Nos acompanhe

Paraíba

PV e PCdoB divulgam nota pró-reeleição de Cícero e se afastam do PT

Publicado

em

O PV e o PCdoB mandaram um recado direto para o PT pessoense: não estão nem aí para o projeto eleitoral da sigla. Eles divulgaram nesta terça-feira (04/06) nota conjunta de apoio à tentativa de reeleição do atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP). O movimento, conforme destaca o jornalista Suetoni Souto Maior, acontece em meio às articulações do Partido dos Trabalhadores visando o lançamento de candidatura própria. A sigla do presidente Lula encomendou pesquisa para decidir entre as pré-candidaturas dos deputados Luciano Cartaxo ou Cida Ramos.

O problema em relação aos projetos completamente distintos das três siglas é que as regras eleitorais não permitem a separação, uma vez que PT, PV e PCdoB formam uma federação e, por isso, devem funcionar como partido único no pleito atual. No documento – assinado por Rosiane Cruz (presidente municipal do PCdoB), Gregória Benário (presidente estadual do PCdoB), Maristela Viana (presidente municipal do PV) e Dênis Soares (presidente estadual do PV) – os dois partidos justificam o posicionamento como uma forma de barrar “o avanço da extrema direita na capital paraibana”.

Para os integrantes do PCdoB e do PV, “as eleições deste ano serão um divisor de águas para as eleições de 2026”. Na nota, os dirigentes enfatizam que a democracia brasileira corre perigo “diante de grupos que fazem uso de notícias falsas, do negacionismo da ciência e de ações que levam a mudanças climáticas”.

Apesar da movimentação de PV e PCdoB, os petistas insistem na legitimidade da candidatura própria. Caso não haja um entendimento na Paraíba, o que claramente não vai acontecer, a contenda será dirimida nacionalmente pela Federação Brasil da Esperança, presidida atualmente pela ministra Luciana Santos (Ciência e Tecnologia). O movimento dos dois partidos, por isso, terá peso nas discussões, mas a arena decisória não está na Paraíba.

Confira a nota da íntegra:

Nota

O avanço da extrema direita na capital da Paraíba se mostra preocupante para as forças progressistas de nossa cidade. As eleições deste ano serão um divisor de águas para as eleições de 2026. Significa dizer que a nossa democracia corre perigo diante de grupos que fazem uso de notícias falsas; do negacionismo da ciência, incentivando a não proteção da população por meio das vacinas; e promovendo ações que levam às mudanças climáticas e, consequentemente, tragédias que se assemelham às que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul.

Com o objetivo de deter esse avanço, as forças progressistas de João Pessoa têm unido forças para impedir que esse projeto seja barrado aqui. E, assim, os munícipes possam viver em um lugar onde a democracia seja respeitada, onde a intolerância religiosa, o machismo, a homofobia e o racismo não sejam considerados opinião, e sim crime. O que presenciamos em governos de extrema direita é o relaxamento e até mesmo o incentivo dessas práticas criminosas. Por isso, nos posicionamos contra e procuramos nos alinhar a governos que busquem uma sociedade mais justa e equânime.

O PCdoB e o PV de João Pessoa apoiam o governo de Cícero Lucena (Progressistas) desde o segundo turno das eleições de 2020. Um governo bem avaliado pela população e que traz avanços em áreas fundamentais, como é o caso da educação, que é base para o desenvolvimento de uma cidade.

Diante de recentes notícias sobre uma candidatura própria do PT, o PCdoB e o PV vêm, por meio desta nota, reafirmar o apoio à reeleição de Cícero Lucena, pelos motivos supracitados e por estar confiante de que essa aliança fortalece a democracia em nossa cidade.

João Pessoa, 4 de junho de 2024

Rosiane Cruz – presidente municipal do PcdoB

Gregória Benário – presidente estadual do PCdoB

Maristela Viana – presidente municipal do PV

Dênis Soares – presidente estadual do PV

Continue Lendo

Paraíba

“Esse momento é de arrochar os que estão”, diz Cícero sobre reforma administrativa para nova gestão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), ao comentar sobre possibilidade de uma reforma administrativa para a nova gestão que será iniciada em 2025, preferiu se referir apenas aos que ainda estão atuando nesta gestão.

Esse momento é de arrochar os que estão“, frisou o gestor.

Às vésperas do fim da gestão 2021-2024 à frente da administração municipal, vozes que circulam pelos bastidores da política em João Pessoa, já começam a sugerir  renovação e novos nomes para integrar o time do primeiro escalão da PMJP como, por exemplo, o do vereador Tarcísio Jardim (PP), para o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

Leia também: Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Outro nome que também já circula pelos bastidores é o de Alyne Moreira, esposa do presidente estadual do Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, que também é presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

MPPB, Caixa, Crea e Cagepa visitam obras de nova estação elevatória, em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Caixa Econômica Federal e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) visitaram as obras da nova Estação Elevatória de Esgotos (Usina II), na tarde desta quinta-feira (21), para conhecer de perto o andamento da construção e a relevância do projeto. O MPPB foi representado pela 43ª promotora de Justiça de João Pessoa em substituição, Cláudia Cabral. Tramita na Promotoria de Justiça o Inquérito Civil n. 002.2024.027412 que busca o redimensionamento da rede de esgoto da capital.

A obra contempla uma nova estação elevatória e um Emissário de Recalque, que elevarão os efluentes de esgotos coletados nos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Paraíba, onde será tratado.

A promotora de Justiça Cláudia Cabral disse estar surpreendida com os pontos positivos do projeto. “Estou realmente impressionada com a grandiosidade dessa obra, que é complexa mas está sendo tratada com muita responsabilidade e tecnologia. A população precisa saber dos benefícios que ela vai trazer para todos da cidade”, disse.

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinicius Neves, esteve à frente do encontro e, junto de sua equipe técnica, apresentou detalhes sobre a obra, que faz parte do Programa de Segurança Hídrica (PSH), e tem por objetivo melhorar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário da cidade de João Pessoa.

Os trabalhos devem ser concluídos até outubro de 2025 e será feito por etapas, interditando gradativamente trechos específicos. Atualmente, uma intervenção está ativa entre as Avenidas Tancredo Neves e a Governador Flávio Ribeiro Coutinho, em Manaíra. Essa etapa deve ser finalizada em até 15 dias.

Tecnologia e pioneirismo

Para minimizar os transtornos para a população e agilizar os serviços, e diante da complexidade dos trabalhos, a obra está sendo executada pelo Método Não Destrutivo (MND), na modalidade furo unidirecional, uma tecnologia que permite implantar, em cerca de 24 horas, uma nova tubulação com garantia de 80 anos e com mínimo impacto nas vias. O presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, destacou que a Paraíba é pioneira no Nordeste na execução do Método Não Destrutivo com tubulações de diâmetros de grande porte. “Apenas São Paulo já realizou obras desse porte em MND. Portanto, para dar conta, uma grande operação está sendo realizada desde o final de outubro com transporte, logística e engenharia de ponta”, disse.

Diferentemente das técnicas convencionais, que envolvem longas escavações, esse método utiliza equipamentos especiais, de alta precisão, feitas sempre na parte lateral das vias públicas. “Dessa forma menos invasiva, preserva os pavimentos e minimiza os transtornos no trânsito e à população, além de possibilitar maior rapidez na conclusão das obras”, explicou o presidente.

A tecnologia sustentável também está nos novos emissários, que contarão com um tipo de tubulação diferente da usada atualmente: será utilizado uma tubulação de 900 milímetros, fabricada em polietileno de alta densidade (PEAD). Os tubos em PEAD possibilitam uma maior vida útil da rede de esgotamento e possuem resistência à corrosão, infiltrações e outros tipos de desgastes.

O financiamento de R$ 102 milhões foi firmado pelo Governo da Paraíba junto ao Banco Mundial e, portanto, não impactará a receita tarifária da Cagepa.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo