Nos acompanhe

Paraíba

ALPB concede Cidadania Paraibana ao advogado Derly Pereira

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (3), título de cidadania paraibana ao advogado e fundador do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Francisco Derly Pereira. A homenagem proposta pelo deputada Cida Ramos aconteceu no plenário da Casa de Epitácio Pessoa e contou com a presença do vereador Marcos Henriques, além de juristas, filiados ao Partido dos Trabalhadores, familiares e amigos do homenageado.

Francisco Derly Pereira nasceu no de 1939 no estado Ceará e chegou a Paraíba para morar na cidade de Cabedelo no ano de 1972 e oito anos mais tarde, em 1980, contribuiu para a fundação do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, sendo o primeiro candidato ao Governo do Estado pelo partido em 1982.

Emocionada, a deputada autora da propositura, Cida Ramos destacou a trajetória de Derly à frente do PT e de sua luta pela democracia na Paraíba e no Brasil. “Eu diria que, mais do que um expoente do PT, é um expoentes da democracia. Um líder partidário e sindical, que sempre soube respeitar a militância que diferencia o PT de todos os outros partidos do país”, relatou.

Para Cida, a entrega do título de cidadãos paraibano a Derly é um reconhecimento oficial por toda sua atuação em benefício da Paraíba. “Para a Assembleia, é uma honra participar desse momento, que reconhece sua história política e pela sua luta incansável pela democracia”, complementou.

O vereador Marcos Henriques ressaltou que o advogado Derly Pereira é a maior liderança de esquerda na Paraíba, cuja história inspira e serve de exemplo para muitos militantes, sindicalistas e políticos do estado. “Derly é um exemplo para todos nós. Foi quem construiu o PT numa época em que foi muito difícil construí-lo. Derly deixa um legado de coerência e muita luta em defesa da classe trabalhadora e segue contribuindo com suas opiniões, as quais sempre seguimos em respeito à sua história”, declarou o parlamentar.

O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, lembrou que Derly foi o primeiro vereador eleito pela legenda no estado e a homenagem prestada pelo Poder Legislativo é um reconhecimento ao seu legado político. “Foi o primeiro candidato a governador do PT, lá nos anos 1980. É uma pessoa que tem um valor histórico muito grande para o nosso partido. Agradeço à Assembleia Legislativa pela aprovação [do projeto de lei], à deputada Cida Ramos pela propositora, porque Derly é um ícone do nosso partido e tem uma história dedicada ao povo de João Pessoa e ao povo da Paraíba”, destacou o líder petista.

O homenageado ingressou no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará em 1965. Em 1970, mudou-se com a família para a cidade de São Paulo/SP, devido às fortes perseguições políticas sofridas no Ceará. Após dois anos residindo no estado paulista, em 1972, foi preso e transferido para o Ceará, permanecendo preso por cerca de dois meses. Em 1988, foi o primeiro eleito pelo PT na Paraíba como vereador em João Pessoa.

 

Para o advogado, ser homenageado pelo Poder Legislativo, é um reconhecimento à sua história pública na Paraíba. “Sintome-me muito honrado. Escolhi a Paraíba por possuir raízes com este estado. Minha esposa e filhos, minha família foi constituída aqui na Paraíba. Receber esse reconhecimento me orgulha muito e me traz muita responsabilidade e, de qualquer forma, ficamos com mais esta dívida com este estado. É gratificante ser reconhecido pelos representantes do povo”, agradeceu o homenageado.

Em 1990, aposentou-se do Banco do Nordeste, contudo continuou advogando e atuando nas causas trabalhistas e sindicais, chegando a ser vice-presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba. Exerceu também a presidência do Partido dos Trabalhadores, tendo o reconhecimento de todos os filiados pelo trabalho desempenhado à frente do partido, sempre pautando a defesa da democracia e das minorias.

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo