Única paraibana palestrante no II Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres, realizado no Museu da República, em Brasília, a partir desta terça-feira (11), a porta-voz Estadual da Rede Sustentabilidade e secretária Executiva de Estado da Mulher e Diversidade, Cristiana Almeida, mobilizou discursões em torno do protagonismo feminino nos espaços de poder.
Natural de Remígio-PB e com trajetória política projetada na cidade de Esperança – PB, onde chegou a assumir a Prefeitura Municipal, Cristiana Almeida provocou, em Brasília, reflexões relacionadas ao enfrentamento das desigualdades de gênero, machismo e misoginia, ao defender mais mulheres em cargos de lideranças, na gestão pública e com mandatos. A gestora representou a Paraíba na primeira mesa de trabalho, que teve como tema – “Ampliando a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.”
A abertura oficial do evento foi realizada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, com a participação de ministras de Estado, a exemplo de Marina Silva do Meio Ambiente, e Sônia Guajajara dos Povos Indígenas; parlamentares, governadoras, além de gestoras estaduais e municipais, de todo o Brasil.
Em sua emblemática participação, a paraibana defendeu um maior monitoramento da aplicação de políticas públicas para as mulheres, e o engajamento intersetorial como fator determinante para traçar garantias de que mais mulheres ocuparão espaços de poder.
“A igualdade de gênero na política é a saída para que possamos firmar as políticas públicas de saúde, educação e desenvolvimento humano, que meninas e mulheres precisam, em todo o Brasil, para crescerem livres do medo, e da falta de oportunidade”, enfatizou.
A paraibana celebrou o lançamento da campanha “Mais Mulheres no Poder, Mais Democracia”, pelo Ministério das Mulheres, no momento que precede o pleito eleitoral municipal de 2024. “Em todo o Brasil, pré-candidatos e pré-candidatas estão dialogando com a população na elaboração dos seus planos de governo, é fundamental incentivar a sociedade a refletir sobre a representação feminina nas prefeituras e câmaras de vereadores, para que o orçamento público possa ser pensando e pautado, também, por mulheres”, acrescentou.
Cristiana Almeida representou, ainda, o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. A programação do evento se extende ao longo desta quarta-feira (12). Orçamento, igualdade salarial, combate à violência de gênero, entre outras pautas, estão entre os temas abordados.