A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), está promovendo um evento intitulado ‘Noite do Cuscuz’ para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento foi iniciado na noite desta terça-feira, 04 de junho, e segue até o dia 13, contemplando 23 escolas da Rede Municipal de Ensino.
A ideia do projeto é valorizar a culinária regional abordando um dos pratos mais tradicionais na região Nordeste: o Cuscuz. Para isso, as escolas realizam uma série de atividades pedagógicas envolvendo os elementos relacionados ao cuscuz, desde a colheita do milho até as mais variadas receitas possíveis com o alimento.
No primeiro dia da edição 2024 do projeto, os estudantes da Escola Municipal Anésio Leão, no Monte Castelo, participaram de uma programação diversificada. As turmas fizeram uma encenação religiosa contando um pouco do cotidiano da região Nordeste. Entretanto, o ápice do evento foi o concurso da melhor receita, realizado entre as duas turmas. Para isso, foram feitos dois tipos de cuscuz para degustação dos participantes.
Para a coordenadora da EJA, Adria Viana, o evento, que acontece desde o ano passado, é uma forma atrativa de envolver os estudantes trazendo para a escola elementos que fazem parte da rotina dos alunos.
“As 23 escolas estão festejando o ator principal que é o Cuscuz para homenagear os 160 anos da nossa Rainha da Borborema, Campina Grande. Então todos os alunos passaram por esse momento de uma proposta pedagógica em que conhecem a cultura do milho, ou seja, quando ele sai da roça, todo o processo de industrialização até chegar na cuscuzeira e ser servido em nosso prato. A ação tem todo um aparato pedagógico, cultural, educacional que termina com muito cuscuz “, explicou.
Já a gestora da Escola Anésio Leão, Sandra Lima, explicou como foi a preparação para a abertura do evento.
“As professoras e os alunos se envolveram de uma forma bem integrada no projeto bem dinâmico. Tivemos receitas com um envolvimento tão grande que as turmas saíram da rotina e começaram a interagir mais. Os alunos da EJA gostam desse tipo de ação porque faz parte da rotina deles”, disse.
CRONOGRAMA
EMEF Anésio Leão 04/06
EMEF Joselita Brasileiro 05/06
EMEF CEAI Dr. João Pereira 05/06
EMEF Lions Prata 06/06
EMEF Félix Araújo 07/06
EMEF Henrique Guilhermino 07/06
EMEF Tiradentes 07/06
EMEF Rivanildo Sandro Arcoverde 10/06
EMEF Mariinha Borborema 10/06
EMEF Rômulo Gouveia 10/06
EMEF Escritora Lourdes Ramalho 10/06
EMEF José Guilhermino Barbosa 11/06
EMEF Manoel da Costa Cirne 11/06
EMEF Lafayete Cavalcante 11/06
EMEF Pe. Emídio Viana 11/06
EMEF Antônio Alves 11/06
EMEF Luis Juvino 11/06
EMEF José Antônio Rodrigues 11/06
EMEF Anis Timani 12/06
EMEF Dr. Chateaubriand 12/06
EMEF Santo Antônio dos Cuités II 12/06
EMEF Apolônia 12/06
EMEF Amaro da Costa Barros 13/06