Nos acompanhe

Paraíba

São João Multicultural de João Pessoa aquece turismo e ocupação hoteleira deve chegar a 75%

Publicado

em

Praias lindas, arquitetura histórica, paisagem encantadora, as delícias de uma gastronomia peculiar e, para completar esse cenário que já é perfeito, a cidade de João Pessoa está com uma programação de São João recheada de grandes artistas que já estão fazendo os festejos juninos da Capital serem considerados um dos melhores do estado. Esse conjunto de atrativos está aquecendo o turismo e a previsão da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) é que a ocupação hoteleira alcance 75% na próxima semana.

O secretário de Turismo da Capital, Daniel Rodrigues, garantiu que a expectativa é das mais positivas. “Estamos com uma média de 75% de ocupação da rede hoteleira, sendo que alguns hotéis já estão lotados. As pessoas vêm para João Pessoa e encontram um pacote completo. Tem as praias, o Centro Histórico, a gastronomia e toda essa programação do São João Multicultural”, elencou.

Para Daniel Rodrigues, a união de todos esses itens já faz de João Pessoa um polo turístico no período junino. “Na nossa visão, todo esse conjunto de atrações e belezas da nossa cidade já fazem dela um atrativo turístico de festa junina. A expectativa é que cada vez mais o São João de João Pessoa se torne uma referência e isso é bom para o aquecimento do turismo e da economia como um todo”, acrescentou.

Atrações – A programação principal do São João Multicultural 2024, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), começa no dia 20, no Parque Solon de Lucena, a partir das 19h. A localização é um ponto estratégico da Capital já que fica na área central e dá acesso fácil para toda população e aos visitantes.

Nesta data, turistas e moradores da Capital poderão acompanhar os shows de Elba Ramalho, Banda Encantus, Ranniery Gomes e James Sousa. A festa continua nos dias que seguem com várias atrações, como Waldonys, Mara Pavanelly, Eliane, Sâmya Maia, Luciene Melo, Tom Oliveira e muitos outros. Confira a programação completa no link: https://hipl.at/pmjpsj2024 .

Praias de João Pessoa – E quem vem aproveitar o São João Multicultural de João Pessoa, claro, também vem para apreciar as belas praias do Litoral. Embora este seja um período chuvoso, os encantos naturais da cidade não deixam de atrair os turistas que se deliciam com o mar.

A Orla tem 24 quilômetros de pura beleza, divididos entre as praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa, Seixas, Penha, Arraial, Sol, Gramame e Jacarapé. O Caribessa, as Piscinas Naturais do Seixas e Picãozinho – localizado a cerca de 1.500 metros da Praia de Tambaú -, são grandes atrativos.

Centro Histórico – E se não der praia, há também outros atrativos em João Pessoa. Começando pelo Centro Histórico da cidade, responsável por revelar o início de toda a história da Capital com o seu marco zero e o pôr do sol do Hotel Globo. O prédio tem vista privilegiada para o Rio Sanhauá – berço do nascimento da Paraíba.

Na Ladeira São Francisco, os visitantes encontram a Casa da Pólvora, um monumento construído por ordem de carta régia do capitão-mor governador Fernando de Barros e Vasconcelos, em 10 de agosto de 1704, e concluído em 1710, na administração do capitão-mor João da Maia de Gama. A Casa da Pólvora integra os roteiros fundamentais para o turismo no Estado.

Artesanato – Quem é turista adora fazer umas comprinhas para presentear os amigos e parentes que não puderam aproveitar o roteiro turístico. A dica é uma visita ao Mercado de Artesanato Paraibano, um ponto quase que obrigatório de visitação. O prédio, que tem mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região, fica na Avenida Ruy Carneiro, em Tambaú.

Bem pertinho de lá fica também a Feirinha de Tambaú, com 45 boxes onde os artesãos comercializam seus produtos e onde são vendidas comidas típicas do Nordeste – tapiocas recheadas, pratos contendo carne de sol e charque como purê de macaxeira, baião de dois e lanches em geral. A praça também dispõe de uma ampla área de passeio onde acontecem shows e atividades artísticas e culturais. A Feirinha é atualmente uma das principais opções de lazer para visitantes, turistas e moradores da Capital.

Gastronomia – A gastronomia de João Pessoa é uma das expressões da cultura e tradição paraibana que é tão rica. A culinária litorânea é caracterizada pela pesca regional e pelos temperos trazidos ao Brasil pelos colonos portugueses. É comum encontrar uma infinidade de pratos com frutos do mar como peixes, camarões, lagostas, caranguejos, mariscos e guaiamuns, servidos fritos, cozidos ou em molhos.

No entanto, nessa época de São João o que chama a atenção mesmo são as comidas típicas do período. Pamonha, canjica, mungunzá, tapioca, milho assado ou cozido, queijo coalho e arroz doce são apenas algumas das especiarias que seduzem quem visita a Capital.

Com tantos atrativos, ficar em João Pessoa é sempre uma ótima escolha para quem quer brincar o São João com muita diversão, beleza e comidas deliciosas e com uma grande vantagem: nem precisa pegar estradas engarrafadas para se divertir.

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

Leo Bezerra autoriza pavimentação em Paratibe e Muçumagro e destaca avanço do programa em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, autorizou, nesta terça-feira (26), o início das obras de pavimentação em oito ruas do bairro de Paratibe e uma em Muçumagro e garantiu que o maior programa de pavimentação da história da cidade vai seguir avançando por todos os bairros até que a cidade fique totalmente pavimentada. Só em Paratibe, são 70 vias incluídas, sendo nove já inauguradas, 54 contratadas e outras sete em projeto.

“Nós não prometemos isso na eleição passada e estamos pavimentando 1.508 ruas este ano. Agora, a gente firmou um compromisso, porque quem calçou 1.500 tem credibilidade de dizer que vai calçar 100% de João Pessoa. Com o calçamento de ruas, com o piso tátil, com a calçada, com acessibilidade, e basta ver nos sorrisos, nos depoimentos das pessoas que nos procuram, e as pessoas que estão acreditando na nossa gestão”, afirmou Leo Bezerra.

Investimento em Infraestrutura – De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, já são 1.740 ordens de serviço assinadas para obras em todas as áreas, entre já inauguradas, contratadas e com serviços em andamento. “Esse dado representa R$ 1,2 bilhão”, detalhou o secretário. “Aqui, na Rua Chateaubriand Brasil Neto, as obras de pavimentação seguem o mesmo padrão de todos os bairros da cidade, com infraestrutura completa e acessibilidade para as pessoas com necessidades, porque essa é a marca da nossa gestão”, concluiu.

Fim da espera – Na Rua Chateaubriand Brasil Neto, a comerciante Elisângela Silva Pereira comemorou o anúncio das obras que, segundo ela, irão acabar com problemas que duram 25 anos – tempo em que os moradores convivem com a dificuldade de locomoção, buracos, poeira e acúmulo de água no período chuvoso.

“Quem tem carro, é muito difícil até pra sair de casa com tanto buraco. Nós que temos moto, no caso eu e meu marido, não temos tanta dificuldade com isso, porque passamos em qualquer lugar. Diante de tantos problemas, nós até já fizemos, por conta própria, um nivelamento na rua, o que nem é suficiente para os transtornos. Mas, graças a Deus, agora acreditamos que a rua vai ser pavimentada, finalmente”, afirmou a moradora.

Presença – A solenidade para assinatura da ordem de serviço no bairro Paratibe também contou com as presenças do deputado estadual João Gonçalves, os vereadores Dinho Dowsley, Marmuthe Cavalcanti, Marcelo da Torre, além de suplentes e secretários da gestão municipal.

Confira a relação das ruas que serão pavimentadas, nesta ordem de serviço, com investimento de R$ 2,4 milhões:

Rua Santa Gorete – Muçumagro
Rua Chateaubrian Brasil Neto – Paratibe
Rua Antônio Da Cunha Filho – Paratibe
Rua Aposentado Luiz Leonardo Da Silva – Paratibe
Rua Custódia Nóbrega – Paratibe
Rua Funcionário Alcides Severino Dos Santos – Paratibe
Rua Heleno Francisco Pereira – Paratibe
Rua João Gonçalves Ribeiro – Paratibe
Rua Tenente Berto Luiz Gomes – Paratibe

Continue Lendo