Nos acompanhe

Paraíba

Lançamento da Exposição “Traços de Memória e Sonho” marca momento histórico no Espaço Arte Brasil

Publicado

em
O Espaço Arte Brasil celebrou a abertura da aguardada exposição “Traços de Memória e Sonho” do artista Flávio Tavares nesta terça-feira, 18. O evento, que contou com a curadoria de Daniel da Hora, atraiu grande público e celebrou a rica trajetória artística de Flávio.
Rodrigo Villar, sócio-proprietário do Espaço Arte, destacou a importância desta exposição para a história do local. “É mais um marco na nossa história. Ter uma exposição de um artista como Flávio Tavares, que é tão importante para a arte paraibana e conta tão bem essa história da arte, desde a realidade sociocultural que ele retrata em alguns quadros, até essa visão lúdica de sonho que ele traz. É um artista extremamente reconhecido, não só na Paraíba, mas no Brasil e no mundo, e é muito importante para nós agregarmos mais essa exposição no currículo do Espaço Arte Brasil”, ressaltou.
Em seu discurso de apresentação, Rodrigo Villar também agradeceu aos colecionadores Walter e Mariza Cunha (IM), que contribuíram significativamente para o acervo da exposição. “São pessoas que, há muitos anos, acreditaram na arte paraibana e investiram nela. Muitas das obras aqui expostas fazem parte de suas coleções”, disse.
Curadoria – curador da exposição, Daniel da Hora falou sobre o desafio e o privilégio de trabalhar com a obra de Flávio Tavares. Para ele, Flávio é um artista patrimônio da Paraíba e fazer a curadoria foi complexo pela qualidade e vastidão de sua obra. “Buscamos o histórico e a novidade, apresentando obras que ninguém viu antes. Flávio é um artista compulsivo, o qual chamamos de ‘operário da arte’ e ele entregou obras que terminou na semana passada, por exemplo. É alguém que usa do seu ofício para contar histórias, memórias e narrativas que vão fazer parte das nossas vidas. Ter uma obra de Flávio Tavares na sua casa, no seu escritório, na sua vida vai lhe fazer certamente uma pessoa melhor”, ressalta.
Emoção – Flávio expressou sua gratidão e emoção ao falar sobre a mostra e sua relação com o Espaço Arte Brasil. “A exposição começa nos anos 70 e vai até os dias de hoje, incluindo trabalhos feitos durante a pandemia e minha emoção de estar junto ao Espaço Arte Brasil é muito grande… É uma galeria jovem que transmite uma paixão pela arte, fomenta o conhecimento e também a arte popular. Estou extremamente emocionado e, como diria Hermano José: ‘Pinte, pinte, que a arte nos aproxima’, então a força da arte é interligada ao espírito humano e, para mim, isso comprova exatamente essa paixão afetiva que a arte tem com o povo. Pinto o imaginário da nossa terra, fantasias dos carnavais, do bordel, do universo de José Lins do Rêgo e essa saudade dentro de mim, da infância, da existência.
A exposição “Traços de Memória e Sonho” continua em cartaz no Espaço Arte Brasil que fica no térreo do Liv Mall — Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 — Jardim Oceania, João Pessoa — PB, 58037-005. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de famílias atípicas.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo

Paraíba

Maior evento religioso da PB, Romaria da Penha ocorre neste sábado e deve reunir milhares de fiéis

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A tradicional Romaria da Penha, maior evento religioso do Estado, acontece neste sábado (23/11) em João Pessoa. Em um percurso de caminha com extensão de 14 quilômetros, milhares de fiéis participarão da 261ª edição da festa, que tem como tema “Senhora da Penha, porque ‘somos todos irmãos’, ajudai-nos a viver a fraternidade e a amizade social”.

Programação

Os eventos começam às 16h30, com a Carreata de Nossa Senhora da Penha. A imagem da santa será conduzida do Santuário da Penha, localizado no bairro da Penha, até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes*, no Centro da cidade.

A Romaria tem início às 22h, partindo da Igreja de Lourdes em direção ao Santuário da Penha. A caminhada, que atrai devotos de diversas cidades e estados, deve terminar por volta das 3h30, com a celebração de uma missa campal presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Caminhada de fé

A Romaria da Penha é uma manifestação de fé que atrai pessoas de todas as idades, reunindo famílias, grupos de oração e comunidades paroquiais. Os fiéis caminham em oração e cânticos, muitos carregando velas ou imagens da santa, criando um ambiente de emoção e devoção.

O evento, que acontece há décadas, é considerado uma das maiores expressões de religiosidade popular do país e celebra a intercessão de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Santuário e símbolo de proteção para os fiéis.

Continue Lendo