Nos acompanhe

Paraíba

Secretarias de CG se reúnem com Escola Agrícola Assis Chateaubriand para ampliar educação técnica

Publicado

em

Nesta quarta-feira (19/06), uma reunião foi realizada na sede da Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc), às 11h, reunindo importantes figuras do setor educacional e agrícola. Estiveram presentes o professor e diretor José Félix, o professor e diretor adjunto Messias Firmino, a professora e coordenadora do curso técnico em agropecuária, Socorro Duarte, todos da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, o secretário de educação Raimundo Asfora, o secretário de agricultura Renato Gadelha e Andresa Maia, Agroecóloga e representante do projeto Plantar da Seduc de Campina Grande.

O encontro teve como principais objetivos discutir a formação de turmas em Campina Grande para os cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria oferecidos pela Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC/UEPB). A proposta visa atender a demanda educacional da região e proporcionar mais oportunidades de qualificação profissional para os jovens.

Um dos pontos destacados na reunião foi a utilização do projeto Plantar, da Prefeitura Municipal de Campina Grande, como campo de estágio para os alunos do curso técnico em Agropecuária. Isso proporcionaria uma experiência prática valiosa e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Outro tema importante abordado foi a organização de visitas técnicas para alunos do oitavo e nono ano das escolas municipais de Campina Grande à Escola Agrícola Assis Chateaubriand. A ideia é que os estudantes conheçam a estrutura e os cursos oferecidos pela escola, ajudando-os a decidir sobre seu futuro acadêmico e profissional.

Também foram discutidos os detalhes logísticos para a formação de turmas, tanto na área urbana de Campina Grande quanto nos distritos, especialmente em Galante e regiões próximas ao Jenipapo. O secretário de Agricultura, Renato Gadelha, juntamente com o Secretário de Educação, Raymundo Asfora, irão coordenar o acesso às escolas, organizar apresentações dos cursos e discutir a logística de transporte dos alunos.

“O secretário de Agricultura vai, juntamente com o secretário de Educação, verificar a logística. Primeiro, teremos acesso às escolas para que a equipe da Escola Agrícola possa conversar com os diretores e a equipe pedagógica, apresentando os nossos cursos técnicos com vídeos e materiais informativos,” explicou o professor Messias Firmino, diretor adjunto da Escola Agrícola Assis Chateaubriand.

Messias explicou que com o acordo de parceria firmado será possível dividir responsabilidades, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, junto com a Secretaria de Agricultura, se responsabilizar pelo transporte dos alunos de Galante e outras localidades até pontos de encontro centrais, como a Rodoviária Velha em Campina Grande e no Jenipapo, de onde serão levados para a escola agrícola pelos ônibus da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC).

“A possibilidade de um micro-ônibus da escola se deslocar até Galante foi discutida, embora ainda dependa de uma avaliação de viabilidade. Além disso, estudantes de Campina Grande, residentes nas proximidades do Jenipapo, serão transportados com o apoio da prefeitura e dessa localidade e daí, esses estudantes serão transportados sob responsabilidade da Escola Agrícola até o Campus II da UEPB em Lagoa Seca’, pontuou o professor Messias.

Ele disse ainda que a expectativa é que essa parceria seja formalizada em breve, facilitando o preenchimento de vagas nesses dois cursos técnicos oferecidos pela escola agrícola Assis Chateaubriand no Campus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Lagoa Seca.

’Já o município de Campina Grande que também tem vocação para a agricultura e pecuária, poderá qualificar jovens, proporcionando novas perspectivas profissionais, principalmente para os filhos(as) de agricultores dos distritos rurais e a médio prazo, espera-se reduzir os pontos fracos e as ameaças das cadeias produtivas de origem animal e vegetal presentes na área rural de Campina Grande, incrementando mais oportunidades empreendedoras, gerando emprego e renda para esse público-alvo, contribuindo assim com o crescimento e no desenvolvimento de Campina Grande ’, é o que almeja o professor Messias Firmino.

Para ele, muitos estudantes terminam o ensino médio e ficam sem ocupação. Filhos de agricultores que terminam o ensino médio muitas vezes não têm outra perspectiva. “A Escola Agrícola Assis Chateaubriand pode ser a entrada principal para resolver isso. Levar os alunos do oitavo e nono ano para conhecer nossa estrutura ajudará a prepará-los para estudar conosco,” concluiu o professor Messias Firmino.

A coordenadora do curso técnico de Agropecuária da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, Socorro Duarte disse que a formalização dessa parceria promete trazer benefícios significativos, tanto para a comunidade acadêmica da UEPB quanto para os estudantes de Campina Grande, ampliando horizontes e criando novas oportunidades de formação técnica e profissional.

Continue Lendo

Paraíba

Pesquisa Insight Global mostra André Coutinho isolado na liderança com 56% dos votos em Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do pleito eleitoral, a mais recente pesquisa realizada pela Insight Global em Cabedelo aponta vitória histórica de André Coutinho (Avante).

 Segundo o levantamento estimulado (quando eleitores recebem a lista dos candidatos), André aparece com 56% das intenções de voto, contra apenas 13% do segundo colocado.

Registrada no TER-PB sob o protocolo PB 04405/2024, a amostragem aconteceu entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro e ouviu 400 eleitores de Cabedelo. A pesquisa possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de ±4,9 pontos percentuais.

“Mais uma pesquisa, mais um impulso neste fim de campanha, que foi toda marcada por proposta e pela vontade de mostrar para o povo de Cabedelo que um trabalho bem feito e com responsabilidade muda uma cidade! Vamos seguir com o avanço que nossa cidade vem assistindo desde 2018. É 70 na cabeça, com o orgulho do presente e a certeza de um futuro ainda mais promissor”, disse André.

Liderada por André e Camila Holanda (Progressista), a coligação “Cabedelo segue avançando” é composta pelo União Brasil, PSB, MDB, Republicanos, PT, PCdoB, Partido Verde, Solidariedade, Progressistas e PSDB.

Continue Lendo

Paraíba

NASA Space Apps Challenge 2024 é aberto em João Pessoa com presença de representante da ONU

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nesta sexta-feira (04) ocorreu a abertura oficial do NASA Space Apps Challenge 2024 em João Pessoa, marcando o início de um fim de semana dedicado à inovação e ciência aberta. O evento, realizado de 04 a 06 de outubro, faz parte de uma competição internacional promovida pela Agência Espacial Americana (NASA), que ocorre simultaneamente em várias cidades ao redor do mundo. Na capital paraibana, o desafio é conhecido como NASA Space Jampa.

Em sua segunda edição consecutiva, o NASA Space Jampa foi organizado pela startup Trêsbê Delas e pelo Hub de inovação Ilha Tech, um ecossistema de inovação mantido pelo Sin Group. A cerimônia de abertura foi realizada nas dependências do Ilha Tech, localizado no bairro da Torre, e contou com a presença de patrocinadores como Manaira Shopping, FabLab/UFPB e Gráfica JB, além de participantes e entusiastas da ciência e tecnologia.

O evento iniciou às 19h com uma série de apresentações dos organizadores e patrocinadores, além de dinâmicas para a formação das equipes competidoras. O destaque da noite foi a palestra de Mikaelle Farias, diretora regional do Palmares Lab e representante da ONU no combate à desinformação. Em sua apresentação, Mikaelle abordou o tema “Quais soluções temos para um mundo em crise climática?”, ressaltando a urgência de ações coletivas e inovadoras para enfrentar os desafios climáticos globais.

Mikaelle já representou o Brasil em conferências internacionais como as COP26 e COP27 da ONU, trouxe uma perspectiva inspiradora para os participantes, conectando temas globais de sustentabilidade e justiça climática ao talento local. “O mundo enfrenta desafios sem precedentes, e precisamos unir nossas forças e nossas mentes criativas para buscar soluções inovadoras que possam gerar impacto real. Aqui em João Pessoa, vejo um enorme potencial para contribuir de forma significativa para esse movimento global de transformação”, afirmou Mikaelle durante sua fala.

Segundo Dani Bezerra, COO da Trêsbê Delas: “O NASA Space Jampa é uma oportunidade incrível para conectar a criatividade e o talento local a desafios globais. Nossa expectativa é fortalecer ainda mais o papel de João Pessoa como um polo de inovação e tecnologia.”

Já Ruy Dantas, fundador do Ilha Tech, destacou que o Ilha Tech tem o compromisso de ser um facilitador do desenvolvimento de novas ideias e negócios que possam impactar positivamente a sociedade. “Receber um evento da NASA é um marco que coloca João Pessoa no mapa da inovação global.”

A startup Trêsbê Delas é incubada pelo Ilha Tech, hub de inovação localizado em João Pessoa e mantido pelo Sin Group, uma holding de comunicação que possui a agência Sin Comunicação, a empresa de PR Ima Gestão de Imagem, a empresa de dados Keek Inteligência e uma consultoria especializada em inovação com a RD Innovation.

O NASA Space Jampa segue até o domingo, dia 06 de outubro, conectando a capital paraibana a uma rede global de inovação e consolidando a cidade como um polo de criatividade e impacto social.

Continue Lendo

Paraíba

Golpistas usam foto do deputado federal Mersinho Lucena para pedir dinheiro em golpe pelo WhatsApp

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Golpistas estão utilizando a foto e o nome do deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) para aplicar golpes via aplicativos de mensagens com pedidos de dinheiro. A prática criminosa envolve o envio de mensagens, onde os estelionatários se passam pelo parlamentar e solicitam transferências de dinheiro, alegando falsas necessidades financeiras urgentes. O caso foi registrado na manhã deste sábado (5).

A assessoria de Mersinho Lucena emitiu um alerta à população, destacando que o deputado não está pedindo dinheiro e que qualquer mensagem com esse teor é uma tentativa de golpe.

O caso já foi registrado nas autoridades competentes, que estão investigando o ocorrido. A equipe de Mersinho Lucena pede que, ao receber mensagens suspeitas, os eleitores e contatos do deputado denunciem os números envolvidos e evitem compartilhar dados pessoais.

O deputado federal, por sua vez, reforçou que nenhuma solicitação de dinheiro será feita através de mensagens e pediu para que a população tome cuidado com esse tipo de golpe, que tem se tornado cada vez mais comum em meio ao avanço das tecnologias digitais.

Continue Lendo