Unidades da Secretaria de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Campina Grande, estão no clima de São João. Com a chegada do mês de junho, a cidade conhecida por sediar “O Maior São João do Mundo”, transforma-se em um espetáculo de cores e alegria. E as instituições públicas se unem a essa celebração tão aguardada durante todo o ano. No_Centro Dia_, onde funciona a Gerência da Pessoa com Deficiência, a decoração recebeu bandeirinhas coloridas, balões e vários outros atrativos com motivos juninos.
“A decoração junina é uma forma de trazer a cultura popular para dentro da nossa instituição. É uma alegria ver como isso eleva o espírito de todos aqui, traz mais alegria ao ambiente de trabalho, refletindo a identidade, o clima junino e a tradição, tão típica desta época do ano”, ressaltou a coordenadora da Gerência da Pessoa com Deficiência (PCD), Edna Silva.
No Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), a decoração também foi feita com muito carinho pela equipe, proporcionando mais alegria, não apenas para os servidores que atuam no serviço, mas, especialmente, para as pessoas em situação de rua que também têm a oportunidade de vivenciar esse período de festa e tradição que toma conta da cidade.
Para Mônica Loureiro, coordenadora da unidade, o importante é valorizar a cultura do Nordeste e vivenciar, junto com demais colaboradores e usuários, momentos de união e celebração. “Decorar nossa unidade é uma maneira de homenagear essa festa que é tão significativa para a nossa cidade e para o coração dos campinenses. Por isso, todos os anos fazemos questão de enfeitar a nossa unidade, com motivos juninos, que alegram a todos”, disse a coordenadora.
Outras Unidades da Semas, à exemplo dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Malvinas, Borborema, Aluízio Campos, Bodocongó, José Pinheiro e o Centro de Convivência do idoso (CMCI), no bairro dos Cuités, também estão enfeitados com motivos juninos. Inclusive, vinte casais de idosos participarão na próxima quinta-feira, 13 de junho, de mais uma edição do Maior Quadrilhão Junino do Mundo, com objetivo de bater mais um recorde do evento que acontece no Parque do Povo.
Semana Cultural
No período de 17 a 23 de junho, o Centro Pop vai realizar também a Semana Cultural, que eleva as tradições nordestinas entre os usuários com várias atividades, além de forró, comidas típicas e muita animação. Segundo Mônica Loureiro, a ação tem o objetivo de unir, ainda mais, as pessoas que utilizam o serviço. No total são 398 pessoas atendidas só no último mês de maio. Desse total, 336 frequentam o serviço diariamente.