história, que leve no seu coração o propósito de lutar para que tenhamos um país melhor e mais justo para todos”, ressaltou o presidente.

A ministra Esther Dweck veio para a Paraíba participar da solenidade de entrega do Programa Imóvel da Gente, que é voltado para a destinação estratégica de imóveis da União para políticas públicas prioritárias, considerando a função social e ambiental, com diálogo federativo e com a sociedade, em benefício da população. “A ministra agora é filha da terra, dessa Paraíba que orgulha a todos nós. É o reconhecimento pelo que ela faz pelo Brasil, com uma história exemplar em defesa da nossa democracia “, destacou o governador João Azevedo.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou a gratidão pelo Estado. “Agradeço muito pelo título que me foi concedido hoje pelo presidente da Assembleia, Adriano Galdino. Eu tenho uma relação muito boa com a Paraíba e essa sensação acontece desde a primeira vez que vim aqui. Essa é a terra de uma das minhas grandes referências como economista, que é Celso Furtado. Então, para mim ser cidadã paraibana me torna mais próxima dele, o que é realmente uma grande honra”, disse a ministra.

Sobre a homenageada

A ministra Esther Dweck é professora Associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o período de doutorado, realizou estudos na Scuola Superiore Sant’Anna, em Pisa, na Itália. Entre 2011 e 2016, atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi Chefe da Assessoria Econômica e Secretária de Orçamento Federal (SOF). Foi subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil. Em 2021, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) concedeu a Esther o prêmio de Mulher Economista do Ano.

Continue Lendo