Nos acompanhe

Paraíba

Apenas 1,4% da população brasileira doa sangue; lei de Tovar incentiva doação durante mês junino

Publicado

em

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS). Na Paraíba, ano passado, 87.191 doações de sangue foram realizadas. Como forma de incentivar mais pessoas, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) lembrou a Lei 10.636/17, de sua autoria, que incentiva a doação de sangue no estado, tornando o mês de junho destinado a campanha que estimula o processo de doar.“O ‪Junho Vermelho é uma Lei de nossa autoria criado para incentivar a doação de forma espontânea em todo o Estado. Vamos espalhar essa ideia e compartilhar com os amigos. Vamos promover uma grande corrente de solidariedade”, destacou o deputado.

A Lei diz que a campanha de incentivo à doação de sangue será realizada por meio de ações realizadas a cada mês de junho e ficarão a cargo dos órgãos públicos estaduais e municipais, fazendo parte do calendário anual. Com a lei, fica autorizada a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e as Secretarias Municipais a realizarem a cada ano a critério dos seus gestores, em cooperação com a iniciativa privada, com entidades civis e organizações profissionais e científicas, campanhas de incentivo e conscientização visando aumentar o número de doadores e os postos de coleta de sangue no Estado.

Queda – Este ano, o Hemocentro da Paraíba registrou uma diminuição de quase 50% nas doações logo nos primeiros meses do ano. A falta de doações faz com que o Hemocentro não consiga abastecer corretamente os hospitais que estão necessitados, espalhados por João Pessoa, Campina Grande e demais cidades paraibanas. “Por isso lembramos da Lei para que os estoques estejam cheios nesse período de São João”, disse Tovar.

Para ter sangue nos hospitais e facilitar a doação, o Hemocentro disponibilizou um número de telefone para o agendamento da doação. Pelo número (83) 3133-3473 (WhatsApp), os doadores podem agendar a doação para qualquer dia e horário de funcionamento da instituição.

Doação – Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação e levar documento oficial com foto. Os homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar três vezes, com intervalo necessário de três meses, no mínimo.

O candidato a doador de sangue precisa ter mais de 50 Kg e não deve estar em jejum no dia da doação, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 3h antes da coleta. O adolescente, a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto.

Hemocentros – O Brasil possui 2.097 serviços de hemoterapia (coleta, hemocentros, hemonúcleos, unidades de coleta e transfusão, agências transfusionais). Uma das estratégias da Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados é o fortalecimento das estruturas de serviços, como por exemplo, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).

Continue Lendo

Paraíba

Cabo Gilberto pede ajuda da população para indicar cidades a serem beneficiadas em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), após informar que destinou para o setor da Saúde de diversos Municípios do Estado da Paraíba um total de R$ 40 milhões em Emendas Parlamentares  pediu ajuda para definir quais problemas urgentes precisam ser resolvidos de acordo com a visão de quem vive a dificuldade que será apresentada.

O parlamentar garante que se empenhará em fazer o que estiver ao próprio alcance para melhorar a vida dos paraibanos.

As indicações dos problemas podem ser realizadas pelas áreas de comentários abertas nas redes sociais oficiais do deputado.

Continue Lendo

Paraíba

Ao vivo: João Azevêdo presta contas de ações e anuncia pacote de investimentos para 2025-2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), presta contas de ações realizadas no ano 2024 e anuncia pacote de investimentos para 2025-2026.

Clique aqui e confira o evento ao vivo.

 

Continue Lendo

Paraíba

Guarda Civil Metropolitana atua no ‘Forró Verão’ com drones, câmeras, efetivo a pé e motorizado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Guarda Civil Metropolitana, juntamente com as demais forças de segurança, está presente nos dias do Festival Forró Verão, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, no Busto de Tamandaré. Com um efetivo reforçado e estrutura estratégica, o monitoramento é realizado através de drones e câmeras, contando ainda com o efetivo a pé e motorizado, para proteger quem aproveita a festa e coibir quaisquer ações criminosas, garantindo a tranquilidade para pessoenses e turistas.

“Mais de 50 guardas atuaram na primeira noite do Forró Verão, com as equipes de Patrulhamento a Pé, Rondas Motorizadas, Policiamento Aéreo, através de drones, e o suporte da Base Móvel de Videomonitoramento (ônibus), conectada diretamente à Central de Operações. Todo nosso trabalho é o integrado às demais forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Semob-JP, Corpo de Bombeiros e Samu-JP). A Guarda também conta com o trabalho do Serviço de Inteligência para ações preventivas e rápidas respostas em qualquer ocorrência” explicou o secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Dudu Soares.

O cuidado com a segurança foi elogiado por quem prestigiou a abertura do Festival Forró Verão. Ana Souza, turista de Recife, compartilhou a experiência que teve. “Estar em uma festa tão bem organizada e sentir essa segurança é maravilhoso. A presença da Guarda e de toda a equipe de segurança nos deixa tranquilos para curtir cada momento sem preocupação” disse a turista.

O secretário Dudu Soares destacou que com o trabalho da Guarda Civil Metropolitana, a Prefeitura reafirma o empenho em fazer de João Pessoa um lugar mais seguro, valorizando o bem-estar de todos e consagrando o sucesso e alegria da 2ª edição do Festival Forró Verão. “A Guarda Civil está trabalhando junto com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança para trazer segurança ao pessoense e aos turistas em nossa Capital”, reforçou.

Confira imagens:

Continue Lendo