Nos acompanhe

Paraíba

Serviço de Odontologia do Hospital Edson Ramalho recebe primeira turma de residentes

Publicado

em

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), pertencente à rede hospitalar do Governo do Estado e administrado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), recebeu na tarde desta terça-feira (11) a primeira turma de residentes que vai integrar o serviço de Odontologia da unidade. Ao todo, seis profissionais foram recepcionadas pela coordenação do setor e demais núcleos multiprofissionais da área assistencial para receberem as orientações, normas e rotinas da casa.

As cirurgiãs-dentistas, que foram aprovadas no processo seletivo da Escola de Saúde Pública (ESP/PB), da Secretaria de Estado da Saúde, dentro do Programa de Residência Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia (Reclio), vão atuar em dois turnos, manhã e tarde, reforçando o serviço assistencial no ambulatório, enfermarias e principalmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HSGER.

Além da Coordenação do Serviço de Odontologia do hospital, a integração contou com representantes do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Para a residente Júlia Oliveira, todas as orientações passadas pela equipe multiprofissional foram muito importantes para o desenvolvimento do trabalho da equipe que está chegando no Hospital Edson Ramalho. “A integração foi ótima. Foram passadas informações importantes sobre o dia a dia, a rotina no hospital. Então acho que vai agregar bastante à nossa experiência aqui. Minha expectativa é que seja uma experiência incrível, porque durante a graduação a gente não tem essa possibilidade de estar entrando no ambiente hospitalar, no ambiente de UTI, e ver de fato como é a inserção do cirurgião-dentista dentro desse cenário de prática. Então acredito que vai ser uma experiência muito rica e vamos agregar bastante conhecimento durante esse período que vamos passar aqui. Estou muito ansiosa e animada pra começar”, relatou.

De acordo com a coordenadora da Odontologia, Andreia Medeiros, a chegada das residentes é de fundamental importância para o serviço do hospital como um todo, uma vez que os pacientes vão receber um cuidado cada vez mais qualificado. “Essa integração do ensino e do serviço traz vários benefícios para os dois lados. Tanto a gente vai contribuir com a continuidade da qualificação e formação desses profissionais, que vão ter a oportunidade de entender e desenvolver habilidades técnicas de como cuidar de um paciente em alta complexidade, como também para o serviço. A gente vai ter uma ampliação do cuidado, porque são seis novos profissionais que vão integrar a equipe, vão ampliar esse cuidado”, pontuou.

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo