O programa Opera Paraíba, iniciativa do Governo do Estado que facilita o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos, deu início às primeiras cirurgias de quadril do Hospital de Clínicas, em Campina Grande. O procedimento, considerado de alto custo, consiste na substituição da articulação natural doente por uma prótese, que reproduz os movimentos biológicos com a mesma eficiência.
O ortopedista Ricardo Amorim enfatiza o pioneirismo do serviço por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. “Isso é um marco histórico aqui na cidade de Campina Grande, a gente conseguir iniciar esse programa de cirurgias de quadril junto ao Opera Paraíba. A partir de agora, esperamos beneficiar o maior número de pacientes possível,” pontua.
O médico também explica que o procedimento proporciona ao paciente a supressão da dor e a volta da mobilidade. “A artrose é uma doença extremamente limitante, que compromete muito a qualidade de vida do paciente nesse tipo de patologia. E hoje a gente está começando essas cirurgias aqui, são as artroplastias, e vamos substituir essas articulações que estão doentes por uma prótese, uma articulação artificial. E o principal de tudo desse tipo de cirurgia é tirar a dor e devolver qualidade de vida ao paciente”, detalha.
Um dos pacientes contemplados foi o agricultor Francisco Ailton, de 54 anos, da cidade de Soledade. Ele conta que esperava a cirurgia há dois anos e já tinha deixado de trabalhar por conta das dores intensas que sentia. “Eu sinto dor 24 horas, e já tinha deixado de trabalhar, e pra andar, eu dependo de muletas. Agora apareceu o Opera Paraíba, aí me cadastrei e agora estou aqui. Se eu voltar a trabalhar, pra mim já é uma loteria”, conta entusiasmado.
O segundo paciente beneficiado foi o também agricultor José Walker, de 62 anos. “Se eu soltar minha bengala, eu não saio nem do canto. Meu maior sonho é voltar a andar”, falou emocionado.
De acordo com o diretor-geral do hospital, Thyago Morais, o procedimento amplia os tipos de cirurgias ortopédicas já realizadas na unidade, como joelho, ombro, mão e pé torto congênito. “A realização da primeira artroplastia de quadril aqui no Hospital de Clínicas é extremamente representativa. Estamos trazendo um procedimento cirúrgico de alta complexidade que a unidade ainda não tinha e, certamente, o ganho para a qualidade de vida dos pacientes será enorme”, comenta.
As cirurgias de quadril vão ser realizadas nas segundas e quartas-feiras, sendo quatro procedimentos por semana. Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à secretaria de saúde de seu município ou realize o cadastro no endereço operaparaiba.pb.gov.br.