Nos acompanhe

Paraíba

Saúde realiza II Encontro Estadual de Triagem Neonatal com foco no teste do pezinho

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta terça-feira (11), o II Encontro Estadual de Triagem Neonatal. O evento teve como objetivo atualizar gestores e profissionais dos 223 municípios que realizam a coleta para o teste do pezinho, para fortalecer toda a política de organização estadual de triagem neonatal. A agenda aconteceu no auditório da Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), das 8h às 12h30.

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde, Izabel Sarmento, o teste do pezinho é um importante instrumento para a identificação e diagnóstico precoce de possíveis doenças que podem surgir durante toda a vida de uma criança. Ela destaca que o teste é um exame obrigatório e gratuito na Rede Pública de Saúde.

“Este é um exame que deve ser feito prioritariamente entre o 3º e 5º dia após o nascimento do bebê. Sendo identificada precocemente, essa criança passa a ser conduzida sem sequelas ou até mesmo sem o desenvolvimento de doenças. Por isso a importância de atualizarmos esses profissionais, para que façam a verificação e coleta de forma correta. Então a secretaria de Estado demonstra aqui mais uma vez o seu compromisso com a criança no seu primeiro ano de vida, trazendo todo um acompanhamento tanto na primeira infância como também ao longo de sua vida”, explicou.

Na Paraíba, o teste do pezinho é realizado nos Postos de Coleta das Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e Maternidades municipais e estaduais, as amostras são enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) que realiza as análises. Os laudos com os resultados retornam para os municípios que, após identificarem as alterações, encaminham os pacientes para a unidade referência no atendimento neonatal, o Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM), onde são feitos os testes confirmatórios e todo o acompanhamento dos usuários.

O diretor-geral do CPAM, Daniel Gonçalves, destacou como o serviço de triagem neonatal é realizado na unidade. “Nós oferecemos uma equipe multiprofissional com geneticistas, nutricionistas, que trabalham questões específicas na triagem. Assim que o paciente chega ao Arlinda, ele será atendido até a sua maioridade, ou, ao longo de sua vida adulta, como já ocorreu em alguns casos. Por isso, estamos investindo na ampliação dos nossos serviços, aperfeiçoando nossos testes confirmatórios, para melhor atender a população dos 223 municípios”, frisou.

Para garantir uma resposta precisa do Lacen-PB, é necessário que o processo de coleta de amostra seja feito no tempo oportuno, que as amostras sejam bem acondicionadas e enviadas ao laboratório em tempo hábil. O diretor-geral do laboratório, Bergson Vasconcelos, reforçou que no site da unidade é disponibilizado para os municípios um treinamento para operacionalizar o cadastro das amostras. “Os gestores têm acesso a essa capacitação e a gente espera que isso contribua para que as coletas sejam feitas corretamente, aumentando a acertabilidade das nossas análises”, pontuou.

O evento contou com a participação do Conselho de Secretarias Municipais da Paraíba (Cosems), do Banco de Leite Humano Anita Cabral, dos gestores municipais, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Durante a programação, foram realizadas palestras, trocas de experiências exitosas dos municípios, mesas redondas e debates.

O Serviço de Triagem Neonatal, que funciona no Complexo Pediátrico Arlinda Marques, disponibiliza os seguintes números para contato: (83) 3612-5035 e (83) 99969-7331 (Whatsapp).

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo