Nos acompanhe

Paraíba

São Bento: TRE proíbe pesquisa encomendada por oposição por perigo de “falsa percepção no eleitor”

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) impugnou uma pesquisa encomendada pelo grupo de oposição da cidade de São Bento. Na manhã desta quinta-feira (20/06), a juíza eleitoral Isabella Joseanne Assunção Lopes Andrade de Souza determinou a suspensão da divulgação dos números publicados pelo Seta Instituto de Pesquisa, que tem em seu histórico indícios de fraude e dezenas de processos judiciais. A magistrada entendeu que a pesquisa possui problemas técnicos que podem alterar o resultado, causando “uma falsa percepção no eleitor”. Essa é a segunda vez que a Justiça Eleitoral proíbe a divulgação de uma pesquisa contratada pela oposição em São Bento só neste pleito.

Na decisão publicada pelo TRE-PB, a juíza Joseanne Souza demonstra que a pesquisa encomendada pelo grupo do ex-deputado Márcio Roberto e do deputado Galego de Souza possui uma violação em sua amostra, nos questionários aplicados e omite padrões referentes aos graus de instrução utilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa trazia o pré-candidato de oposição, Marcos Davi, com 39,5% e o pré-candidato da situação, Gerfeson Carnaúba, com 31,5%.

“As pesquisas de intenção de voto desempenham um papel central no debate político. Elas são utilizadas para discutir as chances de cada candidato, suas forças e fraquezas, além de formular prognósticos”, argumenta a magistrada. Ela continua defendendo que “a divulgação de pesquisa eleitoral sem o rigor técnico exigido de tal instituto, cuidadosamente regulamentado pela Resolução do TSE, pode gerar uma falsa percepção no eleitor”.

Não é a primeira vez que a oposição de São Bento tenta divulgar números da corrida eleitoral na cidade. Na última semana o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) proibiu a veiculação de outro levantamento contratado pelo grupo opositor, desta vez por meio da empresa Insight Global Serviços. A corte ressaltou a necessidade de cumprimento da legislação para evitar tentativas de manipulação da opinião pública.

O Seta Instituto de Pesquisa responde a dezenas de processos judiciais em todo o Brasil. A Justiça Eleitoral informa, por exemplo, que houve ações contra as pesquisas do instituto em cidades como Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Pau dos Ferros e Caicó, no Rio Grande do Norte, e em Araguaína, Porto Nacional e Xambioá, no Tocantins.

Também não é nova a estratégia de divulgação de resultados inverídicos pelo grupo formado por Márcio Roberto e Galego de Souza. Em 2012 as pesquisas divulgadas indicavam a vitória de Jullys Roberto por 47,6%. Ele acabou derrotado com 41,89%.

Em 2016 foi alardeado que Gemilton de Souza venceria Dr. Jarques por 52% a 41,7%. Quando as urnas abriram Jarques foi eleito com 50,1% a 49,9%. Já em 2020 os números publicados diziam que Galego impediria a reeleição de Jarques, vencendo por 47,5% a 45,3%. O resultado oficial foi 52,91% a 46,84%, favorável ao atual prefeito.

Continue Lendo

Paraíba

Câmara Municipal de João Pessoa constitui Comissão de Recesso

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Por meio de Ato do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (PSD), o Legislativo Municipal pessoense instituiu a Comissão de Recesso, constituída com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos legislativos da Casa durante o recesso parlamentar.

A Comissão tem como integrantes: o presidente Dinho Dowsley (PSD), o vice-presidente Carlão (Patriota), a vereadora Eliza Virgínia (PP), além dos vereadores Zezinho Botafogo, Odon Bezerra (ambos PSB), Marcílio do HBE (Republicanos), Damásio Franca (Progressistas) e Coronel Sobreira (MDB). A composição do colegiado segue o Regimento Interno da Casa (Art. 80, § 3º), obedecendo a critérios de proporcionalidade de partidos ou blocos partidários, por indicação dos respectivos líderes.

Durante o recesso parlamentar, a comissão representativa pode exercer a competência administrativa em caso de urgência ou na ausência ou impedimento dos membros da Mesa Diretora, além de representar a Câmara em eventos e exercer outras atribuições de caráter urgente, que não possam aguardar o início do período legislativo seguinte.

Continue Lendo

Paraíba

“O ministro me ligou pessoalmente”, diz Cida ao não participar de evento da gestão Lula na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A ausência da deputada estadual Cida Ramos (PT) foi amplamente notada durante a visita do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ao Estado da Paraíba, nesta segunda-feira (1º/07), para confirmar a adesão do Governo Estadual ao ‘Novo Viver sem Limite’, política pública da gestão Federal com cerca de cem ações para garantir cidadania e inclusão das pessoas com deficiência.

Ao ser questionada sobre o fato Cida Ramos afirmou que tirou apenas uma semana de recesso; que está em São Paulo; que enviou representantes em seu lugar; e que já estava com a viagem há muito agendada.

Leia também: Ministro desembarca na Paraíba e lança programa ‘Novo Viver sem Limite’ para inclusão de PcD’s

Para evitar quaisquer comentários inverídicos sobre seu relacionamento com a gestão Lula e o próprio Partido dos Trabalhadores após ser defenestrada pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) da Direção Nacional petista em benefício do deputado estadual Luciano Cartaxo na corrida interna para ser o nome da legenda no pleito eleitoral municipal deste ano, Cida afirmou que o próprio ministro ligou para ela pessoalmente para reforçar o convite para o evento.

O ministro me ligou pessoalmente“, frisou Cida Ramos.

O comentário da parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (01/07).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

“Queremos uma chapa competitiva”, diz Cartaxo sobre nome que integrará majoritária do PT na Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa e deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) prefere esperar pela data limite estabelecida pela Justiça Eleitoral para definir a chapa majoritária da legenda na Capital paraibana.

Nos bastidores da política pessoense, os comentários davam conta de que haveria uma forte tendência de Amanda Rodrigues, esposa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), ser a companheira de chapa de Cartaxo na chapa, uma vez que o marido teria sido o grande articulador da retirada da deputada Cida Ramos (PT) da disputa interna para escolha do nome da legenda na corrida ao comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas Eleições 2024.

Segundo Cartaxo, existe da parte dele confiança total na própria vitória na disputa eleitoral deste ano e a chapa que, afirma “possui vários pré-inscritos“, tanto do PT como de outras legendas integrantes da Federação, ainda será definida.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (01/07).

Confira o áudio:

Continue Lendo